Quanto custa uma contratação errada?

É evidente que uma contratação errada para um cargo pode gerar uma série de problemas para uma empresa, mas, quando a vaga em questão é de […]

Categorias: Artigos Talento
deBernt deBernt

É evidente que uma contratação errada para um cargo pode gerar uma série de problemas para uma empresa, mas, quando a vaga em questão é de um profissional de nível executivo, os danos podem ser ainda maiores. Tanto o lado financeiro como o emocional da organização ficam abalados.

Para piorar, algumas vezes, as empresas não querem deixar uma vaga executiva em aberto por muito tempo e acabam fazendo seleções mais rápidas e menos criteriosas.

Neste artigo, vamos falar sobre os danos que uma contratação equivocada pode causar e quais as alternativas para evitar prejuízos. Confira:

Quais são as consequências de uma contratação errada?

Uma contratação errada gera mais do que custos financeiros diretos com questões como a rescisão de contrato, admissão de um novo colaborador, exames, treinamentos, entre outros. Existem também alguns custos indiretos, e é sobre essas consequências que vamos discutir a seguir:

Atraso em prazos

Essa é uma das primeiras consequências percebidas na organização. Quando é verificado que uma contratação errada foi feita e que o desligamento é a única solução, prazos podem ser comprometidos.

A defasagem de um membro da equipe pode afetar seriamente o prazo de entregas de sua empresa, tanto pela falta de um profissional para realizar determinado trabalho quanto pela motivação do grupo, que sempre fica um pouco abalada.

Ainda, quando uma nova contratação é realizada, o profissional pode levar um tempo até se adaptar à rotina do trabalho, pois não vai desempenhar suas funções no mesmo ritmo que os demais. Assim, uma contratação errada pode atrasar os prazos por um longo período.

Não fechamento de novos negócios

Uma contratação errada pode prejudicar de diversas maneiras o fechamento de novos negócios. A influência mais direta é pelo atraso dos prazos, como mencionamos, e não cumprir com o esperado pode acabar com contratos e até mesmo lesar a imagem da empresa no mercado.

A reputação dos negócios também é prejudicada quanto o índice de turnover é muito elevado. A employer branding é afetada, complicando a atração de novos talentos e tirando um diferencial que a empresa poderia ter entre os concorrentes.

Diminuição de produtividade da equipe

Contratações equivocadas elevam o índice de rotatividade da empresa e influenciam uma queda na produtividade. Um grupo que é reestruturado com frequência dificilmente terá a performance almejada.

Ter sempre um funcionário novo em fase de adaptação torna os processos mais lentos ou até mesmo suscetíveis a erros. Além disso, é comum que um colaborador fique sobrecarregado para dar conta de tudo. Isso gera impactos negativos em toda a equipe e trava o desenvolvimento da empresa.

A organização que não faz uma contratação adequada sofre também com a desmotivação dos colaboradores, principalmente quando envolve demissões de cargos de gestores. Aqueles que trabalhavam com o profissional ficam mais impactados com a saída.

Como evitar esses prejuízos?

Agora que você conhece as consequências, vamos falar sobre as soluções. Para evitar todos os problemas que mencionamos, fique atento a algumas medidas que devem ser tomadas:

Planeje o processo seletivo

Todo processo seletivo deve começar com um bom planejamento. Na hora de estruturar os processos, a descrição dos cargos deve ser consultada para saber quais habilidades são desejadas. O gestor imediato do cargo deve ser ouvido e outras fontes de informações também podem ser utilizadas.

Para não cair no erro de contratar pelo currículo e demitir pelo comportamento, considere que tão importante quanto avaliar a formação e experiência anterior do candidato é investigar se as atitudes e os comportamentos do pretendente são os ideais para o cargo e compatíveis com a cultura da empresa.

A habilidade e o estilo de liderança para altos cargos, por exemplo, podem ser investigados por meio de testes comportamentais e psicológicos. Outra boa ferramenta para processos seletivos é o Assessment, que permite avaliar as competências, potenciais e características de personalidade e comportamento dos candidatos.

Invista nessas ferramentas e planeje as etapas do processo seletivo tendo em vista o que, de fato, é preciso avaliar.

Comunique a vaga em detalhes

O anúncio de uma vaga deve ser feito com todos os detalhes que possam interessar os candidatos. Faça uma descrição mencionando os pré-requisitos e características desejadas. Aproveite também para contar um pouco sobre a história e cultura da empresa. Afinal, talentos alinhados à cultura organizacional são algo fundamental para atingir seu público-alvo.

Utilize os canais de divulgação em que seu público está, pois a intenção é tornar o processo mais eficaz. Pode ser que você receba menos aplicações, mas serão candidatos mais adequados e interessados no cargo.

Invista em uma empresa para auxiliar no processo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, cerca de 80% do turnover, ou seja, das pessoas que deixam determinado cargo, está relacionado a erros no próprio processo de contratação.

A solução mais eficaz para acabar com contratações erradas é investir em uma empresa para auxiliar no processo seletivo. Por meio de recursos personalizados para as necessidades de sua companhia, como o Assessment, contratações mais eficazes são realizadas considerando os valores e habilidades buscados nos colaboradores.

Outra solução diferenciada que uma empresa especializada oferece é voltada para cargos de alto nível. Como encontrar profissionais altamente qualificados pode não ser uma tarefa tão fácil, e os processos precisam ser cada vez mais estratégicos. O Executive Search faz a seleção inteligente e customizada de executivos, mas, em alguns casos, para trazer um talento para sua equipe, também pode ser necessário utilizar o Hunting.

Existem muitas ferramentas eficazes que auxiliam nos processos de contratação. Contar com a expertise de uma empresa na hora de buscar novos colaboradores faz toda a diferença para o seu negócio.

Como vimos, uma contratação errada traz prejuízos diretos, como o financeiro, e indiretos, como diminuição da produtividade e atraso nos prazos. Quanto mais embasada for a contratação, mais eficaz ela será. Evite perdas em sua empresa e procure uma empresa especializada para ajudar com os processos seletivos e levar sua organização a outro nível de contratações.

Você gostou deste artigo sobre contratação errada? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter! Assim, você recebe as nossas atualizações diretamente no seu e-mail!