Planos de cargos e salários: como definir na sua empresa?

Os planos de cargos e salários são instrumentos gerenciais que definem um conjunto de regras e parâmetros técnicos para diferenciar a remuneração e os critérios de […]

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Os planos de cargos e salários são instrumentos gerenciais que definem um conjunto de regras e parâmetros técnicos para diferenciar a remuneração e os critérios de promoção, progressão, mapa de carreira e benefícios dos funcionários. Isso possibilita uma melhor estruturação da organização e a visão da trajetória que cada profissional tem pela frente.

O desempenho de uma organização depende de muitos fatores, entre eles, o nível de engajamento dos colaboradores. São eles que tornam real o modelo de negócios, portanto, cabe ao departamento de Recursos Humanos (RH) conquistar a confiança e a fidelidade deles, aumentando a performance e a motivação e atendendo às expectativas.

Continue a leitura e saiba como definir um eficiente plano de cargos e salários para a sua empresa. Acompanhe!

Entenda o atual funcionamento organizacional da empresa

A definição dos planos de cargos e remunerações depende do entendimento acerca do atual funcionamento da empresa. Isso significa que é necessário compreender como são estabelecidas as políticas internas, as hierarquias, os aspectos estratégicos e as ações administrativas, bem como os demais processos.

Tudo o que diz respeito ao relacionamento da organização com o colaborador precisa ser compreendido para que seja possível desenvolver um planejamento condizente com a realidade da empresa. Sendo assim, envolva todo o corpo executivo e chame os demais gestores para que eles participem do processo.

Realize uma pesquisa de mercado para ter parâmetros

A empresa não sobrevive sozinha no mercado, portanto é preciso considerar quais são as práticas adotadas pelos concorrentes diretos e indiretos. Ter acesso a essas informações permite estabelecer parâmetros de comparação para saber se as políticas que serão praticadas estarão muito acima ou abaixo da média do segmento.

Realize uma pesquisa de mercado. Conte com o apoio de uma consultoria de RH para levantar todas as informações essenciais. Essa é a base necessária para que as decisões tomadas sejam precisas e eficazes, alinhadas com os objetivos da companhia e de acordo com as necessidades dos profissionais.

Defina as políticas dos planos de cargos e salários

Com base nas informações levantadas no tópico anterior, você tem o necessário para definir as políticas dos planos de cargos e salários. É possível traçar um perfil das práticas de mercado para ter um direcionamento claro, consistente e que possibilite escolher bem as ações que serão tomadas. Essa etapa servirá como alicerce para as próximas.

Levante todas as atribuições existentes na empresa

Depois de analisar o mercado e ter uma ideia de como ele funciona, você entra na fase de identificação e levantamento de todas as funções existentes na empresa. Isso é válido para todos os níveis hierárquicos, contemplando a totalidade de equipes, departamentos e áreas. Prepare-se para fazer uma pesquisa profunda.

Esse processo pode ser realizado por meio de questionários e/ou entrevistas pessoais, sempre contando com o apoio dos heads de cada área. Os resultados encontrados aqui também servirão de base para a análise e padronização dos cargos, já que algumas funções, mesmo em departamentos diferentes, podem ser muito parecidas.

Descreva os aspectos detalhados de cada cargo

Com o levantamento do tópico anterior em mãos, você deve elaborar a narrativa que descreve, detalhadamente, tudo o que cada cargo faz. Também é preciso incluir nesse material as especificações, competências e habilidades requeridas para o pleno desempenho de cada função.

Atente-se para o fato de que esse é um relatório muito importante para o planejamento estratégico da empresa. Todas as informações contidas nele servirão de base também para o processo de recrutamento e seleção de talentos, bem como para a avaliação dos atuais funcionários, que podem estar abaixo do nível esperado pela organização.

Avalie e classifique os cargos

Este é o momento para adequar o valor relativo de cada cargo, ou seja, buscar o equilíbrio interno da organização. Nessa etapa, os cargos devem ser dimensionados e colocados em uma escala de importância para a empresa, identificando, assim, quais são os mais estratégicos e que merecem mais atenção.

Determine a estrutura salarial

No começo deste artigo você foi orientado a pesquisar as práticas de mercado dos concorrentes da sua empresa, portanto essa é a fase na qual será preciso usar aquelas informações para determinar a estrutura salarial. Enriqueça essa base de informações com as atuais possibilidades da organização.

Garanta que haja igualdade em relação às políticas salariais externas, pois isso contribui com a percepção que os profissionais têm sobre a empresa. O valor dos salários precisa ser, de alguma forma, equiparado com as práticas de mercado, caso contrário, pode ser interpretado como desvalorização dos colaboradores.

Alinhe as definições com a realidade da organização

Cada empresa tem a própria realidade, por isso é necessário incluir no seu cronograma de desenvolvimento de planos de cargos e salários um alinhamento das definições com a situação da organização. Lembre-se de que, de alguma forma, as diferenças identificadas precisarão ser compensadas.

Calcule os valores das faixas salariais para cada cargo ou grupo, envolvendo os custos com benefícios, programa de incentivos e outros. Alinhe esse processo com as etapas de crescimento dos profissionais, ou seja, os patamares que precisarão ser vencidos para que eles ascendam nas próprias carreiras dentro da empresa.

Implemente os planos de cargos e salários

A implementação dos planos de cargos e salários deve minimizar os impactos que isso pode causar na organização, como a demissão de pessoal, ajustes altos demais e o aumento de custos. Caso seja necessário, realize esse processo em etapas para que haja um tempo maior de adaptação da empresa à nova realidade.

Lembre-se de que o estabelecimento dos novos planos deve ser feito de forma sustentável, ou seja, algo que vai durar ao longo de muitos anos — não somente uma ação emergencial que busca aumentar o engajamento dos funcionários. Essas são políticas que precisam ser adotadas sem um prazo de validade.

Faça ações de endomarketing para divulgar os resultados

Convoque o head de marketing da sua empresa para, em conjunto com o RH, realizar ações de endomarketing a fim de divulgar os novos planos de cargos e salários. Isso possibilitará que as definições criadas sejam comunicadas de modo objetivo e transparente, convidando os colaboradores a participarem.

Os planos de cargos e salários promovem uma mudança na cultura organizacional e oferecem uma visão de futuro para cada um dos funcionários. Eles conseguirão enxergar as etapas que precisam percorrer para crescer dentro da empresa, aumentando o foco no próprio trabalho e, por consequência, motivando-se mais.

Ficou com dúvidas sobre a definição dos planos de cargos e salários abordados neste artigo ou tem outras dicas? Conte para a gente nos comentários!