Como fazer um bom recrutamento e seleção? 10 segredos para ajudar você

Um dos maiores desafios da atualidade para o setor de Recursos Humanos (RH) é realizar processos seletivos eficientes. Temos ciência de que um processo de recrutamento […]

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deBernt deBernt

Um dos maiores desafios da atualidade para o setor de Recursos Humanos (RH) é realizar processos seletivos eficientes. Temos ciência de que um processo de recrutamento e seleção é bem-sucedido quando resulta na contratação de um profissional que tem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes desejadas e que se identifica com a cultura da empresa.

Isso contribui para um alto desempenho da equipe, diminui o índice de turnover, gera melhora nos resultados do negócio e consolida o RH como uma área estratégica.

Devido à sua importância, preparamos este artigo completo sobre como fazer recrutamento e seleção a partir de tendências modernas. Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar você a ficar na frente e realizar um processo seletivo de alto valor agregado.

1. Decisões orientadas por dados

John Sullivan, professor da Universidade Estadual de São Francisco, disse que 2017 foi “o ano do algoritmo”. A tendência atual consiste em programas de análise de dados que auxiliam o RH a tomar as melhores decisões estratégicas e possibilita que os recrutadores localizem de forma rápida e fácil os melhores candidatos para determinado cargo.

As análises de dados funcionam a partir de algoritmos que coletam, organizam e avaliam informações com o objetivo de compreender o comportamento dos profissionais. Por meio de decisões orientadas por dados, as empresas podem realizar um mapeamento para prever melhor quais candidatos são mais propensos a ser uma boa contratação e quais não são.

Um dos exemplos de redes capazes de apresentar o perfil do candidato é o LinkedIn, uma rede social direcionada a gerar contato entre empresas e profissionais. As corporações podem trocar informações, bem como os talentos também podem se comunicar.

Logo, é uma ferramenta com potencial de aumentar o networking da organização e do colaborador e, consequentemente, de gerar interação entre perfis e vagas compatíveis. Dessa forma, o recrutamento é iniciado virtualmente, sem custos e com otimização do tempo.

Além de essas análises serem muito úteis para a contratação, também contribuem para o processo de retenção de talentos. Os dados permitem identificar, entre outras informações, o que os trabalhadores mais valorizam e o que mais os motiva, de forma a aumentar o engajamento dessas pessoas. Quando os gestores conhecem tais aspectos, é possível atuar de forma a manter os talentos na organização.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida para desempenhar funções de maneira igual ou melhor que os seres humanos. Assim, a IA contribui já nas primeiras etapas do processo de recrutamento e seleção, realizando a avaliação dos perfis dos candidatos e a escolha de quais profissionais devem chegar a uma etapa crucial.

Uma das maiores vantagens da Inteligência Artificial é que o sistema atualiza automaticamente os registros dos candidatos, dados e números concretos, garantindo a efetividade do processo.

3. Chatbots

Bots é a abreviação da palavra inglesa robots, que significa “robôs”. A forma mais clara de definir o termo chatbots é dizer que são softwares de respostas automáticas.

Os chatbots têm sido utilizados para automatizar o atendimento dos candidatos em grandes processos seletivos. Os bots automatizam a tarefa de responder dúvidas sobre o processo e a vaga, por exemplo. As respostas fornecidas, além de serem objetivas e personalizadas para cada candidato, contam também com as características de uma pessoa gentil e educada.

Com chatbots, os aspirantes à vaga têm suas demandas satisfeitas e os profissionais do RH otimizam seu tempo, podendo exercer atividades mais estratégicas.

4. Business games

Aproximando o RH e a área de Tecnologia da Informação (TI), essa inovação utiliza jogos em processos seletivos. Os games simulam o ambiente empresarial e os candidatos devem resolver situações diversas.

O tipo de jogo pode variar de acordo com as especificidades da vaga. Em cargos de liderança, por exemplo, o jogo pode exigir que os profissionais se comportem como empresários na resolução dos casos e demonstrem visão holística.

5. Job description em vídeo

Fazer a job description — também conhecida como descrição de cargos — em vídeo é uma excelente alternativa para atrair talentos. A inovação está na maneira como ela é feita e organizada.

Os profissionais se interessam muito mais por informações que vão além das descrições técnicas. Mostrar informações mais completas e expor isso em um vídeo contribui para a atração dos candidatos.

6. Employer branding

Uma das principais mudanças que a era da tecnologia e da internet nos trouxe é a troca de poder, que antes era majoritariamente do entrevistador, para o entrevistado, ou seja, da organização para o candidato.

Atualmente, um profissional já vai para a entrevista preparado, munido de informações a respeito da organização. Ele já pesquisou sobre a cultura da empresa, sabe como é trabalhar nela, já viu o que os funcionários e ex-colaboradores estão falando acerca dela, entre muitas outras informações.

