Formar uma boa equipe de trabalho é um dos grandes desafios das empresas. Trata-se de uma tarefa que exige atenção, pois a contratação de um profissional cujo perfil é […]
Formar uma boa equipe de trabalho é um dos grandes desafios das empresas. Trata-se de uma tarefa que exige atenção, pois a contratação de um profissional cujo perfil é inadequado e a perda de um excelente colaborador podem causar prejuízos, inclusive, financeiros. Por isso, é preciso ter cuidado com a rotatividade de pessoal, que passa diretamente pela taxa de turnover.
Os valores gastos com as admissões e as demissões costumam variar, mas podem gerar um valor muito alto para a empresa — principalmente, se ela não estiver financeiramente preparada para essas situações. O fato é que o cuidado com a taxa de turnover não deve partir apenas da área de Recursos Humanos. Esse é um dever de todos os gestores da companhia.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda qual é o impacto do turnover nas empresas!
O que é turnover?
O turnover é um termo original da língua inglesa e pode ser traduzido para o português como “reversão” ou “renovação”. Na área de Recursos Humanos, essa palavra foi incorporada com o intuito de definir o número de admissões e desligamentos de colaboradores em determinados períodos. Esse dado também pode ser designado como índice de rotatividade.
O cálculo do turnover tem o objetivo de expor a frequência com a qual os funcionários são substituídos pela empresa, ou pedem seu desligamento. Com esse cálculo, é possível avaliar a rotatividade global e setorial de uma empresa. Por exemplo, vamos imaginar que, em uma corporação “X”, o setor de marketing tem baixo índice de turnover e o setor de serviços gerais sofre alterações de pessoal a cada seis meses.
Com essa análise, o gestor passa a conhecer os setores nos quais, provavelmente, os conflitos são maiores ou os treinamentos são menos eficientes (até inexistentes em alguns casos) e, dessa forma, pode tomar medidas para aprimorar o setor e diminuir tanta alteração de pessoal em curtos períodos de tempo.
A alta taxa de turnover gera insegurança nos profissionais, pois eles sentem não ter estabilidade em seus cargos, logo, sua produtividade cai e começa a existir uma competitividade tóxica tanto em relação à corporação quanto aos colaboradores.
Quais são as causas do turnover?
São inúmeras as causas que fazem com que a taxa de turnover aumente e gere impactos à companhia. Entre as principais, estão as más condições de trabalho, que fazem com que o profissional seja exposto a riscos desnecessários, por exemplo. Há também a má remuneração, ao oferecer um valor abaixo da média do mercado para o trabalho exercido.
Assédio moral ou falta de incentivo aos colaboradores, por sua vez, fazem com que eles se sintam desvalorizados pela corporação. Além disso, podemos citar como causas secundárias a insatisfação do profissional com a tarefa, que pode ser motivada por divergências de interesses entre líderes e liderados e por um clima organizacional ruim.
Outro fator que pode ampliar a taxa de turnover é o mercado de trabalho aquecido, pois, com isso, os bons profissionais são mais requisitados, recebem propostas mais altas e benefícios mais interessantes. Logo, a corporação deve estar atenta às mudanças do mercado para tomar ações mais rápidas e estratégicas em relação à retenção de seus talentos.
Por fim, podemos citar a inadequação ao cargo e pouca experiência profissional, atrelada a um treinamento ineficaz, que podem aumentar a rotatividade e fazer com que o colaborador se sinta inferiorizado e incompreendido pela organização.
Quais são os impactos do turnover?
Custos com encargos trabalhistas
De acordo com a explicação do primeiro tópico, vimos que o turnover acontece quando a corporação desliga um colaborador ou quando o próprio funcionário pede seu desligamento. No primeiro caso, como foi a empresa a responsável por demitir o profissional, os encargos trabalhistas serão custeados pela própria companhia, salvo os casos de demissão por justa causa.
Custear os encargos trabalhistas é um prejuízo para a organização e, como sabemos, esse valor é alto. Agora, imagine esse valor tendo de ser custeado com grande frequência — esse é o primeiro impacto causado pela rotatividade.
Redução da produtividade
Além desse custo financeiro explícito, há os gastos implícitos a serem considerados. Um deles é a perda de mão de obra e, consequentemente, diminuição da produtividade. Ao demitir um profissional, é preciso substituí-lo, logo, gasta-se com processos de recrutamento e seleção e treinamentos. Até o novo colaborador se adaptar, ampliam-se os erros, o ritmo de trabalho é menor e os resultados aparecem mais lentamente, ou seja, prejuízo para a empresa.
Piora do clima organizacional
Outro impacto causado pela alta taxa de turnover é a queda na qualidade do clima organizacional. Isso acontece porque, ao observarem o alto índice de demissões, os profissionais se sentirão inseguros e serão tomados pelo estresse, que fará com que percam o foco e sejam menos produtivos.
Essa situação pode ser comparada a um terror psicológico e afeta a saúde das pessoas, gerando o aumento de outro índice, o absenteísmo. Nos últimos anos, as crises de ansiedade, pânico e depressão, têm sido as maiores causas de afastamento dos colaboradores e, com a grande competitividade, esse número tende a aumentar. Diante disso, as empresas devem estar atentas e tomar ações preventivas.
