Saber como anda o engajamento e a satisfação dos colaboradores é algo de extrema importância para qualquer gestor, afinal, se os problemas forem detectados de antemão, […]
Saber como anda o engajamento e a satisfação dos colaboradores é algo de extrema importância para qualquer gestor, afinal, se os problemas forem detectados de antemão, será mais fácil tomar medidas que ajudem a reverter o quadro.
E nesse sentido, a pesquisa de clima organizacional é uma das principais ferramentas para ajudar a compreender melhor a situação da sua empresa. Se você ainda não realiza esse diagnóstico, ou o faz sem planejamento e periodicidade, continue lendo este artigo e descubra por que é necessário dar mais atenção a esse ponto.
Qual a importância da pesquisa de clima organizacional?
A gestão de pessoas é um dos assuntos que mais têm sido abordados no universo das empresas. E isso não é por acaso. Afinal, se os colaboradores não estiverem satisfeitos, ou o clima organizacional estiver ruim, é possível notar questões importantes como queda da produtividade e até da qualidade do que é produzido, enfraquecendo a marca.
Mesmo antes de notar esses sinais, o gestor pode medir e avaliar como anda a satisfação e o engajamento dos seus times, evitando que a situação fique fora de controle e acabe trazendo problemas internos e externos.
Funcionários desmotivados, trabalhando sob condições estressantes ou em um clima organizacional desfavorável podem levar a situações como:
- alto turnover;
- dificuldades de contratação;
- baixa retenção de talentos;
- queda de produtividade;
- queda de qualidade dos produtos ou serviços;
- alto índice de desperdícios de materiais;
- aumento no número de faltas ou licenças médicas;
- queda na criatividade e dificuldade em encontrar soluções inovadoras;
- falta de compromisso.
Esses problemas podem acontecer entre membros de uma mesma equipe, entre departamentos da empresa ou ainda entre os gestores e alto escalão e os seus times. E eles podem ser resultado de uma série de problemas, como:
- cobrança de metas impossíveis de serem alcançadas;
- baixa qualidade de vida no trabalho;
- despreparo dos gestores;
- falta de disseminação da cultura organizacional;
- entre muitos outros.
A pesquisa de clima organizacional é justamente a ferramenta que permite aos gestores entenderem como os colaboradores veem a empresa, se estão satisfeitos no ambiente de trabalho, se compactuam com as metas e objetivos e, ainda, se os relacionamentos são saudáveis. Caso algo não esteja dentro do esperado, a pesquisa é capaz de demonstrar de forma antecipada, ajudando a evitar cenários mais desastrosos para o negócio.
Somente com dados reais é que o gestor poderá compreender a situação da sua empresa e assim entender o que é necessário mudar, planejando ações concretas para isso.
Como obter e analisar os dados?
Agora que você já viu como a pesquisa de clima organizacional é importante, que tal começar a colocá-la em prática na sua empresa? Veja os passos básicos.
Elabore um planejamento estratégico
É muito importante que seja feito um planejamento antes da aplicação da análise, buscando compreender quais os objetivos da pesquisa, os temas que serão abordados, como os resultados serão avaliados e quais mudanças os gestores estão prontos para realizar, dependendo do que for apurado.
Nesse momento, também é importante optar pela metodologia que será aplicada, por exemplo, pensando se o questionário terá questões abertas ou apenas fechadas, a quantidade de perguntas e de que forma a pesquisa será aplicada.
Monte o questionário
Normalmente, as pesquisas de clima organizacional trabalham com, no máximo, 60 questões, com perguntas claras e objetivas. Os questionários costumam ser aplicados on-line, dando mais liberdade ao colaborador de respondê-lo quando se sentir mais confortável para isso.
Os temas podem ser diversos, dependendo dos seus objetivos, mas costumam tratar de pontos como:
- satisfação em relação ao salário e benefícios oferecidos;
- opinião sobre a estrutura do local de trabalho;
- satisfação com o plano de carreira;
- como é o relacionamento interpessoal dentro da empresa;
- quais os incentivos à qualificação profissional;
- quais os sentimentos em relação ao grupo de trabalho;
- qual é a avaliação em relação à jornada de trabalho.
Uma dica é usar o modelo de escala na maior parte das perguntas. Por exemplo:
Como você avalia os benefícios oferecidos pela empresa?
( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim ( ) péssimo
Esse tipo de questão ajuda na hora de tabular os dados e ainda permite que o gestor tenha uma visão mais fidedigna do cenário atual.
Informe os colaboradores
Para que a pesquisa funcione, é essencial que os colaboradores participem e, claro, entendam a importância dessa ferramenta (e saibam que suas respostas podem ajudar a modificar o ambiente de trabalho).
Assim, exponha o prazo para que eles respondam o questionário, qual o foco da pesquisa e deixe claro quando os resultados estarão disponíveis e o que a empresa fará com essas informações.
É de fundamental importância que esses resultados realmente sejam usados para modificar a realidade empresarial, caso contrário, os colaboradores poderão se sentir ainda mais desmotivados e a situação poderá ficar pior.
Analise os dados
Os dados precisam ser tabulados e transformados em informações úteis que realmente ajudem na tomada de decisão e de mudança do negócio. Você poderá agrupar os dados com as frequências das respostas e realizar uma análise e uma interpretação estatística dessas informações.
Essa etapa é muito importante porque ajuda a ter uma percepção qualitativa do clima organizacional a partir da frequência das respostas positivas ou negativas.
As questões abertas (discursivas) também precisam ser consideradas e ajudam a ter uma visão ainda mais pessoal sobre a motivação dos funcionários. Sendo que, muitas vezes, a partir dessas questões é possível ter ideias para resolução de problemas e até inovações que partem da linha de frente do seu negócio.
Elabore um relatório com todos esses resultados e desenvolva um plano de ação, visando resolver os problemas detectados. E, claro, sempre informe todos os funcionários sobre os resultados apurados e as ações que estão sendo tomadas.
Aproveite e compare os relatórios com os dos anos anteriores, analisando o que foi melhorado e o que piorou de um ano para outro. Aliás, realizar a pesquisa anualmente é extremamente importante para que você consiga melhorar cada vez mais o clima organizacional no seu negócio e tornar a sua empresa ainda mais atraente para os seus funcionários.
Dicas extras
Para tornar a sua pesquisa mais eficiente, separamos algumas dicas adicionais:
- incentive a participação de todos os colaboradores;
- garanta a confidencialidade;
- não torne a participação obrigatória, garantindo que as respostas serão sinceras e espontâneas;
- sempre divulgue os resultados;
- comprometa-se com as mudanças;
- faça a pesquisa de forma periódica, mostrando que a opinião dos colaboradores é algo importante para a sua empresa;
- envolva a diretoria.
Como você pôde notar, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta extremamente importante quando falamos em gestão de pessoas e é capaz de oferecer subsídios essenciais para que você consiga melhorar o engajamento dos seus times, a produtividade e até a atratividade da sua empresa no que diz respeito a novos talentos do mercado.
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