É inegável que nenhuma empresa consegue crescer sem um bom setor de vendas. E dentro dessa área o diretor de vendas é uma figura de extrema […]
É inegável que nenhuma empresa consegue crescer sem um bom setor de vendas. E dentro dessa área o diretor de vendas é uma figura de extrema importância, capaz de entender o mercado, prever situações e organizar o seu time de modo a fechar mais negócios.
Por ser um cargo tão importante, muitas empresas têm dificuldades na hora de recrutar e selecionar esse profissional. Se você também compartilha dessa dúvida, continue lendo este post e veja as dicas e informações importantes que trouxemos.
Qual é a importância do diretor de vendas?
É comum que em algumas empresas o cargo de diretor e de gerente de vendas acabem se confundindo. Por isso, é extremamente importante fazer essa distinção, uma vez que o diretor tem uma função muito mais estratégica, enquanto o gerente trabalha com o operacional.
Mas o que isso significa? Quer dizer que o diretor de vendas deverá ser capaz de ter uma visão mais ampla e de fora dos muros da empresa, entendendo muito bem como anda o mercado, a conjuntura econômica, os concorrentes e assim por diante, buscando definir estratégias que serão aplicadas pelo seu time de vendas para que eles consigam se antecipar a todos esses dados e fechar mais negócios.
Assim, é papel do diretor de vendas
- ter um bom networking e um conhecimento do seu mercado;
- ter uma boa capacidade de análise de tudo o que acontece dentro e fora da empresa;
- ter uma visão estratégica;
- saber liderar;
- conseguir definir estratégias;
- conseguir avaliar e prever cenários;
- saber gerenciar crises.
O que observar ao contratar um diretor de vendas?
Como você pôde notar ao ler o tópico anterior, o diretor de vendas é um cargo primordial em qualquer empresa e que tem uma responsabilidade muito grande: analisar o seu mercado e definir estratégias que colaborem para o crescimento sustentável do negócio.
Por isso, é fundamental que o processo de recrutamento e seleção desse profissional seja feito de maneira adequada, contratando a pessoa certa para essa vaga. Veja alguns pontos essenciais.
1. Saiba o que a sua empresa espera do profissional
Qualquer processo seletivo deve sempre ter um perfil do que a empresa precisa e espera do candidato. Assim, antes de começar a recrutar, faça uma reunião interna e defina por que a companhia necessita de um diretor de vendas e o que é esperado desse profissional.
Dessa maneira ficará muito mais fácil encontrar o candidato que se encaixe nas necessidades do negócio, orientando todas as etapas de seleção de forma mais adequada para os objetivos.
Lembre-se também de fazer uma boa descrição da vaga, incluindo os pontos primordiais do que é esperado do candidato, o tamanho da sua empresa, a complexidade da vaga e as descrições das tarefas e das características do profissional.
Não se esqueça de incluir os dados básicos, como benefícios, salário e bonificações.
2. Analise o conhecimento de mercado dos candidatos
É essencial que o seu diretor de vendas tenha familiaridade com o mercado no qual a sua empresa atua. Isso se configura como experiência na área e conhecimento técnico do setor.
Além de analisar o currículo do candidato e as experiências prévias, vale a pena se dedicar a conversar tecnicamente sobre o mercado, pedindo para que ele faça uma análise rápida de como está o setor atualmente ou solicitando que comente sobre ações que ele teve em empresas passadas e que estiveram ligadas com o segmento em questão.
3. Considere o alinhamento com a cultura empresarial
Além de conhecer o mercado, um bom diretor de vendas deverá estar alinhado com os objetivos do seu negócio e, claro, com a cultura da sua empresa para conseguir realmente “vestir a camisa”.
Muitas vezes, as empresas contratam um profissional excelente, mas que dentro da companhia não rende o esperado. E o principal motivo pode ser uma falta de conexão com os valores do negócio, o que pode deixar o colaborador desmotivado para continuar realizando um bom trabalho.
Assim, deixe claro quais são os valores e no que a sua empresa acredita e busca em um funcionário e deixe que os candidatos pensem se estão de acordo com essa cultura.
Lembre-se de que quanto mais comprometido com o seu negócio o diretor de vendas estiver, melhor será o seu rendimento e, claro, os resultados do time.
4. Analise a formação educacional
Um diretor de vendas deverá ser um profissional com uma visão específica sobre o setor, além de ter um entendimento mais amplo e sistêmico de outras áreas que podem influenciar nas vendas.
Por isso, analise como é a formação educacional dos candidatos, se eles buscam esse conhecimento extra, com pós-graduações, treinamentos ou cursos rápidos. Pense também na atualização, dando preferência aos profissionais que continuam se especializando em técnicas mais recentes do mercado.
Vale lembrar que quanto melhor for a formação do diretor de vendas, maior será o seu conhecimento estratégico sobre a área, além da sua capacidade de gerir crises, por exemplo.
5. Preste atenção às atitudes
Pode ser que o candidato tenha uma ótima formação, mas são as atitudes dele que contarão na hora que uma crise se instalar, por exemplo. Por isso, faça entrevistas e converse com cada candidato para entender o perfil e as atitudes deles.
Se possível, tente forçar o candidato a tomar algumas decisões que sejam capazes de demonstrar a sua postura, os seus comportamentos, a sua ética e a sua capacidade de análise crítica — pontos essenciais para um bom diretor de vendas.
Analise também a capacidade de liderança do candidato, de tomar decisões sob pressão e, claro, a postura que cada um tem e o quanto ela está alinhada com as expectativas para o profissional e as tarefas que ele terá de desempenhar no dia a dia da empresa.
6. Saiba sobre sua experiência
É essencial que um bom diretor de vendas tenha experiência na área. Aliás, é da experiência e do conhecimento de mercado que ele será capaz de formar o seu networking, ampliando o alcance da sua marca.
Quanto mais experiente for o profissional, mais portas ele poderá abrir para a sua companhia, além de agregar no seu time com a sua visão diferenciada.
Assim, analise as experiências anteriores e tente dar preferência àqueles candidatos que já trabalharam em empresas de ramos semelhantes ao da sua ou que estivessem passando por situações parecidas com as quais o seu negócio está vivenciando.
Pergunte ao candidato sobre como era a política de vendas das empresas em que atuou, a estruturação e o desenvolvimento de equipes e como ele contribuiu para o crescimento das vendas ou para a resolução de conflitos e fortalecimento do pós-venda.
Como você viu, o processo de recrutamento e seleção de um diretor de vendas deverá ser muito bem elaborado e estruturado, afinal esse é um cargo de extrema importância em qualquer empresa e não ter atenção a esses pontos poderá dificultar o crescimento do seu negócio.
Por isso, muitas empresas utilizam um RH terceirizado, capaz de otimizar o processo e de encontrar o candidato a diretor de vendas certo para o seu negócio. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!