O que é preciso analisar ao contratar um gerente financeiro?

As empresas que negligenciam suas atividades na área financeira geralmente não contam com um profissional bem qualificado liderando a gestão desse departamento, o que pode trazer […]

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deBernt deBernt

As empresas que negligenciam suas atividades na área financeira geralmente não contam com um profissional bem qualificado liderando a gestão desse departamento, o que pode trazer diversos problemas para essas organizações.

Diante da complexidade do mercado, o profissional que assume o posto de gerente financeiro precisa integrar a corporação com as necessidades e condições do ambiente externo. É de responsabilidade dele também otimizar recursos, analisar resultados e tornar a empresa apta para o crescimento.

Continue a leitura e descubra o que é preciso analisar ao contratar um gerente financeiro.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções, usando-as em seu favor. Envolve, também, compreender os sentimentos alheios, o que chamamos empatia.

O gerente financeiro que é emocionalmente inteligente sabe pensar, sentir e agir, sem deixar que as emoções determinem seus atos. Assim, esse profissional torna-se mais resiliente e preparado para enfrentar os desafios do dia a dia.

Observe que a inteligência emocional direciona o gerente financeiro para um caminho de aprendizado constante, em que se aprende a lidar com as emoções — percebendo como elas potencializam ou limitam suas capacidades, habilidades e competências. Como a vida e a rotina profissional são cheias de desafios diários e pressões constantes, é preciso ter equilíbrio emocional.

Um gerente financeiro com inteligência emocional tem uma melhor autoestima, transmitindo isso para aqueles com quem trabalha. E, principalmente, esse tipo de profissional cria poucos conflitos no ambiente de trabalho.

Trabalho em equipe

Há quem veja o setor financeiro de qualquer empresa como um só. Entretanto, a verdade é que ele é composto por diversas ramificações — afinal, qualquer gasto da corporação deve ser documentado e, mais tarde, contabilizado. Esse trabalho exige que o gerente financeiro saiba trabalhar em equipe, já que vai lidar com colaboradores de diferentes setores.

Assumir esse cargo, portanto, implica conviver com pessoas de opiniões e vivências diferentes. Faz-se necessário entender essas diferenças e aceitá-las, além de usá-las a favor da empresa.

O trabalho em equipe pode integrar as diversas habilidades dos profissionais e fazer com que o grupo seja mais eficiente em suas atividades — principalmente quando são comparadas com ações isoladas. Aproveitar o melhor de cada um é uma forma de maximizar os resultados e, ao mesmo tempo, uma maneira de aumentar a satisfação de todos.

Saber ouvir, comunicar-se bem, ter comprometimento, ser autoconfiante e conhecer o funcionamento da empresa são características de quem trabalha bem em grupo.

Capacidade de inovação

É cada vez maior a velocidade em que as mudanças estão acontecendo. O consumidor, por exemplo, está mais exigente em relação aos produtos e serviços que deseja adquirir e isso requer, das empresas, alta capacidade de adaptação em relação às necessidades do seu público.

Essa velocidade leva as empresas a buscarem profissionais capazes de inovar, capazes de pensar diferente e aptos a apresentar ideias que otimizem processos, produtos e serviços, o que exige do profissional segurança e senso crítico.

O gerente financeiro inovador também busca novos aprendizados o tempo todo, faz cursos e procura, constantemente, inovar. Por ser um profissional antenado, possui um vasto conhecimento sobre o mercado e sabe quais são as práticas que permitem as ações mais efetivas.

A capacidade de inovação do gerente financeiro também envolve a capacidade de ouvir e aprender com os outros , fortalecendo o networking e conferindo a ele uma postura pró-ativa.

Disciplina

O profissional indisciplinado não costuma ser visto com bons olhos. Se estiver sempre atrasado para todas as atividades, por exemplo, certamente prejudicará o funcionamento de toda a cadeia produtiva da empresa. Por isso, é essencial que o gerente financeiro tenha um alto grau de compromisso com o próprio trabalho e com os resultados esperados.

A disciplina permite desenvolvimento profissional, bem como o sucesso na carreira. A desorganização, por outro lado, traz a ideia de falta de respeito às normas da empresa.

Somente com disciplina é possível desenvolver um trabalho de maior qualidade e também aproveitar melhor o tempo disponível.

Planejamento de resultados

O planejamento estratégico de qualquer empresa revela os seus objetivos. Da mesma maneira, se não há planejamento, não há a busca por um destino certo. Por isso, podemos compará-lo a uma viagem: sem saber o destino, é impossível organizar-se em relação aos detalhes que viabilizarão o caminho da saída até a chegada ao ponto final.

O gerente financeiro tem um papel importantíssimo em relação ao planejamento de resultados, pois ele lida com um dos principais capitais da empresa – as finanças. Esse planejamento impacta todas as decisões, permanecendo acima de qualquer interesse e mostrando quais devem ser os rumos da organização.

Planejar os resultados envolve refletir, discutir, avaliar e direcionar os rumos do negócio. Envolve também a análise dos pontos fortes e fracos da empresa, a concorrência, as oportunidades de negócio, os erros já cometidos e as lições aprendidas com eles — para que seja desdobrado em planos de ação e projetos práticos.

Cabe ao gerente financeiro ter tudo documentado, definir os atores envolvidos, reunir informações importantes e definir metas e métricas para acompanhar o planejamento.

Comprometimento

Sem comprometimento, a organização não consegue desenvolver-se do modo necessário para que conquiste o espaço desejado no mercado e satisfaça seu público. Como os colaboradores garantem a implementação das estratégias que levam aos resultados, eles precisam ter comprometimento — especialmente o gerente financeiro.

Definido como o ato de realizar o que se propôs a fazer, o comprometimento diminui a quantidade de erros operacionais, aumentando a qualidade do trabalho. Por isso, deve ser prioridade em toda empresa que busca altos níveis de qualidade.

O profissional que tem comprometimento se esforça continuamente para honrar seus compromissos, além de manter a coerência entre suas palavras, atitudes e comportamentos. Isso envolve executar as atividades com excelência para que a meta seja alcançada com sucesso.

Considere as características citadas para fazer uma boa contratação de um gerente financeiro, afinal, esse é um passo necessário para sejam alcançados os resultados positivos desejados por sua organização.

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