O User Experience (UX), no português traduzido como “experiência do usuário”, são técnicas que têm seu foco em promover o bem-estar dos usuários de determinados produtos […]
O User Experience (UX), no português traduzido como “experiência do usuário”, são técnicas que têm seu foco em promover o bem-estar dos usuários de determinados produtos ou serviços. Ou seja, o profissional de UX tem o objetivo de garantir que os indivíduos que tenham contato com a companhia se sintam valorizados e satisfeitos.
Essa técnica é muito interessante para o setor de recursos humanos, que é um setor direcionado a garantir a boa imagem da empresa com seu público interno e externo, além de promover ações estratégicas para atrair bons profissionais e garantir a qualidade de pessoal da organização.
Por isso, muitas vezes, as técnicas de UX são utilizadas nos processos seletivos, principalmente na seleção de executivos. Afinal, é uma metodologia que gera inúmeros benefícios para a avaliação de candidatos e ajuda no direcionamento do processo para que a escolha do profissional seja feita de forma inteligente e estratégica.
Pensando na relevância desse tema, separamos as técnicas de UX mais interessantes para fazer a seleção de executivos e para organizar os processos de recrutamento e seleção como um todo. Essa metodologia atua na valorização do profissional e preocupação com a melhor experiência do candidato, mesmo que ele não seja selecionado para a vaga no momento.
E então, ficou curioso para saber mais sobre este assunto? Então, siga a leitura do post e confira!
Coloque-se no lugar dos candidatos
O primeiro passo para realizar uma seleção de executivos eficaz com as técnicas de UX é se colocar no lugar dos candidatos. Essa postura é relevante, porque torna o processo seletivo mais humanizado, considerando o estado psicológico do aspirante à vaga que pode demonstrar nervosismo ou ansiedade, por exemplo.
Além disso, colocar-se no lugar do candidato facilita a análise sobre ele e faz com que as etapas do processo avaliativo sejam direcionadas ao perfil ideal, tanto no aspecto emocional quanto no alinhamento aos valores da corporação.
Crie um processo estruturado
Considerar a experiência do usuário é atuar para que ele se sinta direcionado e à vontade durante todas as etapas do processo seletivo. Considerando que o foco é fazer a seleção de executivos, que é um cargo de grande responsabilidade e que lida com profissionais muito qualificados, torna-se ainda mais importante criar um processo estruturado.
Ou seja, um processo que seja exposto de forma clara e objetiva, que ofereça ao participante a oportunidade de expor possíveis dúvidas e de ser prontamente respondido. Além disso, deve haver disciplina com o cumprimento de horários e cronogramas que forem definidos e passados aos candidatos.
Com isso, a empresa mostra seriedade e respeito com todos e faz com que as portas permaneçam abertas, mesmo que o profissional não seja selecionado. Afinal, esse indivíduo terá uma opinião sobre a corporação e pode vir a ser um parceiro de negócios no futuro. Logo, cuidar para que sua experiência seja positiva é indispensável.
Promova dinâmicas criativas
É muito comum que, antes de irem ao processo seletivo, os candidatos pesquisem sobre os métodos mais comuns que são utilizados, conheçam dinâmicas geralmente propostas e se preparem para as principais questões que vão surgir.
Isso não é positivo para o processo, afinal, o profissional não se mostrará totalmente genuíno, mas sim direcionado a atuar de modo que considera “ideal” para conseguir a vaga e ser considerado uma boa escolha. Ou seja, ele se sabota e sabota o processo como um todo.
Por isso, é muito importante que o planejamento decida promover dinâmicas criativas e pouco utilizadas, que surpreenderão os candidatos e farão com que eles ajam de modo mais espontâneo possível.
Envolva outras pessoas no processo
O setor de Recursos Humanos e os demais envolvidos com a vaga estão preparados para definir com êxito todas as etapas do processo. Porém, é interessante buscar a opinião de quem atua diariamente com o trabalho. Isso se explica pelo fato de que essas pessoas poderão dizer o que os parceiros de equipe precisam ter prioritariamente para se adequarem à atuação.
Com isso, o processo não fica reduzido às teorias e busca as experiências práticas para que a decisão seja a mais correta possível e para que o novo profissional esteja apto a se adaptar rapidamente ao trabalho.
Além disso, os colaboradores já atuantes na companhia se sentirão mais motivados e valorizados e se mostrarão abertos a receber os novos integrantes da equipe, posto que foram eles quem ajudaram na tomada de decisão e se sentirão responsáveis pela eficácia da escolha.
Ofereça e esteja aberto a feedbacks
Os feedbacks no processo seletivo são muito importantes. Por isso, sempre no final de cada etapa é ideal pedir ao candidato que responda questões referentes à qualidade do processo seletivo: se eles ficaram satisfeitos, se identificaram pontos a serem melhorados, se a pessoa que aplicou o processo foi cordial e sanou as dúvidas, dentre outras questões relevantes.
Solicitar o feedback é uma técnica de UX positiva, pois novamente demonstra respeito e interesse pelo bem-estar do indivíduo, independentemente se ele será ou não selecionado para a vaga proposta. Além disso, fornecer feedbacks é outro ponto indispensável.
A maior parte das companhias dá o feedback somente para quem foi selecionado, e os demais candidatos ficam ansiosos aguardando um retorno sobre o esforço que exerceram. Para que essa situação não ocorra, é relevante dar o feedback em ambos os casos, e apontar os pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados de todos, com muito respeito e cuidado.
Com isso, o profissional se sentirá valorizado e se tornará simpático à corporação, pois ela se preocupou em contribuir para seu crescimento espontaneamente e sem retorno aparente.
Como vimos, fazer a seleção de executivos utilizando as técnicas de UX é um processo que requer respeito, comprometimento, disciplina e compromisso com o bem-estar dos candidatos. Garantir as melhores experiências dos profissionais, promovendo um processo humanizado, criativo e objetivo, faz com que a corporação ganhe mais credibilidade no mercado e conquiste a simpatia dos indivíduos que tiverem contato com ela.
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