5 soft skills que as empresas mais valorizam nos colaboradores

A capacidade de relação e interação com as pessoas tem se tornado cada vez mais relevantes para o perfil do profissional no mercado de trabalho. Empresas […]

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A capacidade de relação e interação com as pessoas tem se tornado cada vez mais relevantes para o perfil do profissional no mercado de trabalho. Empresas que consideram as soft skills ao analisar currículo, entrevista e seleção desejam conhecer o candidato além de seus conhecimentos técnicos. 

Tais habilidades dizem respeito às competências emocionais que, para muitos recrutadores, já estão acima da necessidade do nível técnico do profissional na hora de investir no seu capital humano

O site de recrutamento CareerBuilder realizou uma pesquisa nos Estados Unidos entrevistando 2.138 gestores e profissionais de recursos humanos e o resultado é animador:

  • 77% dos entrevistados afirmaram que as soft skills são tão importantes quanto as especializações técnicas do candidato;
  • 16% deles as consideram mais importantes que as capacidades técnicas;

Afinal, o que são soft skills?

As soft skills também podem ser chamadas de competências comportamentais e nada mais são do que características qualitativas pessoais que valorizam o profissional, ou seja, é o conjunto de qualidades que cada pessoa precisa para seguir com sucesso a carreira, além das suas formações técnicas. 

Essas qualidades são relacionadas à personalidade e precisam ser desenvolvidas durante a vida pessoal. Geralmente elas estão ligadas à inteligência emocional das pessoas e refletem no profissional. 

E quais são as necessidades do mercado atual?

As constantes mudanças tecnológicas e comportamentais transformaram as exigências e as necessidades do mercado de trabalho. 

Mais que nunca é preciso conhecimento técnico para acompanhar a evolução tecnológica, mas também é essencial ter “jogo de cintura” para atender as necessidades das pessoas e negócios, e trazer soluções imediatas.

Gestores e colaboradores precisam estar preparados e capacitados para atender o novo perfil do consumidor que se tornou curioso, exigente e impaciente.

Por isso, um profissional precisa ter o conhecimento técnico dentro da sua área, mas, também habilidades para resolver os problemas com rapidez, eficiência e segurança e aí entram as soft skills.

As mais valorizadas atualmente pelo empregador são:

Facilidade na comunicação

A comunicação é uma das soft skills mais importantes na hora do recrutamento, já que empregadores do mundo inteiro preferem profissionais que saibam se comunicar. 

É importante lembrar que o processo de comunicação vai além da fala. 

Muitas vezes, o profissional precisará usar outros recursos, como mensagens escritas, por exemplo, para seu líder, fornecedor, cliente ou colega de trabalho e precisa se fazer compreendido. 

Saber ouvir também faz parte do processo de comunicação.

Ter atitudes positivas

Além do desempenho profissional a partir das suas capacidades técnicas, o colaborador precisa demonstrar boas atitudes no ambiente de trabalho. 

Por isso, é preciso que o colaborador tenha um relacionamento amigável com seus companheiros de trabalho, fornecedores, parceiros e clientes.

Ter pensamento criativo

Pessoas com pensamentos criativos são profissionais mais produtivos e conseguem com certa facilidade encontrar alternativas simples para solucionar uma situação difícil. 

Essa medida é fundamental para as empresas que precisam escalar rapidamente, em especial as startups.

Ser resiliente

A resiliência  é uma das mais desejadas soft skills em um profissional.

Diante de tantas mudanças, crises e pressão que o mercado enfrenta, o profissional resiliente consegue lidar com a pressão e se adaptar às mudanças de forma mais tranquila e confiante. 

Ter capacidade de liderança

Empregadores estão de olho no líder nato e em quem se comporta com espírito de equipe, por isso, preferem empregar profissionais que já mostram capacidade para gerenciar situações e pessoas. 

De forma geral, as empresas têm por pensamento que é mais fácil um colaborador aprender alguma atividade nova, como por exemplo, operar uma máquina ou um sistema, do que melhorar suas competências comportamentais. 

Agora que você conhece as 5 soft skills mais valorizadas na hora de contratar um talento, conte com a De Bernt para fazer a seleção do profissional ideal para o seu negócio!