A criação de um bom job description aumenta muito as possibilidades de encontrar o profissional C-level ideal para a vaga. Sabemos da dificuldade em encontrar executivos […]
A criação de um bom job description aumenta muito as possibilidades de encontrar o profissional C-level ideal para a vaga. Sabemos da dificuldade em encontrar executivos preparados que atendam ao fit cultural da empresa, além de carregar as habilidades técnicas necessárias.
Além disso, problemas com contratações erradas podem afetar a marca empregadora e a produtividade. Para evitar entraves e ajudar nos próximos processos seletivos, preparamos este post explicando o que você precisa fazer para redigir a descrição perfeita. Acompanhe!
Como criar o job description ideal?
A atração de um profissional competente está intimamente ligada a uma boa descrição da vaga. Encontrar um bom executivo é um trabalho árduo para os recrutadores, por se tratar de um nicho bem limitado e com habilidades difíceis de encontrar. Provavelmente, você não vai localizar pessoas no nível C-level em sites e agências de emprego comuns.
A dificuldade aumenta ao pensar que o processo seletivo deve acompanhar os conceitos de um RH estratégico. Isso significa que aspectos comportamentais devem ser considerados para que não haja um pedido de demissão em curto prazo.
Além disso, pessoas que ocupam cargos de alta hierarquia têm uma série de outras exigências a atender, já que representam a empresa entre sócios e, até mesmo, para a imprensa. A primeira providência a ser tomada para uma busca bem-sucedida é caprichar na descrição do trabalho. Para isso, você pode seguir as seguintes etapas:
Defina o job title
Criar um título atrativo é o primeiro passo para o job description ideal. Pense em seu público-alvo e escolha as melhores palavras para que o título seja claro, objetivo e interessante.
A melhor maneira é indicar a vaga, porém, não use nomenclaturas genéricas ou termos internos. Algumas siglas, como CEO, CIO, CCO, entre outros, são bem usadas e devem ser casadas com a especialidade do cargo. Deixe claro o nível da vaga que será ocupada e use palavras-chave para que seu anúncio seja facilmente encontrado quando o profissional fizer uma busca.
Inclua as informações básicas sobre a vaga
Esclareça qual tipo de contratação que será exercida: se é CLT ou prestação de serviços e por quanto tempo, quando se tratar de uma vaga temporária. Indique também a faixa salarial e demais benefícios, como ajuda na alimentação e participação nos lucros, por exemplo.
Não se esqueça de colocar o nível de formação desejado, os idiomas que o candidato deve dominar e o escopo de experiência. Outros dados importantes são a localização da empresa e a carga horária.
Identifique as funções e resultados esperados
O segundo passo é montar uma lista das funções que serão exercidas por esse profissional, se possível, com base nos resultados. O ideal é que essa lista não seja muito extensa ou confusa, e, sim, bastante objetiva.
Apresente as tarefas que serão executadas com transparência, identificando as responsabilidades internas para que o funcionário não fique frustrado se for contratado. Assim, você também consegue fazer um filtro para que apenas pessoas com as expertises necessárias se candidatem para a vaga, evitando a contratação de alguém que não sabe desenvolver o trabalho.
Mapeie as habilidades desejadas
Para encontrar o profissional ideal, é importante identificar quais habilidades você precisa que essa pessoa tenha. As hard skills são as competências técnicas para o desempenho da função, que podem variar de acordo com o ramo da empresa. As soft skills são as competências comportamentais. Para executivos C-level, alguns aspectos, como capacidade de liderança e foco em resultados, são algumas das soft skills mais procuradas.
Busque, nos profissionais anteriores que apresentaram melhor desempenho e nas tarefas desenvolvidas, quais características são indispensáveis e inclua essas informações no job description.
Apresente os benefícios do cargo
Lembre-se de que a busca por um novo funcionário é um caminho de duas vias: assim como você quer contratar o melhor profissional possível, é importante fazer com que a vaga que você oferece também seja atraente, sendo uma ótima oportunidade para quem busca uma nova colocação no mercado.
Apresente os benefícios que a sua empresa disponibiliza, destacando os diferenciais em relação às outras organizações, como creche no local, academia, massagens, horário flexível, entre outros.
Leve em consideração as vantagens financeiras e também as chances de desenvolvimento de carreira. Indicar a valorização do profissional já no job description é uma excelente estratégia para atrair o profissional C-level ideal.
Fale sobre a cultura organizacional
O perfil da corporação também deve ser apresentado. Fale das características da organização, indicando se há uma abordagem mais conservadora ou moderna, por exemplo.
Apresente a missão, os valores e o principal propósito da empresa, destacando determinados aspectos, como o ambiente de trabalho e o que é valorizado internamente. Não se esqueça de adequar a linguagem do job description. Mantenha a coerência entre a identidade da organização e a descrição da vaga.
Dê informações adicionais
Não se esqueça de incluir como o candidato deve se candidatar à vaga, a provável data de início do trabalho, informar e-mail para dúvidas e envio de currículos, entre outros dados.
Dica bônus: informações sobre salários
A monetização do talento é um ponto delicado na hora de buscar o candidato ideal. Podem surgir algumas dúvidas sobre a necessidade de indicação do salário no anúncio da vaga. Quando se trata de um recrutamento ativo, a proposta é feita diretamente para o candidato e está sujeita a negociações.
Porém, ao anunciar publicamente uma vaga, se a empresa não quer mostrar exatamente o valor que será pago, deve, pelo menos, indicar a faixa salarial. Assim, o candidato pode avaliar se está dentro das suas expectativas e necessidades e se vale a pena se candidatar para o processo seletivo.
Uma das coisas mais frustrantes e que prejudica seriamente a imagem corporativa é fazer o profissional se deslocar até a empresa, realizar entrevistas e dinâmicas, para, então, informar uma remuneração abaixo do esperado.
Como não é possível corresponder às expectativas de todos, evite esse erro tornando o processo mais transparente ao indicar a faixa salarial já no anúncio, assim como outras remunerações.
Ao fazer um job description, seja coerente ao analisar os benefícios e habilidades exigidos pela vaga e capriche ao apresentá-los. Destaque os diferenciais da empresa e torne essa oportunidade algo realmente vantajoso. Dessa maneira, você vai conseguir atrair os candidatos mais adequados. Lembre-se de que um job description bem-feito também é uma apresentação da sua empresa.
E você, usa alguma estratégia para contratar os melhores profissionais C-level? Deixe seu comentário no post!