Como passar feedback de processo seletivo para executivos?

A contratação de um executivo envolve muitas etapas: recrutamento, entrevistas, apresentação e análise de cases de sucesso e, por fim, a escolha do profissional mais adequado. Depois que a decisão […]

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contratação de um executivo envolve muitas etapas: recrutamento, entrevistas, apresentação e análise de cases de sucesso e, por fim, a escolha do profissional mais adequado. Depois que a decisão é tomada, é preciso informar aos entrevistados se eles conseguiram ou não o cargo. Por isso, é fundamental conhecer as técnicas certas para passar feedback de processo seletivo.

O contato com o participante contratado é sempre mais agradável, já que se trata de uma boa notícia tanto para ele, quanto para a empresa. No entanto, dar a resposta negativa aos demais candidatos não é tão simples, pois é um momento desconfortável para o recrutador e pode ser frustrante para o profissional reprovado.

Apesar disso, algumas atitudes podem tornar a conversa positiva para todos os envolvidos. Para deixar você por dentro dessas práticas, listamos, neste artigo, dicas valiosas para você aplicar nos seus processos seletivos. Quer saber mais? Confira a seguir!

Como dar feedbacks adequados para candidatos reprovados?

O segredo de um bom feedback está na empatia, já que se você se colocar no lugar no candidato, será fácil entender como agir. Para isso, é preciso ter uma conversa franca, educada e produtiva com o executivo reprovado.

Não demore para entrar em contato

Um processo seletivo é motivo de muita ansiedade e expectativa para os candidatos. Por isso, em respeito aos profissionais que demonstraram interesse em trabalhar na empresa, os feedbacks devem ser dados assim que a decisão for tomada.

Defina já no momento da entrevista um prazo para dar a resposta, seja ela positiva ou negativa. Caso não seja possível cumprir o combinado, entre em contato com os candidatos e informe uma nova data para a resolução final. Isso evita que eles se sintam menosprezados ou ignorados, o que conta muitos pontos para a imagem da organização.

Seja pessoal

Respostas genéricas podem ter uma interpretação negativa, sobretudo com executivos experientes. Nenhum profissional gosta de ser avaliado de forma impessoal, por meio de templates ou discursos prontos.

Por isso, sempre ofereça considerações personalizadas aos candidatos reprovados, fazendo elogios construtivos e citando motivos específicos para a escolha.

Fale de forma clara e objetiva

Dar um tom pessoal à conversa não significa prolongá-la além do necessário. Lembre-se: você está dando uma notícia ruim, portanto é crucial ser sucinto. Tome cuidado apenas para não parecer apressado ou grosseiro. Basta passar a mensagem de forma educada e sem florear demais nas críticas e elogios.

Seja positivo

Jamais use palavras de cunho negativo, como “irresponsável” ou “descompromissado”. Esse tipo de comunicação não condiz com o objetivo da conversa, que é orientar o profissional para que ele esteja mais preparado da próxima vez.

Ele perdeu pontos porque se atrasou? Em vez de dizer “você não é pontual”, prefira “na próxima oportunidade, procure chegar alguns minutos antes do horário marcado”. O recado é o mesmo, mas o tom é muito mais agradável.

Não minta ou use clichês

Muitos recrutadores tentam explicar a não contratação de alguém com justificativas que não condizem com a realidade, por desconforto ou receio da reação da pessoa. Com isso, clichês como “a vaga foi congelada” ou “seu currículo será adicionado ao nosso banco de talentos” se tornam comuns nos feedbacks.

Jamais cometa esse erro. Primeiramente, porque você perde uma ótima oportunidade de oferecer orientações valiosas para o candidato evoluir. Em segundo lugar, você está lidando com um executivo com bons anos de carreira e muitos processos seletivos no currículo. Certamente ele perceberá a fragilidade do seu discurso, o que prejudica muito a imagem da empresa.

Nunca faça comparações

Ninguém gosta de ser colocado como inferior a outra pessoa, principalmente em ambiente profissional. Logo, fazer comparações entre os concorrentes pela vaga pode gerar descontentamento, irritação e danos irreversíveis à reputação da empresa.

Apontar as razões pelas quais a pessoa não passou no processo é válido, mas isso deve ser feito de forma individualizada, sem citar as competências ou a trajetória do candidato contratado.

Qual é a importância do feedback de processo seletivo?

Tanto o feedback positivo quanto o negativo podem trazer grandes benefícios para a empresa. No caso dos candidatos aprovados, uma boa mensagem é essencial para engajar o novo colaborador logo nos seus primeiros minutos de casa. Acertar nessa parte é mais fácil, pois a notícia é agradável.

Já o feedback negativo é de grande utilidade para melhorar a employer brand da empresa, ou seja, a maneira como ela é vista como empregadora. A falta de retorno é um dos motivos de maior frustração entre candidatos de processos seletivos e pode gerar reflexos negativos para a imagem da empresa.

Com o crescimento de sites como LinkedIn e Love Mondays, o mercado todo fica sabendo quando uma empresa não trata seus candidatos de forma respeitosa. Ter má reputação mina o interesse de executivos em fazer parte da organização, o que dificulta o trabalho do RH na atração de talentos.

Em casos de cargos de gestão, isso é especialmente ruim, pois são posições que demandam alta qualificação e, nem sempre, é possível encontrar postulantes adequados com facilidade.

Por outro lado, quando os feedbacks são feitos de maneira correta, no tom certo e com comentários construtivos, os efeitos são extremamente positivos. Além de melhorar a imagem da organização, um retorno personalizado ajuda o profissional a se preparar melhor para novas oportunidades.

Dessa forma, ele evolui profissionalmente e se sente encorajado a se candidatar para outras posições na mesma empresa, que tenham um escopo de trabalho mais alinhado ao seu perfil.

Lembre-se também de que o mercado é dinâmico e o mesmo executivo que você dispensou neste momento pode vir a trabalhar ao seu lado no futuro. Portanto, preze pela cordialidade e respeito aos profissionais, sempre!

Agora que você já sabe como passar feedback de processo seletivo, que tal colocar o que aprendeu em prática? Use as dicas do post para dar retornos construtivos aos executivos que entrevistar. Assim, você melhora a reputação da sua empresa e constrói uma rede de relacionamentos benéfica para ambos.

Gostou do artigo? Que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Para isso, confira nosso outro post e descubra as vantagens do treinamento para executivos. Até a próxima!