Capital humano: o que é e qual sua importância para empresas?

Empresas são formadas por diversos tipos de capital: financeiro, material e humano. As pessoas fazem parte da composição de qualquer organização empresarial e, por esse motivo, […]

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Empresas são formadas por diversos tipos de capital: financeiro, material e humano. As pessoas fazem parte da composição de qualquer organização empresarial e, por esse motivo, representam o capital humano — um dos seus diferenciais competitivos mais importantes.

Apesar da importância que ele representa, há muitas empresas que ainda encontram dificuldades na execução de uma gestão adequada de pessoas. Como resultado, elas enfrentam baixos níveis de produtividade e uma rotatividade preocupante, pois parte desses profissionais está sempre em busca de outro emprego.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o capital humano e sua importância para as empresas.

O surgimento e o conceito de capital humano

O conceito por trás do capital humano surgiu entre os séculos XVIII e XIX, a partir das análises de teóricos da economia, como Adam Smith e Arthur Lewis. Eles levantavam a necessidade de as empresas não se aterem somente aos fatores técnicos, mas também aos humanos, na hora de estabelecer as próprias regras de funcionamento.

Nesse início, o capital humano era associado basicamente à força de trabalho de uma empresa. Contudo, tratava-se de um conceito ainda incompleto, pois comparava as pessoas a uma massa homogênea — algo que não se reflete na realidade, pois cada um tem as próprias características e comportamentos.

Mais tarde, na década de 1950, o economista Theodore W. Shultz, que vencera o prêmio Nobel de Economia de 1979, formulou melhor esse conceito. Shultz definiu o capital humano como o conjunto que engloba a capacidade de produzir valor a partir dos conhecimentos, habilidades e competências das pessoas.

Outro economista, o brasileiro Paulo Sandroni, vai além: ele associa o capital humano de uma organização ao conjunto de investimentos destinados à formação profissional e educacional das pessoas — ou seja, o modo como a empresa prepara esses profissionais para que entreguem o resultado esperado.

O capital humano é o verdadeiro pote de ouro

A corporação que deseja maximizar seus resultados e se destacar no mercado precisa, em vez de focar esforços em aspectos que estão além dos próprios muros (como a melhora da economia, a baixa do Dólar ou qualquer outro fator que soe atrativo para o seu crescimento), olhar melhor para si.

É como buscar um pote de ouro no fim do arco-íris: ao depender apenas de fatores externos, sua empresa jamais alcançará o patamar desejado no segmento no qual atua. Por esse motivo, é necessário buscar esse pote cheio de peças valiosas em outro lugar — especificamente ao seu redor.

O capital humano de uma empresa se revela como o verdadeiro pote de ouro. São as pessoas que geram capital por meio daquele conjunto apresentado por Shultz: conhecimentos, habilidades e competências. Contudo, é a capacidade de inovar a que pode gerar um valor ainda mais alto para sua companhia.

Por mais que a sua empresa seja muito automatizada, com máquinas e equipamentos que fazem a vez de colaboradores, ela continua sendo feita por pessoas. Aliás, são elas que gerenciam essa tecnologia e vão além, relacionando-se com o mercado e a comunidade para posicionar seu negócio.

Isso nos leva a refletir sobre a importância do capital humano — independentemente de fatores como o cargo que as pessoas ocupam na sua corporação. Enxergá-lo como diferencial fez com que os departamentos de Recursos Humanos fossem reestruturados, para que o foco passasse a ser na satisfação dos colaboradores.

Uma vez que devemos valorizar o capital humano, é necessário compreender o processo que existe por trás disso. Para que deem o melhor de si, as pessoas precisam estar motivadas. Contudo, a motivação é uma porta que é aberta somente pelo lado de dentro de cada um.

Cabe às empresas fazerem ações que inspirem seus colaboradores, permitindo que a porta da motivação seja (e permaneça) aberta. Por isso, os departamentos de Recursos Humanos vêm melhorando, com o objetivo de qualificar as pessoas, seus mecanismos de gestão de pessoal.

O RH como parte da estratégia organizacional

Já que as pessoas são as responsáveis pelo diferencial competitivo de uma empresa, é necessário saber como fazer a correta gestão delas. Por conta disso, o departamento de Recursos Humanos precisa adotar uma postura mais estratégica e adequada às necessidades da organização.

O papel do RH é garantir o sucesso do negócio, algo que pode ser facilmente obtido por meio da atração, contratação e retenção dos melhores talentos. Sendo assim, é necessário que a gestão de pessoas passe por um processo de otimização no qual cria-se um elo entre os colaboradores e as metas da corporação.

A criação desse elo promove o surgimento e consequente aumento do engajamento dos colaboradores. Contudo, o RH, tanto quanto outra área, precisa estar integrado às metas organizacionais, entender o modelo de negócio e adequar sua cultura às necessidades dele.

A gestão eficaz do capital humano

Como um processo tão laborioso pode ser feito da maneira mais eficiente possível? Entenda nos próximos tópicos.

Conheça as competências exigidas e o perfil dos colaboradores

A gestão por competências, que identifica e gere perfis profissionais que proporcionam um maior retorno a um negócio, ganhou elevada importância. As competências organizacionais precisam ser definidas desde o planejamento estratégico, para que ajudem na gestão do capital humano em todo o processo.

Capacite a equipe com a ajuda de meios inovadores

Crie uma cultura baseada na aprendizagem e colaboração entre os profissionais da sua empresa. Mostre como a gestão do conhecimento é capaz de impulsionar os resultados. Invista em meios digitais e inovadores para levar o conhecimento até sua equipe.

Faça uma boa gestão de desempenho

Use sistemas para acompanhar as avaliações de desempenho dos colaboradores. Organize o histórico para criar metas e, além disso, passar o feedback correto que direciona as pessoas para um caminho de maior produtividade. É preciso trabalhar com foco em informação para tirar proveito dela.

Obtenha o apoio de uma empresa especializada

A gestão do capital humano é um verdadeiro desafio para as empresas, mas que pode ser vencido com muito esforço e a escolha de um parceiro especializado no assunto. Consultorias em RH são muito úteis nesse sentido e têm o conhecimento e a técnica necessários para ajudar sua empresa.

Agora que você sabe o que é capital humano e sua importância para o futuro da empresa, chegou o momento de considerar a melhoria dessa gestão e a adoção de práticas que valorizem os principais responsáveis pelo seu diferencial competitivo no mercado: as pessoas.

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