Aos poucos, a tecnologia saiu do patamar da automação de tarefas e passou a fazer parte fundamental do processo organizacional. Por isso, o uso de Tecnologia […]
Aos poucos, a tecnologia saiu do patamar da automação de tarefas e passou a fazer parte fundamental do processo organizacional. Por isso, o uso de Tecnologia da Informação (TI) otimiza as atividades e elimina barreiras e ruídos de comunicação. No entanto, ela precisa de um líder: o gestor de TI.
Esse profissional é capaz de integrar o poder da tecnologia à estratégia de negócio, alinhando os investimentos necessários com o objetivo organizacional. O gestor de TI faz a ponte entre a tecnologia e os negócios, promovendo melhorias nos produtos e serviços, além de atrair e fidelizar mais clientes.
Continue a leitura e saiba o que analisar na hora de contratar o melhor gestor de TI para sua empresa. Utilize essas informações para organizar uma job description completa!
Visão estratégica
Trata-se de uma das principais habilidades que o gestor de TI deve ter, pois permite a otimização dos processos organizacionais da sua área. A informação é um patrimônio, portanto, a gestão dela é vital para qualquer empresa.
Por meio de uma visão estratégica, o gestor de TI consegue usar ferramentas que transformem dados em informações, promovendo melhorias em diversas frentes: economia, atendimento ao cliente, governança corporativa e outras.
O gestor de TI que tem visão estratégica consegue planejar a utilização de recursos para o momento certo, sempre baseado na segurança de relatórios precisos. Além de reduzir custos, ele consegue aumentar a produtividade!
O pensamento estratégico do gestor de TI permite pensar no futuro e se preparar para ele, analisando o ciclo de vida da informação.
Trabalho em equipe
Todas as atividades que demandam trabalho humano devem ser feitas com dedicação e, nesse contexto, a coletividade é fundamental para a realização dos objetivos de qualquer organização.
Para o gestor de TI, trabalhar em equipe é uma característica indispensável, pois permite alcançar os melhores resultados. Um bom profissional direciona ideias e esforços para um objetivo comum.
Como líder, ele dá e recebe feedback para indivíduos e grupos. Afinal, sua postura é a de trabalhar com a equipe, envolvendo-se tanto nas tomadas de decisão quanto nos processos diários — para garantir que sejam cumpridos.
Outro ponto importante é que o gestor de TI sabe como inspirar seu time, obtendo o máximo de motivação de cada colaborador.
Conhecimento de mercado
O melhor gestor de TI é aquele que domina tanto o próprio mercado quanto o segmento de atuação da sua empresa, pois isso é necessário para fazer as melhores escolhas e contribuir sempre com os bons resultados.
É fundamental que o líder de TI conheça bem as atividades da organização, as vantagens competitivas dos produtos e serviços e como o cliente é impactado por eles. Isso permite unir dois tipos de conhecimento: o técnico e o do negócio.
A partir da união desses conhecimentos, o gestor de TI torna-se capaz de sugerir inovações que deixam a empresa mais competitiva, capaz de faturar e lucrar em níveis acima dos obtidos até o momento.
Para que isso seja possível, esse profissional deve estar envolvido com eventos, cursos e palestras do segmento de atuação do negócio.
Poder de negociação
O gestor de TI também deve ter entre suas competências um alto poder de negociação — afinal, é preciso dialogar com frequência com sua equipe, com a diretoria da empresa, com fornecedores e, até mesmo, com colaboradores de outras áreas.
Portanto, o poder de negociação é uma ferramenta que pode fazer a diferença para obter os melhores resultados. Vale lembrar que negociar, ao contrário do que muitos profissionais pensam, não significa competir e, sim, se relacionar.
Algumas empresas não possuem um departamento específico para adquirir bens e contratar serviços, portanto, cabe ao gestor de TI negociar pesquisar, selecionar fornecedores e negociar. O profissional que sabe desempenhar essa função tem mais chances de encontrar as melhores oportunidades e, dessa forma, reduzir custos.
Capacidade técnica
Você também não pode esquecer que o gestor de TI deve possuir alta capacidade técnica para executar suas funções e liderar o setor de maneira eficiente. Esse é o tipo de conhecimento que permite identificar pontos positivos e negativos no dia a dia do departamento, além de encontrar as soluções mais rápidas e eficientes.
Conhecimentos em ciência da computação, desenvolvimento de softwares, Big Data, familiaridade com aplicativos, domínio de outros idiomas e equipamentos de infraestrutura estão entre os principais requisitos que um excelente gestor de TI deve ter.
Equilibradas com outras habilidades — como a capacidade de dialogar, negociar e liderar — tais competências são essenciais para que o gestor de TI consiga desenvolver um trabalho ímpar na sua empresa.
Descentralização das tarefas
A área de TI não se desenvolve sozinha e precisa de um líder para que o seu funcionamento seja pleno. Por isso, o gestor de TI deve adotar uma postura descentralizadora, confiando mais nos profissionais do seu time.
Para trabalhar bem em equipe, esse gestor deve saber delegar com sabedoria, além de conhecer profundamente os profissionais com os quais trabalha: identificando pontos fortes e fracos, ele divide bem o trabalho entre todos.
Afinal, cada profissional recebe atividades, tarefas e responsabilidades que podem ser realizadas de modo único a partir da associação delas com as competências individuais — sempre em busca dos melhores resultados.
Saber delegar envolve uma comunicação clara e objetiva, além de uma alta capacidade de análise para enxergar como cada colaborador pode contribuir.
Inovação e criatividade
A tecnologia permite trazer novidades benéficas para uma rotina já estabelecida, e é isso o que se espera de um bom gestor de TI: a capacidade de inovar deve ser uma das suas principais características.
Ao observar um problema corriqueiro, esse gestor deve ser capaz de encontrar uma solução inovadora e criativa, sem que isso impacte negativamente no volume de custos da organização.
Por isso, é fundamental que esse profissional esteja atento às tendências do próprio setor. Desse modo, é possível encontrar soluções que podem ser adotadas na empresa, otimizando os negócios.
Reunindo todas as características listadas neste artigo, o gestor de TI está capacitado para enfrentar os desafios da sua empresa. Agora, de posse dessas informações, você tem como elaborar uma precisa job description para encontrar esse profissional no mercado de trabalho e evitar o preço de uma contratação errada.
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