Liderança e comunicação são habilidades-chave dentro de qualquer empresa, pois são fundamentais para uma gestão de pessoas eficaz. No entanto, o sucesso de uma liderança depende […]
Liderança e comunicação são habilidades-chave dentro de qualquer empresa, pois são fundamentais para uma gestão de pessoas eficaz. No entanto, o sucesso de uma liderança depende do seu desempenho nas habilidades de comunicação.
Comunicar-se bem permite expressar suas ideias, criar e manter bons relacionamentos, inspirar pessoas, apresentar novas oportunidades e até conduzir melhor os processos de recrutamento e seleção.
No cotidiano da organização, é necessário saber se comunicar com diferentes pessoas, dos colaboradores aos executivos que ocupam os cargos gerenciais — em especial, estes últimos, pois influenciam nos resultados da companhia.
Continue a leitura deste artigo e saiba como desenvolver habilidades de comunicação.
Seja um bom ouvinte
Sabia que quem dá atenção às necessidades das outras pessoas consegue exercer melhor seu poder de influência? Muitas pessoas consideram que o líder que fala bem é um melhor influenciador. Porém, quem é bom ouvinte tem mais vantagens.
Um estudo publicado pelo Journal of Research in Personality envolvendo profissionais de uma companhia avaliou como os participantes eram influenciados pelos demais, e o resultado foi surpreendente!
Os participantes que eram bons ouvintes conseguiram obter mais informações sobre seus interlocutores e, desse modo, isso colaborou com o processo de construção de confiança — fundamental para o relacionamento interpessoal.
Desenvolva essa habilidade adotando alguns comportamentos. Comece não excluindo ou interrompendo os outros — principalmente diante de pontos de vista alternativos, e aprenda a ouvir verdadeiramente.
Quando o outro estiver falando, preste atenção no que é dito e, para isso, evite formular e fazer continuamente perguntas ou colocações. Deixe o interlocutor finalizar seu raciocínio e pontuar tudo o que for necessário.
Peça feedbacks aos interlocutores
A experiência de profissionais de nível sênior e que ocupam cargos gerenciais é muito importante para o seu trabalho. Por isso, os feedbacks que eles têm a oferecer são fundamentais no processo de comunicação entre vocês.
Como o RH contribui com o recrutamento e seleção de profissionais para todos os setores da corporação, a opinião das demais lideranças contribui com a melhoria desses e de outros processos da sua área.
Antes de divulgar uma nova vaga, obtenha o máximo de informações sobre a posição, bem como as competências e habilidades desejadas pelo gestor. Aproveite para se aproximar e conversar mais com o líder da área.
Peça um feedback sobre o nível dos candidatos que o RH conduz para a entrevista com essa liderança. Essa conversa vai ajudá-lo a entender melhor as expectativas e necessidades que envolvem os resultados produzidos pelo departamento.
Da mesma forma, torna-se mais fácil comunicar oportunidades para os profissionais dessa área — dentro e fora da empresa. Por meio do feedback, você recebe a orientação necessária para ser mais preciso em suas escolhas.
Esteja disponível para o diálogo
Não seja um profissional inacessível. Excesso de seriedade, por exemplo, pode ser interpretado como mau humor, e nós vamos falar mais adiante sobre a linguagem verbal e corporal.
Tenha em mente que você passa muito tempo com seus colegas de trabalho e, certamente, lida com diferentes personalidades. Algumas pessoas tornam o dia mais prazeroso e outras um pouco mais difíceis.
Independentemente de quem seja, você precisa demonstrar uma abertura para o diálogo. Mantenha sempre a compostura e deixe de lado as emoções para não ser influenciado por elas.
Converse sempre olhando nos olhos do interlocutor e jamais parta para o confronto. Em vez disso, exercite sua capacidade de ser empático, entendendo o contexto em que a pessoa vive, seus valores, desafios e necessidades.
Transmita confiança e passe credibilidade
Os pontos que foram abordados ajudam a desenvolver habilidades de comunicação, bem como a transmitir confiança e passar credibilidade. No entanto, é preciso ir além, pois você faz parte da equipe de tomadores de decisão da companhia.
Lembre-se que a área de Recursos Humanos entrou para o seleto time que faz parte da estratégia das companhias — afinal, é por meio dela que é contratado e inspirado o capital humano.
As decisões e o modo como você trabalha contribuem com a criação da sua reputação. Como líder, é preciso colocar em prática todos os seus discursos e manter sempre uma postura íntegra.
Trate com respeito todos os profissionais, independentemente da hierarquia, e mantenha-se aberto para o diálogo. Oriente as pessoas para que elas alcancem os melhores resultados e contribua positivamente com o sucesso delas.
Analise com cuidado todas as situações
É comum, no ambiente de trabalho, se deparar com situações nas quais uma ou mais pessoas estão sofrendo uma penalidade por causa de uma tarefa incompleta ou resultados não alcançados. O fato é que nem tudo é o que parece ser.
Considere sempre que ninguém é o dono da verdade. Mesmo diante de uma situação que indica de forma clara o que está na sua frente, pare e reflita. Obtenha suas informações sempre de fontes seguras e confiáveis.
Para você melhorar e desenvolver habilidades de comunicação, é preciso trabalhar sempre com a certeza de que suas opiniões e considerações estão baseadas em dados sólidos e atualizados.
Na dúvida, prefira não emitir uma opinião. Isso ajuda a manter o equilíbrio diante de conflitos ou situações que podem levar até eles. Por isso, analise criteriosamente todas as situações que passarem por sua responsabilidade.
Cuide da sua linguagem verbal e corporal
Por fim, atenção redobrada com sua linguagem — tanto a verbal quanto a corporal. Preocupe-se com a forma como escreve e fala, evitando dupla interpretação. Sendo assim, seus argumentos precisam ser claros.
Quando precisar defender seu ponto de vista, exercite a flexibilidade e respeite o ouvinte. Tome cuidado com a escolha das palavras e fique atento ao conjunto da sua linguagem, pois seu corpo também transmite muitas mensagens.
Contato visual, gestos e até tom de voz são ferramentas de comunicação que muitos ignoram. Adotar uma postura relaxada, por exemplo, com braços descruzados, pode transmitir que você é uma pessoa acessível.
Sendo assim, é necessário estabelecer um meio termo no qual a mensagem que está sendo transmitida com sua fala esteja em sintonia com a linguagem corporal, evitando desconfianças e interpretações equivocadas.
Mesmo com os benefícios de desenvolver habilidades de comunicação, muitos gestores ainda resistem diante dessa necessidade. Adotar essa prática tem riscos, pois ela limita seus resultados junto a companhia e seus membros.
Se essa é a sua mentalidade, é importante repensá-la. Ao deixar de desenvolver habilidades de comunicação, sua capacidade de lidar com as outras pessoas — algo fundamental em RH — será comprometida.
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