Qual é a relação entre cultura empresarial e contratação de talentos?

As organizações, geralmente, adotam uma postura passiva diante da necessidade de criar e manter uma cultura empresarial. A maioria delas julga que isso é algo incontrolável e […]

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deBernt deBernt

As organizações, geralmente, adotam uma postura passiva diante da necessidade de criar e manter uma cultura empresarial. A maioria delas julga que isso é algo incontrolável e que, por isso, o melhor a fazer é deixar que tudo flua naturalmente. O fato é que essa atitude é prejudicial para os negócios e vamos explicar por quê.

A cultura empresarial sempre foi importante para as organizações, entretanto, na atualidade, ela é um dos diferenciais que destacam uma empresa em relação às concorrentes. É o que também atrai os talentos do mercado de trabalho que, consequentemente, conquistam os clientes certos.

Continue a leitura e saiba qual é a relação entre cultura empresarial e contratação de talentos.

Como uma cultura empresarial sólida pode atrair e reter talentos?

Crie uma cultura empresarial clara

A cultura empresarial é responsável por agrupar e representar os comportamentos, crenças, políticas internas e externas, hábitos e valores éticos e morais de um negócio. Quando é estabelecida com sucesso, pode motivar os profissionais a focar nas estratégias da empresa e, ao mesmo tempo, fazer com que eles cresçam com o empreendimento.

Em contrapartida, a falta de uma cultura empresarial clara é capaz de prejudicar a produtividade dos funcionários e os resultados da companhia. Por isso, é importante desenvolver diretrizes para que os colaboradores enxerguem o negócio e saibam como agir dentro dele. Para tal, é necessário investir em gestão de pessoas e em uma cultura corporativa.

Toda empresa precisa ter uma cultura que a identifique individualmente, pois isso reflete a própria imagem dentro e fora do ambiente de trabalho.

Divulgue-a para os candidatos antes do processo seletivo

A partir do momento em que entendemos a importância da cultura empresarial para as organizações, devemos pensá-la como forma de atrair talentos. Por isso, os processos de recrutamento e seleção fazem parte do planejamento estratégico do universo corporativo, pois reconhecem que o capital humano é um grande diferencial competitivo no mercado.

Uma das formas mais eficazes de divulgação da cultura organizacional antes dos processos seletivos se dá por meio do employer branding. Essa é uma estratégia cujo objetivo é construir e manter a imagem positiva da empresa para os colaboradores, moldando a maneira como eles enxergam a organização.

O employer branding planeja, cria e pratica ações que elevam o nível de satisfação dos funcionários, tornando-os defensores da marca.

Forme equipes de alta performance e retenha talentos

Quando se cria e mantém a cultura empresarial, torna-se mais fácil alcançar dois grandes resultados: a formação de equipes de alta performance e a retenção de talentos.

O primeiro ocorre a partir do momento em que a empresa estabelece sua visão de mundo e, com isso, consegue despertar a atenção dos profissionais que têm objetivos comuns.

Já o segundo acontece por meio da constante motivação interna para que os colaboradores cresçam e deem sempre o melhor de si. Ao valorizar seus profissionais, a organização cria um ambiente saudável para o desenvolvimento deles e consegue blindá-los dos assédios das concorrentes.

Esse ganho duplo ajuda a aumentar a produtividade da companhia e a reduzir custos com contratações e demissões frequentes.

Destaque os valores necessários

Quais são os valores imprescindíveis que cada candidato deve ter para trabalhar na sua companhia? Pense neles e destaque-os durante o processo de recrutamento, seleção e contratação de talentos. A organização não deve ter medo de se posicionar diante do mercado e mostrar qual é o tipo de profissional que deseja ter em seu quadro.

Esses valores precisam ser colocados em todas as etapas dos processos que envolvem a atração e a contratação de novos trabalhadores para garantir que eles tenham o perfil desejado. Capriche nas descrições das vagas de emprego e mantenha-se sempre em sintonia com o marketing para que a imagem da empresa seja uma só.

Todas as ações da companhia devem convergir para o seu objetivo, mantendo a unidade em torno dos valores e missões estabelecidos.

Equilibre afinidades e competências

Como passamos a maior parte do dia no trabalho, é interessante que as pessoas tenham certa afinidade entre elas para que convivam de forma mais harmônica e pacífica. Por isso, durante os processos de recrutamento e seleção de talentos, é importante buscar profissionais que tenham perfil social adequado à realidade da empresa.

É muito discrepante quando colocamos uma pessoa tímida em um lugar em que todos são expansivos e conversam bastante entre si. Ela pode ficar retraída e, por mais inteligente que seja, pode vir a ter seu desempenho profissional prejudicado por não se sentir parte daquele ambiente. Perceba a necessidade de um equilíbrio.

Sendo assim, equilibre as afinidades e competências para que isso facilite o relacionamento entre os profissionais no ambiente de trabalho.

Alinhe cultura e perfil profissional para diminuir conflitos

O alinhamento entre a cultura empresarial e o perfil dos profissionais contratados colabora com a diminuição dos conflitos entre as pessoas. Por mais que cada trabalhador tenha sua personalidade, perfis parecidos deixam o ambiente mais uniforme e menos propenso a desavenças e desentendimentos.

O modelo de gestão da empresa precisa entrar na mesma sintonia que os valores praticados, pois ele é o responsável por lidar com os conflitos e as frustrações dos funcionários, que são causados pela falta de alinhamento entre cultura e perfil profissional. Por isso, é preciso incentivar o aprendizado, as políticas de inclusão, o reconhecimento e outras ações.

Conquiste os melhores resultados com uma equipe em sintonia

Observe como a relação entre cultura empresarial e contratação de talentos promove a sintonia dos membros de um time. Isso é fundamental para que sejam alcançados os resultados desejados por qualquer companhia. Se não há valorização do capital humano e os esforços para que as pessoas estejam em sintonia, dificilmente a equipe estará alinhada com as estratégias da organização.

Por isso, a cultura empresarial precisa ser estabelecida e valorizada interna e externamente — principalmente no recrutamento, seleção e contratação de talentos. Vem daí um dos pilares que torna o RH um dos setores estratégicos para qualquer companhia. Afinal, ele lida com a força que faz a empresa crescer: as pessoas.

As informações apresentadas neste artigo nos levam à reflexão. É necessário melhorar o processo de recrutamento de talentos para que os resultados da companhia sejam otimizados, não é verdade? Por isso, sugerimos a leitura de outro artigo sobre como fazer um bom recrutamento!