Muito mais do que avaliar se os objetivos estão sendo cumpridos por determinado colaborador, a avaliação de desempenho por competências é fundamental para a gestão de […]

Muito mais do que avaliar se os objetivos estão sendo cumpridos por determinado colaborador, a avaliação de desempenho por competências é fundamental para a gestão de recursos humanos de toda empresa.
Ela colabora na identificação de características, como conhecimentos, habilidades e atitudes, e possibilita uma avaliação do profissional completa, contribuindo com os ajustes que precisam ser feitos para a melhora dos processos e da organização.
As competências podem ser divididas em:
- técnicas: conhecimentos e habilidades;
- comportamentais: atitudes e personalidade;
- gerenciais: capacidade de gerir a si, a uma equipe e a empresa;
- organizacionais: identidade e competitividade;
Ficou interessado no assunto? Nesse post vamos apresentar a avaliação de desempenho por competências e como aplicá-la na organização. Continue lendo e confira!
O que é avaliação de desempenho por competências?
Avaliação de desempenho por competências é uma análise sistemática dos resultados obtidos por cada colaborador da empresa.
Ela possibilita uma verificação do quanto o colaborador contribui com a organização a partir do seu desempenho profissional e das competências que necessita para desenvolver a sua função.
Essa avaliação permite que sejam encontradas deficiências que podem ser trabalhadas para o desenvolvimento do colaborador, bem como identificadas qualidades que podem ser usadas para outras atividades.
Como funciona a avaliação?
Existem algumas metodologias utilizadas, onde, a partir da escolhida pela organização, devem ser aplicadas, individualmente ou não, junto aos colaboradores.
Como exemplo apresentamos 3 delas que são bastante utilizadas nas organizações:
Avaliação 45º
No método 45º, o avaliado não tem participação no processo.
Apenas o seu superior hierárquico é quem mede o seu desempenho individual em determinado tempo.
Avaliação 90º
Além da avaliação feita pelo seu líder, no método 90º, existe também a autoavaliação, ou seja, o próprio colaborador também determina notas para o seu desempenho que, comparadas a do seu superior e em comum acordo com esse, chega-se ao resultado.
Avaliação 360º
No método 360º, conhecido também como modelo multivisão, além do próprio colaborador e de seu líder desenvolverem o processo, são inseridos também gerentes, líderes, colegas e, até mesmo, clientes e fornecedores para contribuírem com suas avaliações.
Os resultados, nesse caso, possibilitam uma visão bastante ampla das carências existente no avaliado, demonstrando aquilo que precisa ser trabalhado para o seu crescimento profissional e destacando os pontos que merecem valorização.
Qual é a importância da avaliação de desempenho por competências para a empresa?
Com a avaliação de desempenho por competências realizada pela empresa, essa pode focar nas melhorias de cada colaborador, sabendo exatamente os pontos que precisam ser aprimorados.
Além disso, a empresa pode apresentar um feedback para os colaboradores a respeito do seu desempenho e de como ela enxerga o futuro de cada profissional.
Também fica mais claro para o colaborador o que se espera dele e quais são os pontos que precisam ser melhorados e mantidos.
Como aplicar a avaliação?
A aplicação da avaliação de desempenho por competências precisa ser realizada a cada período, que pode ser:
- semanal;
- mensal;
- bimestral;
- semestral;
- anual;
Essa definição cabe a empresa, mas precisa ser concisa.
A escolha de periodicidade depende da situação em que o negócio se encontra em termos de desempenho de seus colaboradores.
A partir dessa definição, e da escolha da metodologia a ser aplicada, chega a hora de ser colocada em prática.
O ponto alto da avaliação está na conversa com o funcionário, onde, através dela, é possível descobrir talentos e avaliar se determinado colaborador tem o perfil adequado para o cargo que esteja almejando.
Quem pode aplicá-la?
Conforme já mencionado, a aplicação da avaliação será feita de acordo com a metodologia a ser adotada.
No entanto, a área responsável pela aplicação deve ser a de Recursos Humanos que precisa contar com especialistas no assunto e conhecedores das técnicas e métodos para que o processo possa oportunizar os resultados desejados.
Caso sua empresa, queira conhecer mais sobre o assunto ou capacitar algum colaborador para isso, entre em contato com a De Bernt, uma organização especializada em gestão de talentos.
Acesse nosso site e conheça nossas soluções, que podem trazer uma nova dinâmica ao seu negócio!