As pessoas já sabem quais empresas combinam ou não com o seu perfil — podemos dizer que o candidato escolhe a organização antes mesmo de ir para a entrevista. Com essa mudança de poder, as companhias precisam pensar em como serão mais atraentes aos profissionais.

Assim, surge a necessidade de que o RH se una com o Marketing para juntos trabalharem a reputação da empresa como empregadora, ou seja, o employer branding.

Esse é um conceito que trabalha o foco da corporação para construir uma marca empregadora forte e se tornar mais atrativa tanto para o público interno quanto para o externo. Ter essa preocupação é certamente um diferencial para o seu negócio.

Devemos pensar que o primeiro passo é atrair o interesse de potenciais candidatos e que o processo de recrutamento é o estágio final de uma estratégia de atração bem estruturada.

7. Diferenciais da empresa

Esse segredo está em sintonia com a proposta da employer branding. Atualmente, oferecer diferenciais no ambiente de trabalho é essencial para atrair e reter talentos. Afinal, os colaboradores de alta performance almejam mais do que somente os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

Os diferenciais mais valorizados por esses talentos são a flexibilidade no horário de trabalho e o oferecimento de cursos ou ajuda de custo para aperfeiçoamento e especialização.

Oferecer o que os trabalhadores desejam melhora sua experiência com a organização. Além disso, esses diferenciais contribuem para uma maior percepção de suporte organizacional pelos profissionais.

8. Perfil profissional

Para traçar o perfil profissional dos candidatos, é necessário avaliar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que eles precisam apresentar para se sair bem na atuação, além dos valores importantes para que tenham compatibilidade com a empresa.

Ao fazer essa análise, a corporação pode definir o grau de prioridade, ou seja, o profissional não precisa atender a todos os requisitos, mas devem existir as características eliminatórias.

Por exemplo, o candidato pode apresentar muitos conhecimentos e ânsia de agir, mas pode não ter tanta experiência. Essa questão se resolve com treinamentos e prática. Porém, se o indivíduo não tiver os valores compatíveis com os da empresa, dificilmente isso pode ser revertido.

9. Etapas do processo seletivo

Não basta conhecer todas as ferramentas disponíveis para os processos de recrutamento e seleção se as etapas não forem bem planejadas e alinhadas ao tipo de vaga que está sendo disponibilizada e ao perfil do candidato almejado.

Muitos gestores atentam para o processo de seleção e se esquecem de que um bom recrutamento viabiliza uma análise mais acertada dos profissionais. Para expor o cargo em aberto, é preciso observar o perfil desejado e onde ele pode ser encontrado; utilizar redes sociais como o LinkedIn e o Facebook para divulgar a vaga é muito importante.

Com as redes sociais, a empresa consegue fazer uma análise prévia do candidato e vice-versa, logo, ambos podem decidir se são ou não compatíveis. Sabendo o que esperar, as chances de que frustrações ocorram são menores.

Já o processo de seleção deve ser estruturado de modo a testar se o perfil do candidato combina com o esperado. É recomendável investir em testes psicológicos e de procedimento para garantir que o profissional é compatível.

Vale a pena ressaltar que, por mais que existam ferramentas incríveis, não há a necessidade de fazer uso de algo muito complexo para cargos simples. Deve-se planejar o processo de recrutamento e seleção de maneira clara e objetiva, caso contrário, além de gastar mais que o necessário, muitos dados não relevantes podem ser coletados, gerando confusão na decisão final.

10. Feedback

Todas as pessoas que, de alguma forma, estabelecem contato com a empresa, contribuem positiva ou negativamente para a consolidação de sua imagem, incluindo os candidatos que passaram por ela.

Por isso, é imprescindível tratar a todos com respeito e consideração, mesmo os que não forem selecionados. Uma forma de demonstrar essa valorização do indivíduo é dar um feedback independentemente do resultado.

Claro que o profissional precisa ser bem tratado em todas as etapas do processo, inclusive cumprir os horários e as datas é fundamental para gerar uma boa imagem. Mas dar o retorno, se possível expondo os pontos fortes e de melhoria em relação ao cargo almejado (de forma sutil), é muito valioso.

Além de causar uma boa impressão, mantém a comunicação aberta com aquele profissional, que pode se fazer necessário no futuro ou indicar a corporação para outros bons candidatos.

Como já mencionamos, um bom processo de recrutamento e seleção gera resultados positivos na área de RH, com a diminuição do índice de absenteísmo, aumento da motivação e identificação dos colaboradores com a companhia, queda na rotatividade, entre outros.

Uma dica bônus a ser considerada é buscar auxílio de uma empresa de consultoria para realizar o planejamento desse processo, otimizando o tempo e direcionando a tarefa para uma equipe especializada e experiente no ramo.

E então, gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar nossa dica bônus e entrar em contato agora mesmo conosco? Prepare-se para multiplicar seu sucesso nos processos de recrutamento e seleção com a ajuda de uma consultoria!