A retenção de talentos é uma estratégia composta por um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas com o objetivo de garantir que seus colaboradores mais engajados […]
A retenção de talentos é uma estratégia composta por um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas com o objetivo de garantir que seus colaboradores mais engajados e que apresentam os melhores resultados permaneçam nas organizações por mais tempo.
Trata-se de uma estratégia amplamente adotada em todo o mundo, principalmente nas companhias que mais se destacam em seus segmentos. É o caso, segundo reportagem de O Globo, de Walt Disney, Apple, Google, Nike e outras.
Reter talentos possibilita alcançar muitos benefícios, como construir um clima de trabalho agradável, garantir mais engajamento e produtividade, dar mais fluidez ao processo de tomada de decisão e economizar recursos.
Para alcançar esses e outros benefícios, continue a leitura deste artigo e saiba como garantir a retenção de talentos na sua empresa.
Promova um bom ambiente de trabalho
Comecemos pelo ambiente de trabalho. A quantidade de horas que cada profissional passa dentro da empresa revela que ela é, definitivamente, um segundo lar. Em muitos casos, o colaborador fica mais tempo na companhia do que em casa.
Quando o local de trabalho não oferece bem-estar, a empresa fica suscetível ao surgimento de muitos problemas: estresse, conflitos pessoais, retrabalho, fofoca, excesso de competitividade e baixa produtividade.
É necessário buscar a qualidade de vida no trabalho por meio do investimento em ações motivacionais e quesitos estruturais. O mobiliário precisa ser ergonômico, a iluminação adequada e os espaços de trabalho bem divididos.
Não existe a necessidade de diminuir o horário de trabalho. Contudo, é importante considerar a implantação de horários flexíveis, programas de ginástica laboral e o incentivo às atividades físicas — por meio de parcerias com academias.
Melhore os processos de comunicação
Outro ponto que merece atenção é o conjunto de processos internos de comunicação. O diálogo é a chave de qualquer relacionamento, inclusive empresa-colaborador.
Quando se fala em retenção de talentos, o diálogo tem uma participação especial. A boa comunicaçãoentre as pessoas permite o alinhamento necessário para que elas consigam desempenhar suas funções.
Esse também é um ponto que contribui para a melhoria no clima de trabalho. Isso revela que se trata de algo que deve começar pelas lideranças, por meio de uma comunicação clara e que não deixa margens para dúvidas.
Todos os líderes e gestores devem compreender a importância de se comunicar com os outros. Para tal, pode-se optar pela horizontalização do processo de comunicação, no qual as portas estão abertas para todos.
Valorize o profissional que é dedicado
A retenção de talentos também revela a capacidade da empresa de reconhecer os indivíduos. É importante que os líderes e demais gestores saibam o que cada colaborador faz, no que se formou e quais são seus desejos e expectativas.
Essa é uma maneira eficaz de alinhar propósitos, mais precisamente os da empresa com os do colaborador. Quando surgir uma oportunidade, é possível valorizar o profissional e oferecer algo que ele gosta de fazer e/ou está capacitado para tal.
Ao tomar essa atitude, você faz com que a empresa demonstre um sinal de reconhecimento que não tem preço e, de diversas formas, estimula o colaborador a permanecer no quadro de profissionais que fazem parte dela.
Considere também não tratar as pessoas como números. Cada profissional deve se sentir único e ser valorizado por sua contribuição. É dessa maneira que as pessoas visualizam o quanto são importantes para o bom funcionamento da organização.
Crie planos de carreira
Antigamente era muito comum ouvir de um profissional que o sonho dele era trabalhar muitos anos em uma determinada empresa. Esse cenário mudou na atualidade, pois a geração do momento não tem esse tipo de pensamento.
A geração Z, composta pelos nascidos a partir de 1995 até o momento, tem pressa e abraça as oportunidades que aparecem. Por isso, é fundamental investir na retenção de talentos e evitar o aumento da rotatividade de pessoal.
Um bom plano de carreira permite que os colaboradores tenham visibilidade em relação ao futuro profissional. Se eles não se sentem motivados e seguros, é provável que busquem oportunidades fora de sua organização.
Outra vantagem do plano de carreira é a garantia maior do talento, pois os profissionais podem desenvolver habilidades e competências requeridas para o futuro da empresa, como a sucessão de líderes.
Mostre que a liderança dá o exemplo
Um dos motivos que leva o colaborador a pedir demissão é a insatisfação com seus gestores. Por trás disso, é possível elencar motivos como o excesso de discurso e a falta de alinhamento com a prática.
Isso significa que há muitos gestores que falam muito e fazem pouco, deixando a cargo dos colaboradores a parte prática de seus discursos. Contudo, eles deveriam saber que a liderança precisa ser exercida pelo exemplo.
Bons líderes são motivadores e conseguem contribuir para a retenção talentos. Sendo assim, eles devem realizar suas tarefas com o máximo de dedicação e bons resultados para engajar suas equipes.
Gestores centralizadores precisam aprender, delegar e, mais do que isso, colocar as mãos na massa. O compartilhamento de valores da empresa também é essencial, pois mostra alinhamento entre gestão e companhia.
Construa uma cultura de feedback
A troca de feedbacks entre os profissionais de sua empresa, independentemente do nível hierárquico, pode trazer resultados positivos que vão além da retenção de talentos. Trata-se de uma experiência muito proveitosa.
Um bom feedback é planejado e começa no ponto em que está definido o que será dito, para evitar uma conversa com tempo inferior ou superior ao ideal. Ela é feita de modo sincero e com total empatia.
O colaborador deve sentir confiança em seus líderes, inclusive para ter vez e voz para falar e dar o próprio feedback. Mais que isso, ele precisa ser escutado e ter cada ponto ponderado para saber como contribuir para o sucesso da organização.
A horizontalização do processo de comunicação, ponto abordado em outro tópico, influencia também a construção dessa cultura de feedback — na qual tudo é feito a partir do diálogo claro e aberto, aquela chave essencial para o bom relacionamento empresa-colaborador.
Observe que a retenção de talentos vai muito além de um aumento de salário ou uma entrega de prêmios. Essa estratégia depende de ações de todos os tamanhos, mas que, em comum, têm o fator motivacional para conquistar a confiança das pessoas.
As ações que envolvem a retenção de talentos também devem ser aplicadas em processos como o recrutamento e a seleção de profissionais. Para saber como fazê-los do modo correto, confira este artigo.