Como o onboarding garante a retenção de colaboradores?

Encontrar o candidato ideal e depois integrar esse profissional à cultura organizacional pode ser um grande desafio para o RH. Felizmente, a área de gestão de […]

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Encontrar o candidato ideal e depois integrar esse profissional à cultura organizacional pode ser um grande desafio para o RH.

Felizmente, a área de gestão de pessoas está sempre em desenvolvimento! Já existe uma forma de agilizar o processo de adaptação de um novo colaborador: é o chamado onboarding.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre essa prática e por que ela é tão importante para as empresas. Também mostraremos como elaborar o processo e algumas vantagens de implementá-lo. Confira!

O que é onboarding?

A tradução literal de onboarding é embarcar. O termo em inglês é utilizado para se referir ao processo inicial de ambientação de um novo colaborador, e também é conhecido como processo de integração.

Onboarding traz a ideia de “subir no mesmo barco” que os colegas da organização e faz alusão a mergulhar na cultura da empresa. Trata-se, portanto, de um conjunto de procedimentos que visam adaptar e capacitar os profissionais recém-chegados. Ou seja, são estratégias utilizadas para que um novo talento atinja mais rapidamente o seu potencial na empresa.

Guiar um novo colaborador para conhecer a organização é a melhor opção para garantir já de início uma perspectiva positiva que contribuirá para sua permanência no trabalho.

Agora que você conhece o conceito, vamos entender como estruturar um processo de onboarding em sua empresa.

Como planejar o processo de onboarding?

O onboarding não deve ficar restrito à integração que acontece no primeiro dia de um colaborador.

Como é um processo que envolve algumas etapas, ele pode durar até três meses, de modo que o profissional consiga captar ao máximo a missão, os valores e sua nova função. Geralmente, o onboarding envolve as seguintes fases:

Etapa inicial

O processo de onboarding deve começar antes mesmo da contratação. É importante que o candidato já conheça a empresa antes da entrevista.

Por isso, deixe tudo bem claro no anúncio da vaga e coloque informações sobre a história e a cultura organizacional no site corporativo.

A proposta dessa prática é que os interessados pesquisem e já cheguem com algumas informações, de forma que seja possível atrair e filtrar os candidatos mais engajados com os objetivos e a cultura de sua empresa.

A chegada

Depois da contratação, mas antes do primeiro dia de trabalho, prepare a chegada do novo colaborador. Para evitar uma chuva de informações desnecessárias, envie por e-mail os documentos que podem ser adiantados.

Avise a equipe sobre a chegada do novo integrante e, perto do dia marcado, você pode ainda enviar uma mensagem ao novato acertando os detalhes e demonstrando que o time está aguardando sua chegada.

A recepção

Deixe o local de trabalho organizado, com informações gerais e ramais para ajudar na ambientação do colaborador. Ao encontrar toda essa preparação, a pessoa sentirá que houve uma preocupação com sua chegada e consegue perceber o valor que os funcionários têm.

O mentor

Além de ser um guia no primeiro dia do colaborador, o mentor é responsável por esclarecer dúvidas e orientar a profissional durante o seu período de experiência, ajudando-o a conhecer e a se aprimorar na área de atuação.

A socialização

Faça um passeio pela empresa e apresente o novo trabalhador aos atuais. Fale um pouco sobre os valores e o funcionamento da companhia — uma dinâmica pode facilitar essa etapa de integração da equipe.

A participação dos líderes é importante para demonstrar dedicação e preocupação com o sucesso de todos.

Os treinamentos

Os treinamentos iniciais são realizados para melhorar a adaptação. Tanto os treinamentos gerais quanto os mais específicos de cada área são responsáveis por alinhar o ingresso à cultura da empresa e preparar o profissional a fim de que ele tenha uma trajetória de sucesso.

Quais são as principais vantagens do onboarding?

Retenção de talentos

Quando um colaborador vivencia a sensação de pertencimento que o onboarding proporciona, seu vínculo com a companhia é fortalecido.

De acordo com a Onboardia, empresa americana de soluções de onboarding, 75% dos funcionários satisfeitos com sua experiência de onboarding, permanecem leais à organização.

Assim, investir nessa etapa inicial é importante para criar uma boa primeira impressão a respeito do ambiente de trabalho, engajar o profissional e manter os talentos na organização.

Contenção de custos

O onboarding impacta vários processos dentro da empresa. Como mencionado, ele contribui para a retenção de talentos, o que também influencia na redução do índice de turnover. Com a diminuição da rotatividade, os custos de demissão, contratação e treinamentos de novos colaboradores são contidos.

Atração de talentos

Já falamos sobre o poder da employer branding aqui no blog. O onboarding contribui na construção e na manutenção da imagem da empresa, pois os colaboradores que passam pela integração e a avaliam de maneira positiva vão divulgar a experiência a outras pessoas. A boa impressão é fundamental no processo de atração de futuros talentos.

Integração da equipe

Uma das atividades do onboarding é apresentar o recém-contratado aos colegas de trabalho. Fazer essa mediação é muito importante — o contato com os demais colaboradores facilita a ambientação de quem chega e ajuda a aproximar a equipe.

Otimização dos processos

Porém, mais do que aproximar as pessoas, os planos de onboarding devem fazer com que os funcionários se familiarizem com a cultura e os objetivos da empresa.

Com uma experiência de contratação diferenciada, os talentos chegam, são acolhidos, conhecem mais sobre o negócio e logo estão preparados para se desenvolver e atingir suas metas.

Com o onboarding a adaptação é mais rápida, de forma que os processos internos são otimizados. Isso acontece, pois quando o profissional conhece a rotina, sabe o que deve fazer e a quem recorrer, a tendência é que ele desempenhe melhor seu trabalho e não precise aprender por tentativa e erro.

Como vimos, o onboarding pode ser utilizado com a intenção de aumentar a retenção de talentos, mas existem também outras vantagens de se utilizar essa prática. Portanto, não perca tempo e estruture um processo de integração em sua empresa para atingir melhores resultados!

Gostou dessa prática de retenção de talentos? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem mais sobre o onboarding!