As empresas buscam cada vez mais obter o máximo de lucro empregando o mínimo de recursos. Entender o ROI recrutamento e seleção é um aspecto importante para atingir […]
As empresas buscam cada vez mais obter o máximo de lucro empregando o mínimo de recursos. Entender o ROI recrutamento e seleção é um aspecto importante para atingir esse objetivo, conseguindo o máximo aproveitamento dos processos de escolha dos novos funcionários e garantindo a contratação certa.
Trata-se de um recurso importante que nem sempre é valorizado e, muitas vezes, é temido pelos profissionais de Recursos Humanos, por se tratar de um conceito diretamente envolvido com valores e números. Como o retorno sobre investimento é aplicado na empresa e como melhorar a triagem de candidatos para uma vaga? Esse assunto é o tema deste post. Acompanhe!
O que é ROI?
ROI significa Return Over Investment e mensura o percentual de retorno sobre um valor investido, permitindo a compreensão do que foi gasto e quanto lucro ou prejuízo trouxe para a empresa.
Trata-se de um conceito associado às finanças, mas que passou a ser aplicado em outros aspectos da empresa para identificar o sucesso de um planejamento ou de uma nova ação. Com a mudança do RH para uma abordagem estratégica, o conceito também passou a ser usado na gestão de pessoas.
O uso do ROI permite justificar os investimentos aplicados na melhora do recrutamento e seleção. A ferramenta pode ser usada como argumento para atrair mais recursos para esse processo e também para avaliar se a estratégia está surtindo os efeitos desejados.
Apesar da gestão de pessoas envolver ganhos que nem sempre podem ser mensurados numericamente, abrangendo conceitos intangíveis, é possível chegar a um valor aproximado de ROI que justifique os valores aplicados e direcionem as estratégias voltadas a um recrutamento mais bem-sucedido.
Como calcular o ROI recrutamento e seleção?
Para realizar o cálculo do retorno sobre investimentos aplicados nos processos de recrutamento e seleção da empresa, é preciso contar com pessoas que entendam esse trabalho e saibam lidar com a análise de números e dados.
Pode ser aplicada uma fórmula simples, que subtrai o valor do investimento inicial do ganho obtido, dividindo esse valor pelo investimento inicial. Por exemplo, uma empresa que teve um ganho de 40 mil reais e um investimento de 10 mil reais consegue um ROI de valor 3, o que significa que o retorno sobre o investimento foi 3 vezes maior do que o valor investido.
É comum multiplicar esse fator por 100, para trabalhar com os dados sobre o conceito de porcentagem. No exemplo dado, o ROI é de 300%. Porém, essa é uma abordagem bem simplória e direta, apenas para que a equipe tenha uma noção aproximada do quão vantajoso foi apostar na estratégia X ou Y para melhorar o recrutamento da empresa.
Devemos lembrar que diversos fatores são impactados, não apenas os números finais de produção. Afinal, a qualidade melhora, acarretando menores índices de reclamações de clientes. O engajamento da equipe também aumenta, facilitando a gestão de pessoas. Como resultado, a empresa sofre uma valorização no mercado, não só em relação à atração de profissionais mais qualificados como também na diferença do atendimento.
Todos esses aspectos são importantes para o crescimento da empresa e devem ser incluídos na hora de avaliar o retorno sobre investimento de ações voltadas para contratações mais acertadas.
Como uma contratação errada afeta a organização?
A realização de um processo seletivo tem uma demanda grande de custos e tempo. É necessário que o departamento de RH se mobilize, desde o planejamento sobre como o recrutamento será feito, passando pelo anúncio da vaga, triagem de currículos e realização de entrevistas, até a contratação do funcionário.
Durante a escolha do candidato, os profissionais de RH acabam se concentrando nessa tarefa, deixando de lado outros aspectos que envolvem a gestão de pessoas e são essenciais para o crescimento estratégico da empresa.
Quando a demissão ocorre em um curto período de tempo, solicitada pelo gestor ou pelo próprio funcionário, todo o planejamento de produção é afetado. O engajamento entre os funcionários é abalado e a equipe fica sobrecarregada, tentando cobrir a lacuna deixada pela vaga em aberto.
Há ainda os custos de pagamento dos direitos da pessoa desligada e os de realização de outro processo seletivo, além do prejuízo causado à marca empregadora da organização. Portanto, uma contratação errada provoca um grande impacto negativo à empresa.
Por que optar por uma empresa de recrutamento e seleção?
Um trabalho de recrutamento de talentos bem estruturado, planejado e que usa dados e profissionais especializados gera funcionários 20% mais produtivos. Os resultados são observados não só dentro do alcance das metas, mas também impactam o crescimento da empresa em longo prazo.
Não por acaso, terceirizar o processo de escolha dos novos contratados faz toda a diferença para as contas da companhia e para a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes. Afinal, uma empresa especializada em recrutamento pode fazer contratações mais alinhadas tanto com as características da vaga quanto com a cultura organizacional da contratante.
Essa importância é ainda maior quando se trata de cargos executivos, que exigem um alto nível de especialização dos candidatos, tornando mais difícil a sua localização por meio de processos de recrutamento comuns.
O departamento de RH fica livre para outras atividades e como o índice de acerto é maior, a terceirização apresenta um custo-benefício vantajoso, sendo até mais barato para a organização do que realizar essa triagem internamente.
Apostar em uma empresa especializada para fazer o recrutamento não significa deixar de lado um processo tão importante. Na verdade, você vai contar com uma ajuda essencial para o desenvolvimento da sua organização, um reforço que pode fazer toda a diferença no crescimento, aumento dos lucros e desenvolvimento corporativo.
Entender o ROI recrutamento e seleção, como calculá-lo e como melhorar esse retorno pode ser o fator-chave de sucesso da sua empresa. Com essa ferramenta, fica mais fácil compreender o que realmente está funcionando e até justificar a contratação de especialistas para realizar esse trabalho, desafogando o RH e garantindo melhores resultados.
Agora que você já sabe como o ROI funciona, aproveite para conferir este post sobre gestão do capital humano e aprenda como fazer um bom planejamento!