O que é mapeamento de competência e como fazer?

O RH estratégico é baseado na gestão de pessoas, que procura identificar as principais habilidades dos profissionais e desenvolver seus pontos mais fracos. O mapeamento de competência é […]

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O RH estratégico é baseado na gestão de pessoas, que procura identificar as principais habilidades dos profissionais e desenvolver seus pontos mais fracos. O mapeamento de competência é uma das ferramentas que pode ser usada nesse trabalho, trazendo resultados ainda mais positivos para a empresa e o melhor aproveitamento do capital humano à disposição.

Mas o que é esse mapeamento e como realizá-lo? Vamos explicar melhor o assunto neste artigo. Acompanhe!

O que é o mapeamento de competência?

O mapeamento de competências é uma maneira de identificar as habilidades técnicas e comportamentais para o exercício de determinada função. Isso significa que a empresa pode fazer um mapeamento de cada cargo, entendendo o que precisa dos funcionários que vão exercê-lo.

A compreensão dessas habilidades permite um trabalho mais focado dentro do desenvolvimento e seleção de pessoas, ajudando no alcance de metas.

Como funciona o mapeamento de competência?

Esse trabalho se baseia no entendimento de tudo o que é necessário para exercer determinada função com excelência, com um olhar neutro sobre a rotina da empresa a fim de entender suas necessidades.

Vale lembrar que cada organização tem suas demandas específicas e o mapeamento de competências de um lugar não serve necessariamente para outros.

Dentro dessas demandas, detalhes como o fit cultural e a inteligência emocional são importantes, por isso há a necessidade de um mapeamento individual em cada organização.

Esse trabalho leva em consideração alguns aspectos principais: habilidades, conhecimentos e atitudes.

  • conhecimento: é o know-how, o saber necessário para desempenhar a função;
  • habilidade: é a capacidade de colocar a função em prática, de exercer o trabalho. É resultado da soma entre o conhecimento e a prática acumulados;
  • comportamento: é a inteligência emocional no local do trabalho, a maneira como funcionário leva seus relacionamentos com os colegas e lida com conflitos.

Uma boa definição de cargo leva em conta essas três características. Anos atrás, o conhecimento era o fator de maior importância em um trabalho, mas as mudanças no ambiente corporativo destacaram a prática e o comportamento como essenciais para um bom desempenho e retenção profissional.

Aliás, o comportamento é um dos fatores que mais tem ganhado importância dentro do RH, já que existe, hoje, a compreensão do quanto uma boa atitude e resiliência emocional são essenciais para desenvolver um bom trabalho.

Outras questões como a preocupação com a qualidade do trabalho desenvolvido, eficiência na solução de problemas etc., também são informações importantes para um bom mapeamento.

Como o mapeamento afeta a gestão de pessoas?

Esse trabalho permite que a gestão seja feita de maneira mais inteligente e com foco em objetivos. Ao saber exatamente o que é necessário para exercer determinada função, é possível criar uma persona que sirva de modelo tanto para o desenvolvimento do colaborador quanto para o recrutamento e a seleção de um novo profissional.

Assim, o desenvolvimento de habilidades é mais preciso e customizado, otimizando tempo e contribuindo para que o avanço de carreira e o aumento da produtividade sejam mais rápidos. A contratação de pessoas também é mais direcionada, já que há um perfil exato de todas as habilidades que o novo funcionário deve ter.

Mesmo que não exista alguém que corresponda exatamente ao esperado, saber quais são as habilidades necessárias e contratar alguém mais próximo desse perfil otimiza muito o trabalho do RH, que pode promover treinamentos posteriores para desenvolver as competências que ainda faltam.

Assim, os processos de recrutamento são mais direcionados, poupando custos à empresa e ajudando a promover a retenção e o engajamento dos colaboradores.

Como fazer um bom mapeamento?

Para realizar um mapeamento preciso, é necessário seguir três passos:

Observar o funcionário

A primeira etapa para um mapeamento bem-feito é observar o funcionário. Isso deve ser feito de forma natural, porque, ao perceber que está sendo analisado, esse colaborador pode mudar seu comportamento ou maneira de trabalhar, o que interfere na qualidade da avaliação.

Como é um recurso subjetivo (seus resultados podem variar de acordo com o julgamento, mesmo que inconsciente, do avaliador), é necessário usar outros parâmetros.

Aplicar questionários

A segunda etapa, que pode ser encarada como um complemento da observação, é perguntar aos funcionários que competências eles consideram necessárias para a realização das tarefas. Essas perguntas podem seguir dois modelos:

  • qualitativo: com questões abertas, em que os colaboradores têm liberdade para responder da maneira que julgarem melhor o que é preciso para a execução do trabalho;
  • quantitativo: com campos padronizados, em que o funcionário apenas assinala as alternativas que julgar necessárias. Apesar de ser mais fácil para mensurar os resultados, esse modelo acaba limitando as opções e afetando a qualidade do questionário.

Consolidar resultados

Após a realização dessas duas etapas, é o momento de analisar os dados e fazer a definição de competências por cargo. Pode ser feita uma lista que indica a importância de cada habilidade de acordo com a função.

Quando contratar uma empresa de RH para fazer o mapeamento de competências?

Muitas vezes, a visão do gestor dentro da empresa pode estar “contaminada”, pois ele já está acostumado com o ritmo de trabalho e vê os funcionários de uma maneira particular, o que pode afetar os resultados do mapeamento. Por isso, é interessante contratar uma empresa de RH terceirizada para fazer esse trabalho. Ela vai trazer uma nova visão, trabalhar com um quadro mais claro de toda a empresa e do que é necessário para exercer as funções.

Esses profissionais também têm uma vasta experiência nesse trabalho e podem indicar competências importantes que são desconhecidas da corporação, mas que impactam muito na produtividade. Essas mudanças podem fazer toda a diferença nos resultados futuros da organização.

A realização do mapeamento de competência vai ajudar a entender melhor quais são as lacunas da equipe e a desenvolver projetos de melhoria e treinamentos para solucionar esses problemas. Trata-se de uma ferramenta importante para a gestão eficiente de pessoas.

Se você considera fazer esse mapeamento, conte com a nossa colaboração e expertise. Vamos orientar no que for necessário para que você alcance a excelência na administração do capital humano da empresa. Entre em contato conosco!