Por que ter perfil de empresa no LinkedIn é importante? Entenda!

A presença nas redes sociais é um aspecto importante nos últimos anos e que se estende também para as organizações. Muitas se contentam apenas com uma […]

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A presença nas redes sociais é um aspecto importante nos últimos anos e que se estende também para as organizações. Muitas se contentam apenas com uma página no Facebook ou uma conta no Instagram, mas ter o perfil de empresa no LinkedIn é importante para a divulgação e reputação da marca.

Entretanto, algumas pessoas se questionam por que usar essa rede social e quais vantagens ela pode trazer. É sobre isso que trataremos neste post. Acompanhe!

Por que abrir uma conta no LinkedIn?

 

O LinkedIn é a rede social mais importante quando pensamos em conexões profissionais. Em 2017, alcançou a marca de 500 milhões de usuários, com 29 milhões de pessoas cadastradas só no Brasil, colocando o país como terceiro maior mercado da empresa.

Atualmente, os brasileiros são responsáveis pela publicação de 12 mil artigos semanais na rede, fornecendo informações relevantes para a vida profissional de seus contatos. Há possibilidade de acesso a mais de 10 milhões de vagas e a dados de nove milhões de empresas.

O site é totalmente gratuito, o que o torna mais democrático e acessível, apesar da sua abordagem sóbria e formal. O LinkedIn é uma rede social com foco na vida profissional, que oferece perfis de atuação segmentados, formação de grupos por áreas de interesse e compartilhamento de conteúdo que agrega ao trabalho diário.

Devemos destacar que o espaço também é útil para a conquista de novos clientes, impulsionando a imagem da empresa e divulgando as novidades e particularidades do negócio como um todo, não apenas voltado para o mercado de trabalho.

Como é criado um perfil de empresa no LinkedIn?

 

O perfil de empresa no LinkedIn é criado de maneira fácil e rápida, levando apenas alguns minutos. O primeiro passo é acessar o site da rede ― na primeira página já abre um quadro pedindo dados como nome, e-mail, telefone e criação de senha. São as primeiras informações para a criação da conta. Essa etapa é finalizada no botão “Cadastre-se agora”.

Esse passo a passo serve para a criação de uma conta pessoal. A partir desse perfil, você pode criar uma Company Page. A evolução para isso é muito simples: basta clicar no menu “Soluções”, localizado no canto superior direito da página. Ao abrir as opções, você vai encontrar na parte de “Serviços empresariais do LinkedIn” a opção “Crie uma Company Page”. Pronto! Basta preencher com os dados da empresa.

Por que essa rede social é fundamental nas relações de trabalho?

 

No LinkedIn, o foco está na construção de networking e ligações que possam ser úteis para a vida profissional.

Os profissionais entram na rede com o intuito de encontrar novas oportunidades de trabalho. As pessoas também indicam a empresa para a qual prestam serviços em seu perfil e usam um link para direcionar os visitantes para a página dessa empresa. Trabalhadores freelancer usam a rede para encontrar novos contatos e divulgar seus serviços.

Em todos esses aspectos, a abordagem pessoal é deixada de lado para favorecer o profissional. O objetivo do LinkedIn é valorizar e incentivar conexões que viabilizem parcerias e novos trabalhos.

Essa rede social abre espaço para a formulação de projetos pessoais e para a construção de uma rede de relacionamentos de qualidade.

Quais vantagens a empresa tem ao usar o LinkedIn?

 

Aumento da presença on-line

Criar uma presença forte na internet é importante para qualquer empresa, independentemente do seu setor de atuação ou porte. O LinkedIn ajuda nessa tarefa, tornando-se mais um canal para a divulgação da missão e valores da empresa, novidades e lançamentos de produtos.

Search Engine Optimization

As vagas publicadas no LinkedIn aparecem nas buscas do Google. O que isso significa? Que muitas pessoas vão conhecer a sua empresa ao procurar emprego, o que aumenta a visibilidade da sua corporação, ajudando a fortalecer a sua presença.

Se a interação entre empresa e pessoa física for positiva, isso vai agregar mais valor à sua marca e ajudá-la a ficar conhecida ou se fortalecer ainda mais no mercado.

Possibilidade de divulgar contratações

Muitas organizações usam essa rede social para publicar vagas e fazer o recrutamento de talentos. É um excelente canal, pois os profissionais estão concentrados no LinkedIn e, muitas vezes, o usam como ferramenta para recolocação no mercado de trabalho.

Por meio da sua página, esses candidatos vão avaliar se a empresa corresponde às suas expectativas pessoais e já realizam uma pré-triagem. Se forem chamados para o processo seletivo, esses indivíduos já sabem algumas informações de antemão e estarão engajados para entrar na empresa.

Identificação de profissionais adequados aos perfis

O caminho inverso no processo de recrutamento também pode ser realizado. A empresa pode avaliar o perfil dos candidatos dentro da rede social e decidir quem tem as habilidades necessárias para preenchimento da vaga.

Além disso, os recrutadores podem usar a rede para fazer uma busca ativa dos profissionais e contatar as pessoas que têm experiência, formação ou skills desejados.

Proximidade maior e acessibilidade

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa de comunicação. Por meio dele, é possível esclarecer dúvidas, participar de discussões, publicar artigos relacionados ao setor e estreitar o relacionamento com profissionais e outras empresas.

Tudo isso ajuda na construção de uma imagem robusta para a organização, não só como marca empregadora, mas também divulgando programas de engajamento e participação na sociedade.

Como criar uma boa página no LinkedIn?

Alguns detalhes são importantes para criar uma página relevante no LinkedIn. Podemos destacar:

  • manter o perfil atualizado;
  • participar de grupos de discussão relevantes para o negócio;
  • publicar artigos que tragam informações úteis para o seu público-alvo da rede;
  • solicitar recomendações e depoimentos na página;
  • usar boas imagens;
  • incluir uma página de produtos e serviços.

Investir na criação de um perfil de empresa no LinkedIn é apostar na construção de uma boa reputação on-line da organização, trabalhando a imagem corporativa e concentrando esforços para que a marca fique mais conhecida entre profissionais e, consequentemente, clientes.

E você, como acha que o LinkedIn colabora para a construção de relacionamentos profissionais? Já criou o perfil da sua empresa? Aproveite para seguir a gente no LinkedIn e também no Facebook.