Como identificar o fit cultural de candidatos em um processo seletivo?

Provavelmente, você já ouviu falar de um candidato que tinha um currículo impecável, mas não ficou um mês na corporação, não é mesmo? Já ouviu falar […]

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Provavelmente, você já ouviu falar de um candidato que tinha um currículo impecável, mas não ficou um mês na corporação, não é mesmo? Já ouviu falar também sobre aquele profissional que não consegue se integrar à equipe, mesmo gerando resultados incríveis, correto?

É possível que você tenha se perguntado o que houve de errado no processo seletivo, até mesmo considerando que o candidato mentiu no momento da entrevista e, por isso, ocorreram esses conflitos. Todavia, o que muitas corporações esquecem no momento de contratar um profissional é de avaliar se o perfil individual desse indivíduo se encaixa no perfil organizacional.

Essa análise tem o nome de fit cultural. O fit cultural é o responsável por definir o alinhamento das características do candidato às características da empresa e, por meio disso, torna-se possível saber se ao escolhê-lo ele conseguirá se integrar de forma efetiva à equipe. Mais do que pensar nas habilidades acadêmicas e nas experiências do novo colaborador, é importante notar se as aspirações dele são as mesmas aspirações da entidade.

Pensando na relevância desse tema, vamos explicar mais detalhadamente neste post o que é fit cultural, por que ele é tão importante e como avaliá-lo na prática. Ficou curioso? Então, siga a leitura e confira.

O que é fit cultural?

Fit cultural é o nome dado ao processo de avaliar se o candidato a uma vaga tem, além de todas as especializações necessárias, um perfil comportamental e ético que se encaixe na cultura da organização.

Existem muitas empresas que contratam o profissional por seu histórico acadêmico e suas experiências anteriores, e isso é fundamental, contudo se esquecem de verificar se o indivíduo é compatível com as normas de conduta da entidade.

Quando os valores, objetivos e ideais do profissional não vão ao encontro aos da corporação, rapidamente surgem conflitos de interesse e até mesmo a desistência de uma ou ambas as partes. Ou seja, a rotatividade aumenta, o clima organizacional fica afetado e os setores ficam carentes de pessoal para atuar na produção das tarefas.

Por isso, existe o fit cultural, que tem como definição o alinhamento dos perfis individuais ao perfil da empresa. Dessa forma, é possível prevenir contratações equivocadas e traçar as características corretas que devem ser levadas em conta no momento da escolha de um candidato para um posto no negócio.

Qual a importância do fit cultural em um processo seletivo?

O fit cultural tem importância enorme no processo seletivo. Entre os inúmeros benefícios, o principal deles é a retenção de talentos. Isso acontece porque, quando se traça o perfil ideal a ser contratado, torna-se mais fácil direcionar os testes, avaliações e questionários, a fim de selecionar somente os que de fato combinam com o que é esperado pela empresa ou os que estão mais próximos do perfil e apresentam flexibilidade para receber orientações e se encaixar sem grandes complicações.

Dessa forma, a rotatividade da organização também diminui, porque os candidatos selecionados terão maior facilidade de se encaixar na equipe e atuar com eficácia sem conflitos de interesse ou incompatibilidade de perfis.

Isso faz com que os profissionais se sintam mais seguros, motivados e engajados com o trabalho. Com isso, a produtividade aumenta e a corporação consegue desenvolver equipes de alta performance que estarão alinhadas com os objetivos organizacionais e vão atuar de modo a fazer com que haja melhoria contínua.

Outro ponto positivo do fit cultural é que diminui as possibilidades de contratações equivocadas. Isso seria um problema porque, além de aumentar os custos com a elaboração de um novo processo seletivo, faria com que o candidato escolhido erroneamente perdesse outras oportunidades e se sentisse desmotivado.

É importante lembrar que o candidato que não se encaixa no perfil da corporação não é um profissional ruim nem alguém a ser descartado. Por isso é imprescindível ter responsabilidade na contratação para que ninguém seja prejudicado por uma decisão incorreta.

Como avaliar o fit cultural em um processo seletivo?

Uma estratégia valiosa para utilizar o fit cultural na corporação é realizar processos seletivos internos. Afinal, os candidatos já inseridos no quadro de funcionários estarão cientes da cultura organizacional e terão uma noção básica dos demais setores. Isso facilita na assertividade da escolha do indivíduo.

Durante o processo seletivo, tanto interno quanto externo, é imprescindível elaborar uma entrevista que aborde os pontos-chave para verificar se o profissional se encaixa no perfil corporativo. Para isso, antes deve ser feita uma análise da própria empresa, sendo preciso conhecer as demandas da organização de forma detalhada, definir missão, visão e valores, e elaborar perguntas que englobem essas características.

No questionário deve-se identificar as perspectivas de futuro dos entrevistados, os valores que os atraem, fazer com que eles citem situações com as quais se sentiram conectados com as empresas em que trabalharam anteriormente, verificar o que eles esperam de uma organização e avaliar o que podem oferecer de positivo para o setor em questão e a entidade de modo geral.

É relevante tomar o cuidado de não comunicar os valores da corporação na descrição da vaga. Os valores devem ser comunicados durante o processo seletivo, após uma avaliação prévia do candidato. Isso deve ser feito para não induzir respostas tendenciosas dos candidatos. Dessa forma, os profissionais se mostrarão autênticos e ficará mais fácil avaliar se têm ou não a compatibilidade necessária para fazer parte do quadro de colaboradores da entidade.

Como vimos, o fit cultural é extremamente benéfico para contratar profissionais de qualidade e que se encaixam no perfil corporativo. Tomando esse cuidado no processo de recrutamento, a empresa mostra respeito e valorização dos indivíduos que têm algum tipo de contato com ela.

Não é porque um candidato não foi selecionado que as portas estarão fechadas. Ele pode se tornar um grande companheiro de negócios futuramente ou uma pessoa que vai indicar um excelente colaborador a uma vaga futura. Por isso, preocupar-se em adequar os processos e deixar tudo bem claro cria muitas relações ganha-ganha e faz com que a organização se torne mais competitiva no mercado.

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