Quando frequente, a demissão sem justa causa de colaboradores faz com que os demais funcionários desviem o foco dos resultados e se tornem inseguros, instáveis, desconfiados e em postura defensiva.
Com isso, muitos passarão a procurar outro emprego. Aos poucos, o turnover vai se tornando uma bola de neve e passa a impactar a qualidade do trabalho, a produtividade, o comprometimento das equipes e afeta negativamente outros índices relevantes para a organização.
Por outro lado, a demissão por justa causa é encarada de forma mais amena pela empresa e raramente impacta o clima organizacional, exceto se o desligamento for motivado por uma atitude frequentemente realizada pelos colaboradores. Para tomar essa decisão, a corporação deve aplicar antes um feedback coletivo para alinhar as práticas inaceitáveis.
Como calcular o turnover?
Para que a empresa crie uma base sólida e segura para as ações estratégicas que envolvem o próprio desenvolvimento, é preciso calcular a taxa de turnover. Quando essa taxa é alta, deve ser gerado um alerta na organização, caso contrário, a corporação deve se esforçar em termos de melhoria contínua e em manter as práticas que estão sendo eficientes. Calcular e acompanhar a rotatividade deve ser uma ação frequente da companhia.
O cálculo mais comum para identificar a taxa de turnover da sua corporação é:
- número de admissões + número de demissões / 2 / número total de funcionários da empresa.
O resultado obtido será em porcentagem. Para efeito de comparação, a taxa de rotatividade de pessoal no Brasil em 2017 foi de 38,5% — o menor índice dos últimos 10 anos. Os efeitos da recessão sobre o mercado de trabalho aumentaram a taxa de desocupação e fizeram com que o brasileiro trocasse menos de emprego.
Alguns estudiosos creem que o cálculo apresentado acima não é o mais indicado para as companhias que apresentam grandes oscilações de pessoal por causa de sazonalidades, como as indústrias, os call centers, hotéis e supermercados. Nesse caso, podemos aplicar dois novos cálculos.
O primeiro é o cálculo de taxa de desligamento:
- número de demissões / número de funcionários ativos que estavam trabalhando até o último dia do mês anterior.
O segundo cálculo considera as substituições:
- número de demissões que terão substituição + número de admissões para substituição / 2 / número de funcionários ativos que estavam trabalhando até o último dia do mês anterior.
Como combater o turnover?
Uma corporação tem muitas formas de combater a taxa de turnover. Veja algumas ações a seguir!
Aperfeiçoe os processos de contratação
Ela pode começar aperfeiçoando os processos de recrutamento e seleção, para que os profissionais contratados tenham um perfil compatível com o da empresa, tanto em nível de especialização quanto em um prisma psicológico.
Trabalhe a motivação dos colaboradores
Também é fundamental trabalhar a motivação dos colaboradores. Isso pode ser feito com:
- estabelecimento de uma política de benefícios mais competitiva;
- uma jornada de trabalho flexível;
- treinamentos bem elaborados;
- reciclagens frequentes;
- acompanhamento da evolução de cada colaborador;
- aplicação de feedback.
Aprimore a política de cargos e salários
Aprimorar a política de cargos e salários é outra estratégia muito sábia para diminuir o turnover nas empresas, porque, dessa forma, o profissional estará ciente de onde está e aonde pode chegar na corporação.
Ademais, o colaborador terá ciência de quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que ele deve trabalhar para alcançar a ascensão em sua carreira dentro da organização e quanto tempo isso vai levar. Por conseguinte, isso o deixará mais engajado.
Identifique os pontos fortes e fracos da empresa
Outro modo de combater a rotatividade é identificar quais os pontos fortes e fracos da empresa e quais são os desafios e as oportunidades que se apresentam a ela. Realizar uma pesquisa de clima organizacional é uma excelente maneira de fazer esse diagnóstico e de identificar quais são os pontos de maior risco e os que estão dando certo na companhia.
Encare a redução do turnover como um trabalho conjunto
Vale a pena lembrar que o combate ao turnover não é uma responsabilidade exclusiva do setor de Recursos Humanos, logo, os gestores devem ser engajados a cooperar e trabalhar de modo a minimizar esse índice. Não adianta estabelecer políticas motivacionais para os profissionais se os gestores se mostrarem resistentes e não se importarem com sua equipe. Essa é uma tarefa a ser feita em conjunto para que se alcancem resultados eficientes e duradouros.
Com a união das áreas, também ficará mais simples definir os perfis ideais de candidatos para cada setor, evitando a admissão de profissionais que não se adaptem ao modo de atuação esperada pela empresa.
Como vimos, controlar a taxa de turnover é primordial para que a corporação se mantenha competitiva no mercado. Para as companhias que querem ampliar seus resultados e reter seus talentos, é recomendável que busquem auxílio para realizar esse planejamento estratégico.
Esse serviço é realizado por empresas de consultoria, como a DeBernt, uma organização consolidada no mercado, que tem uma equipe especializada em ampliação de resultados e otimização dos processos, incluindo diminuição da taxa de turnover, absenteísmo e a melhoria do clima organizacional.
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