Bons ventos sopram a favor do Brasil e não só nesta entrada em 2018, mas com boas projeções para 2019 e 2020. Claramente notamos uma […]
Bons ventos sopram a favor do Brasil e não só nesta entrada em 2018, mas com boas projeções para 2019 e 2020. Claramente notamos uma retomada de investimentos, aumento do consumo, aumento da atividade industrial e retorno gradativo da confiança dentro do país. Aqui nos Estados Unidos, vemos também o mesmo movimento. Novos investimentos no Brasil são cogitados novamente apostando que a fase negativa da economia chegou ao fim.
A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou em Paris no fim do ano passado, estimativas de crescimento do PIB de 1,9% em 2018 e em 2019 chegando a 2,3%. Para efeito de comparação, retraímos em 2016 o PIB em 3,6%.
Notamos em nossa pratica diária o aumento de contratações e a queda do desemprego. Nossos executivos em Outplacement têm se recolocado muito mais rápido e em oportunidades melhores, e nossos clientes nacionais e multinacionais estão contratando mais gestores e desengavetando projetos. Um aquecimento considerável, já sentido no ultimo trimestre de 2017.
Inflação em baixa e juros em queda também estimulam a economia, o mercado e as industrias.
Apesar de ainda termos uma crise política e ser um ano importante com eleições presidenciais, os mercados internos e externos apostam fortemente no Brasil novamente. Cabe a todos nos fazermos as melhores escolhas possíveis nas eleições e trabalharmos com afinco em 2018 para aproveitarmos este vento a favor e voltarmos a crescer vigorosamente no Brasil.
Bernardo Entschev