Em seus mais de 30 anos de existência, a De Bernt passou por várias transformações até se tornar, atualmente, referência em executive search — ajudando clientes com soluções customizadas de acordo com […]
Em seus mais de 30 anos de existência, a De Bernt passou por várias transformações até se tornar, atualmente, referência em executive search — ajudando clientes com soluções customizadas de acordo com suas necessidades.
Neste post, vamos contar um pouco dessa trajetória, como é o cenário atual, como a empresa lida com a inovação e o que se espera para o futuro. Continue conosco para saber mais sobre o passado, o presente e as próximas tendências ligadas ao capital humano!
Como começou a história da De Bernt?
A empresa foi fundada pelo Bernt, um ex-executivo da Souza Cruz que atendeu ao pedido da esposa de se fixar em um lugar depois de diversas transferências entre estados. A última delas foi a volta para Curitiba, em 1986, quando ele decidiu entrar em um Plano de Demissão Voluntária (PDV).
A De Bernt trabalha com consultoria empresarial, mais especificamente com recrutamento e seleção de executive search — uma área pouco usual no Brasil na época da fundação da empresa. Até então, pensar em um negócio remunerado para buscar executivos era algo à frente do tempo.
Quem é a De Bernt hoje?
Uma das principais características da longa trajetória da De Bernt é a diversificação das soluções que a empresa oferece, já que a organização não se apega a uma única solução, como recrutamento e seleção.
Hoje, temos uma atuação muito maior em projetos de:
- transição de carreira;
- avaliação de potencial;
- desenvolvimento.
Dessa forma, podemos dizer que o nosso core business é entender de pessoas.
Graças a esse entendimento, em alguns momentos podemos apresentar soluções voltadas para recrutamento e seleção, outras para transição de carreira, outras para avaliação de potencial ou, ainda, um projeto de coaching e desenvolvimento de pessoas, por exemplo.
Tudo isso só é possível por meio de pessoas e, por isso, a empresa tem o foco tão voltado para essa questão. São esses profissionais que formam a consultoria e, consequentemente, o capital intelectual — que é a somatória de todos os nossos consultores.
Em resumo, foi essa vontade de crescer, a busca pelo novo, o relacionamento com os clientes e a vontade de ajudar mais empresas que trouxeram a De Bernt ao patamar atual, tornando-a referência em executive search em um mercado extremamente competitivo.
Além disso, a expansão realizada também foi muito positiva para o negócio, visto que hoje existem unidades regionais bem sólidas (no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo), que permitem entregar projetos nacionalmente.
Quais diferenciais a De Bernt oferece em relação aos concorrentes?
Em primeiro lugar, podemos colocar a experiência de mercado. Tudo o que já foi vivenciado, aliado à capacidade de enxergar o futuro, ajuda a enxergar situações e apontar um diagnóstico mais preciso sobre as soluções adequadas.
Também procuramos oferecer soluções em vez de produtos. É preciso pensar no benefício daquilo que oferecemos, ou seja, direcionar os melhores e mais adequados profissionais para as empresas.
E isso pode mudar ao longo do tempo, de acordo com a evolução do mercado de trabalho e das exigências dos clientes. Assim, o que é feito hoje pode ser executado de forma totalmente diferente daqui a 3 anos, por exemplo — utilizando outras ferramentas e outros métodos.
Porém, vale ressaltar que o benefício vai além de conectar o mercado de trabalho aos clientes, trabalhando sempre com soluções diversas.
Outro diferencial que vale a pena citar é o fato de que os clientes conseguem entender que a De Bernt é especialista em pessoas e não somente em recrutamento e seleção (ou em desenvolvimento).
Isso fortalece bastante o relacionamento e a parceria, já que conhecemos cada vez mais a cultura, os valores e o dia a dia dos clientes. Como consequência, no momento de conduzir qualquer projeto, temos muito mais experiência e vivência dentro das empresas.
