Por que o desenvolvimento de competência é importante?

O dinamismo, a exigência e a complexidade do mercado atual faz com que as empresas vejam o desenvolvimento de competência como um diferencial competitivo. Esse conceito […]

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O dinamismo, a exigência e a complexidade do mercado atual faz com que as empresas vejam o desenvolvimento de competência como um diferencial competitivo. Esse conceito compreende um grupo de atitudes, comportamentos e habilidades que tornam cada profissional mais eficiente.

Logo, esse modelo de gestão é pautado no gerenciamento das competências individuais e coletivas, direcionando toda a organização para o sucesso. No entanto, quem faz essa gestão precisa se preocupar com o alinhamento das expectativas da organização em relação aos perfis dos colaboradores.

Continue a leitura para descobrir como você pode fazer isso e aprender mais sobre o desenvolvimento de competências.

Como fazer o desenvolvimento de competência?

O primeiro passo a ser dado rumo ao desenvolvimento das competências dos profissionais que trabalham com você é a identificação das necessidades deles. Realize pesquisas internas para levantar quais são os problemas de desempenho, de produção e até os pessoais.

Você pode encontrar baixa produtividade, alto índice de retrabalho, dificuldades na comunicação, problemas de relacionamento, falta de cooperação e muitos outros que, de certa forma, prejudicam o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho. Faça uma análise desses problemas e separe-os por categoria.

As categorias podem ser as seguintes:

  • integração: adaptação de colaboradores e revisão de processos;
  • formação: falta de domínio dos métodos adotados pela empresa;
  • aperfeiçoamento: melhora dos processos já existentes;
  • desenvolvimento: progresso na carreira, como aqueles colaboradores que estão crescendo profissionalmente dentro ou fora da área de atuação.

Depois que você categoriza os problemas encontrados em sua equipe, fica mais fácil dar o próximo passo na gestão de competências: elaborar programas de capacitação. Eles devem ser capazes de auxiliar na resolução dos pontos identificados.

Elabore uma lista com os colaboradores que precisam de capacitação, determine o período do programa, o local em que ele será aplicado e quem ficará responsável por aplicá-lo — geralmente, líderes e gestores, quando são internos. Fora da empresa, você pode indicar cursos, seminários, workshops e congressos.

Acompanhe o progresso dos profissionais e avalie os resultados — não somente no programa de capacitação, mas também no dia a dia deles na organização. Identifique se a estratégia adotada proporcionou o que era esperado e, diante de qualquer necessidade, faça as mudanças para alcançar seus objetivos.

Quais são as competências que precisam ser desenvolvidas?

Aprendizado contínuo

Os programas de capacitação que você vai aplicar entre os colaboradores devem servir de exemplo para que eles compreendam a importância do aprendizado contínuo. Portanto, eles devem ser apresentados como uma oportunidade de crescimento que precisa ser levada adiante — também por iniciativa das pessoas.

Visão estratégica

O mercado passa por um processo constante de transformação e exige, dos profissionais, informações e práticas sempre atualizadas em relação às tendências atuais. Isso é ter visão estratégica, e quem não tem acaba sendo superado por outros profissionais com conhecimento mais atual.

Equilíbrio emocional

O ambiente de trabalho precisa ser um ambiente estável para o desenvolvimento de ideias, competências, atitudes inovadoras e o que for preciso para que a organização alcance seus objetivos. Portanto, as pessoas precisam estar focadas nele e, para tal, devem ser capazes de administrar suas emoções.

Automotivação

Outra competência que precisa ser desenvolvida é a capacidade de se automotivar. Cabe à empresa e aos seus líderes a inspiração necessária para que os profissionais trabalhem sempre motivados. No entanto, essa é uma porta que se abre por dentro de cada pessoa.

Metas, desafios, plano de carreira, incentivos e gratificações servem como inspiração para a automotivação. E o profissional que trabalha motivado tende a ser mais resiliente e criativo, preparado para as adversidades do cotidiano. Ele também alinha com mais facilidade seus propósitos aos da empresa.

Quais são os benefícios do desenvolvimento de competência?

Direcionar sua gestão para o desenvolvimento de competências é algo positivo para você, para os colaboradores e para a empresa. Entre os benefícios alcançados por meio do processo, está o aumento na qualidade da execução das tarefas cotidianas. Os profissionais se tornam mais eficientes no cumprimento de suas funções.

Essa eficiência se manifesta por diversos canais. Quando têm mais equilíbrio emocional, os colaboradores deixam de potencializar determinados problemas e passam a encará-los com um olhar mais resiliente, compreendendo que eles fazem parte do dia a dia da organização — e que precisam ser resolvidos.

A mentalidade resiliente e profissionalmente capaz também faz com que o colaborador seja mais criativo, encontrando soluções práticas e inovadoras que, em um outro momento, não seriam vistas com o mesmo olhar. Recursos e equipamentos também são usados com mais inteligência.

Perceba que os profissionais ganham mais fôlego e preparo para lidar com os desafios da organização. Logo, eles se tornam mais capazes de alcançar os objetivos dela e, consequentemente, os resultados esperados. E isso tudo pode ser alcançado por meio dos programas de capacitação.

O desenvolvimento de competências é algo completamente flexível, pois se adapta às necessidades da organização. Por meio dele, é possível listar as características mais valorizadas pela empresa e fazer com que elas sejam consideradas em processos, como recrutamento e seleção.

Contudo, destacamos que a capacitação e o desenvolvimento de competências compõem um processo contínuo. Por mais que isso incentive o crescimento dos profissionais, tenha em mente que é papel da empresa alinhar suas expectativas com as deles — alcançando, assim, os resultados esperados.

Com uma boa política nessa área, todos ganham. As equipes têm seus desempenhos aprimorados por meio das competências necessárias, tornando-as mais eficientes e precisas em suas ações. Além disso, os pontos de insuficiência são identificados mais rapidamente — permitindo as intervenções necessárias.

Também torna-se possível gerenciar o desempenho de todos a partir de critérios mensuráveis. Com o auxílio de um software, eles podem ser observados constantemente. Com a produtividade em alta, os resultados são maximizados e novas metas podem ser propostas.

Isso tudo mobiliza as equipes para que assumam a responsabilidade pelo próprio crescimento, além de reduzir gastos de tempo e recursos. Esse é o alinhamento necessário para que o foco seja retomado no ambiente de trabalho, unindo equipes, departamentos e lideranças pelo mesmo objetivo.

Isso possibilita a criação e o reforço de um diferencial competitivo, bem como a evolução de todos os colaboradores. Por meio do desenvolvimento de competência, sua empresa pode mudar a maneira como é vista por outros profissionais e organizações, sendo mais respeitada e considerada no mercado.

Por fim, outro ponto importante é que isso facilita a formação de líderes e contribui para o plano de sucessão da sua companhia.

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