A gestão do capital humano (HCM – Human Capital Management) em parceria com o setor de Recursos Humanos (RH) é de suma importância para as organizações que já se […]
A gestão do capital humano (HCM – Human Capital Management) em parceria com o setor de Recursos Humanos (RH) é de suma importância para as organizações que já se deram conta da relevância de seu pessoal para a obtenção do sucesso. HCM e RH atuam ao investir no público interno da companhia para formar profissionais de alta performance.
Por isso, é extremamente relevante que os gestores estabeleçam essa relação de parceria com o RH. Afinal, é de responsabilidade do RH realizar os processos de atração, retenção e desenvolvimento dos profissionais, de acordo com a demanda dos líderes.
Considerando a importância desse tema para as companhias, vamos expor, neste artigo, algumas dicas sobre como fazer a gestão do capital humano. Confira!
Aprimore os processos de recrutamento e seleção
O primeiro passo para unir HCM e RH é aprimorar os processos de recrutamento e seleção. Os gestores devem especificar o perfil de profissional que tem a ver com sua equipe, tanto no sentido de competências, habilidades e atitudes (CHA) quanto nos valores morais indispensáveis para a atuação.
Dessa forma, o setor de RH direciona o processo de recrutamento e seleção de modo a atrair e reter talentos que tenham mais probabilidade de se integrar e agregar valor à empresa — e isso é fundamental para formar equipes qualificadas.
Além disso, aprimorar essa fase auxilia na diminuição da rotatividade, consolidação da cultura e melhoria do clima organizacional. Afinal, os integrantes do time estarão falando a mesma língua e com objetivos alinhados.
Ofereça um plano de carreira
Quando a companhia almeja grandes talentos, deve se ater a ser uma empresa digna deles. Os profissionais de alta performance gostam de desafios, desejam ser valorizados e crescer em suas carreiras, por isso, é indispensável que a corporação ofereça um plano de carreira.
Com o plano de carreira, o colaborador se sentirá mais engajado, porque sabe onde está e sabe até onde pode chegar. E mais: sabe quais atitudes deve tomar para conseguir sua ascensão na organização. Dessa forma, além de direcionado ao objetivo, o profissional atuará com companheirismo, pois não verá seus colegas de trabalho como concorrentes, mas como parte fundamental para o crescimento mútuo.
Vale ressaltar que essa estratégia deve ser exposta de forma clara, objetiva e ética. Ou seja, não deve haver exceções, os profissionais precisam ter as mesmas condições de crescimento e têm de estar cientes dos pré-requisitos para conquistar esse fim. Ninguém pode ter o processo facilitado ou reduzido, pois isso geraria revolta e insatisfação dos demais colaboradores.
Promova uma boa comunicação interna
Para fazer a gestão do capital humano executivo, é preciso que os líderes e o RH se dediquem a promover uma boa comunicação interna. Isso se explica pelo fato de que, para os profissionais atuarem com eficiência, é imprescindível que estejam cientes sobre o que a empresa espera deles, qual a importância e o fim para a tarefa que realizam e qual a relevância das demais funções para o sucesso em conjunto.
Além disso, é necessário que todos sejam comunicados de maneira formal caso haja mudanças, imprevistos e demais situações que possam fazer as tarefas cotidianas entrar em contradições. Essa ação minimiza o famoso “telefone sem fio”, reduz conflitos e faz com que os profissionais se sintam respeitados em seus postos.
A boa comunicação interna também auxilia na criação de novas ideias e de ações improvisadas, caso necessário. Afinal, quando há organização e alinhamento de objetivos, fica mais simples desenvolver uma visão sistêmica e estratégica, tornando a tomada de decisões dinâmica e efetiva.
Aplique feedback constante
Outra estratégia muito inteligente para realizar a HCM é ter uma política de aplicações constantes de feedback. O feedback é de extrema relevância para que o profissional saiba onde está acertando e onde está seu ponto de melhoria e direcione seus esforços em aprimorar ainda mais seu desempenho.
O contrário também deve acontecer, ou seja, o líder deve se mostrar aberto a receber o feedback dos colaboradores e buscar melhorar suas estratégias de gestão em conjunto com a equipe. Isso faz com que essas observações se tornem fontes de melhoria contínua e não geradoras de conflitos.
Vale a pena ressaltar que o feedback é uma ferramenta que busca soluções, logo, não deve ser aplicada com cunho pessoal ou de forma extremamente crítica. Uma dica é sempre expor um ponto positivo antes de falar sobre o ponto de melhoria, pois isso mostra que o indivíduo é valorizado e que o feedback é feito para que ele ascenda como profissional e não para que se sinta inferiorizado ou ameaçado.
Por fim, o gestor deve analisar quais são os pontos de melhoria mais recorrentes e buscar aplicar treinamentos direcionados a sanar dúvidas e alinhar os procedimentos. Inclusive, realizar a reciclagem dos conhecimentos é sempre benéfico e deve ser uma prática constante para o sucesso da HCM.
Realize uma pesquisa de clima organizacional
Mais uma estratégia de HCM e RH é realizar uma pesquisa de clima organizacional. Com ela, é possível verificar a demanda dos profissionais, como estão se sentindo em relação à estrutura corporativa, aos seus colegas de equipe, aos seus líderes, às suas tarefas e às suas expectativas frente as suas carreiras na companhia.
Com esse diagnóstico, podem ser criados métodos inovadores para motivar as equipes, aprimorar os processos e melhorar a interação entre os colaboradores. Uma observação é que essa estratégia só deve ser utilizada se os gestores estiverem dispostos a mudar e se a empresa apresentar capital disponível, considerando as demandas que vão surgir.
Como vimos, ter uma relação de parceria entre HCM e RH é de suma importância para o desenvolvimento da empresa, porque gera profissionais de alta performance que se sentem engajados em atuar na organização com confiança e competência. Quando o gestor faz o planejamento do capital humano em conjunto com o RH, ele consegue montar equipes de sucesso que contribuem para o crescimento e competitividade da companhia.
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