É certo que estamos em uma transição de eras e o mercado de trabalho está em transformação diária. Mas, o que a descrição de cargos tem […]
É certo que estamos em uma transição de eras e o mercado de trabalho está em transformação diária. Mas, o que a descrição de cargos tem a ver com essa transformação?
Para algumas pessoas, estas mudanças podem causar desconforto, para outras, euforia. A DeBernt enquadra-se no segundo grupo e percebe que todos nós podemos e seremos beneficiados por relações de trabalho mais transparentes e de trocas reais.
E para que oportunidades e profissionais se encontrem, precisamos falar da descrição de cargos ou descritivos de oportunidades de trabalho, onde tudo começa.
Por que precisamos mudar a apresentação da descrição de cargos
Quando alguém está em busca de recolocação, é comum encontrar descritivos de cargos nos diferentes canais de divulgação de oportunidades, em sua maioria com frases padrão, sem emoção, repetitivas e cansativas.
Costuma-se ver descrição de cargos com detalhes de competências técnicas e nada mais. Por outro lado, chegou o momento de focarmos mais em como construir um descritivo verdadeiro e consistente.
Além disso, o interessante é que no lugar de contratantes, muitas vezes ouvem-se reclamações de que os candidatos parecem robôs, com respostas padronizadas e cheias de teoria.
O fato é que alguém precisa levantar a bandeira branca e mudar este padrão.
Com descrições mais reais sobre suas necessidades, empresas conseguem chegar às pessoas certas, como imãs para estes talentos.
E como fazer isso de maneira prática? Seguem algumas dicas para inovar:
4 dicas valiosas para humanizar os descritivos de cargos
- Se possível envolva pares e demais integrantes da equipe na descrição do perfil. O ideal é envolver outros colegas, além dos recursos humanos e do líder direto. Reflitam juntos sobre os principais desafios da posição e elenquem quais atitudes o profissional a ser contratado precisa apresentar para ajudar a solucionar os desafios da empresa.
- Ainda com os integrantes da equipe que estão na posição em questão ou em posições similares, detalhe como é o dia-a-dia de trabalho deles. O ideal é entender na prática como são as atividades e como eles se organizam para atingir os objetivos. Escreva estas atividades de forma literal. Em um primeiro momento podem parecer óbvias e até muito simples, mas aí está a sacada: o óbvio precisa ser dito e compartilhado. São nos detalhes que captamos o DNA da oportunidade em questão, bem como da empresa.
- Para atrair os melhores talentos, temos que olhar para dentro e entender o que é talento para cada organização. Mapear as atitudes dos profissionais que já performam nas diferentes esferas é fundamental. Ter este mapa das atitudes e divulgar para o mercado nas descrições dos cargos facilitará e muito o processo seletivo.
- Algumas empresas já perceberam que a divulgação de uma oportunidade ao mercado é uma ação de Marketing. Para tanto, a equipe de comunicação é envolvida na descrição do cargo. Assim fica assegurado a coerência na imagem que a empresa quer passar ao mercado.
Ao encontrarem descrições mais humanizadas, a equipe contratante e os candidatos participantes entrarão mais inteiros aos processos, com curiosidade de ambas as partes para captar se faz sentido aquela oportunidade para aquela pessoa.
Além disso, histórias reais virão à tona, com os fracassos e sucessos que fazem parte do jogo e que sempre fizeram. E é um grande privilégio vivermos este momento!
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Renata Perrone
Regional Manager & Partner Rio de Janeiro