Como a De Bernt lida com a inovação e a constante busca em transformar o mercado?
É seguro dizer que grande parte das empresas, atualmente, busca a inovação e a transformação dos negócios — independentemente do segmento. Nesse ponto, o nosso verdadeiro foco é ter uma visão mais orientada para o cliente.
Isso significa entender realmente quais são suas necessidades, o que ele precisa, o que o torna diferente e como nós podemos tornar a experiência desse cliente muito mais relevante.
É preciso pensar que tecnologia é o meio, e não o fim para alcançar os resultados esperados. Para isso, deve-se avaliar o que vai realmente fazer a diferença lá na ponta e o que vai agregar mais valor ao final do processo.
Entre as questões que entram nesse planejamento, podemos citar:
- que tipo de material será utilizado;
- como os processos podem se tornar mais fluidos e colaborativos;
- como a troca de informações pode ser melhorada.
Hoje, nosso objetivo principal é pensar na experiência do cliente e no relacionamento que ele tem com as soluções que oferecemos de recrutamento e seleção, avaliação de potencial e de transição de carreira, por exemplo — buscando sempre desenvolver uma relação mais positiva.
É claro que tudo vai passar pela tecnologia e digitalização, além de que, no futuro, novas soluções surgirão para automatizar ainda mais os processos. Contudo, como dissemos, essas ferramentas são somente o meio para conseguir o que se espera.
A De Bernt se preocupa com o resultado: o que chega para o cliente, como chega e em qual momento. É assim que conseguimos agregar valor e oferecer uma experiência mais impactante. Essa é a nossa grande aposta.
O que a De Bernt busca para o futuro?
Falar sobre futuro é, atualmente, algo complexo, principalmente devido às rápidas transformações que ocorrem no mercado. Entretanto, podemos afirmar que a De Bernt continuará fazendo o que ela faz de melhor: transformar e impactar a vida das pessoas em relação ao trabalho.
Além disso, continuaremos falando de carreira, de competências e de pessoas — mesmo num futuro com cada vez mais máquinas e inteligência artificial. Não temos dúvida que o fator humano ainda será extremamente relevante. Então, lá na frente, seguiremos apoiando as empresas no que diz respeito ao trabalho e à carreira.
Como os serviços da De Bernt impactam o setor de gestão de pessoas?
Nossa maior visão e propósito é ser um agente de transformação e impacto na vida das pessoas, conectando os melhores talentos aos clientes.
Entendemos que são as pessoas que realmente fazem a diferença dentro das organizações — exercendo um papel fundamental para que as empresas se mantenham competitivas.
Quando se trata de atrair e reter talentos, temos grandes projetos na parte de avaliação de potencial para entender se as pessoas estão performando nos lugares corretos dentro da empresa e, principalmente, como podemos ajudá-las a entregar resultados melhores para as organizações.
Nesse sentido, há um trabalho muito grande de avaliação de potencial, buscando entender as competências do negócio e se realmente há uma sinergia entre propósito empresarial e propósito pessoal.
Quais são os anseios da De Bernt para as soluções de capital humano?
Fazemos um trabalho muito intenso para entender as necessidades do cliente e encontrar as melhores soluções para tornar a experiência mais positiva no que diz respeito à carreira e trabalho. Isso significa que já oferecemos o que existe de melhor no mercado para que o cliente se mantenha competitivo.
Indo além, a De Bernt busca atrair pessoas com olhares e ideias diferentes para tornar o ambiente dentro da organização mais criativo e colaborativo. Assim, tudo que buscamos oferecer para nossos clientes, já colocamos em prática aqui dentro também.
Contar com a ajuda de uma empresa especializada em executive serach pode levar o seu negócio a patamares mais elevados, contando com profissionais com perfis mais compatíveis e talentos que possam contribuir para o alcance de bons resultados.
Gostou de nos conhecer um pouco melhor? Quer saber, com mais detalhes, como sua empresa pode se beneficiar com as nossas soluções em executive search? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!