Por mais repetitivo que pareça, o primeiro conselho para as empresas é olhar para o futuro com mais atenção. Por isso, ultimamente não há como não […]
Por mais repetitivo que pareça, o primeiro conselho para as empresas é olhar para o futuro com mais atenção. Por isso, ultimamente não há como não pensarmos na inovação organizacional.
Mesmo que em diferentes estágios, a chegada da transformação empresarial é uma realidade sem volta.
Quer saber como podemos conectar talento e transformação no mercado de trabalho?
Assista ao primeiro episódio da Websérie “Conectar Talento com Transformação” com o convidado Daniel Martin Ely, Diretor Corporativo de Planejamento e RH das Empresas Randon:
Siga a leitura do post para saber mais sobre a inovação organizacional.
Inovação organizacional diz respeito às gerações
Quando analisamos o futuro do trabalho, não há como não olhar para a nossa sociedade. O mercado de trabalho é reflexo dela.
Estudos que apontam que em 2019, cerca de 64% da população da Terra será composta por pessoas nascidas após 1980. Cada geração traz consigo novos comportamentos, valores e expectativas. E é essa geração que será cada vez a maior parcela da força de trabalho no mundo.
É importante destacar e não esquecer são pessoas com expectativas diversas, que buscam algo muito diferente de seus pais, tem facilidade de lidar com a tecnologia, além de outras ambições.
Por isso é essencial manter a pesquisa de clima organizacional nas empresas a fim de entender e o que engaja e satisfaz os colaboradores.
Assim é que as transformações começam a ganhar potência. São novas necessidades, novas tecnologias e, principalmente, novos interesses e expectativas.
E, dessa forma, reinventarmos os negócios através de novos métodos e formatos para que tenhamos sucesso nessa transformação. Isso diz respeito à liderança e gestão de pessoas também.
Mas como inovar nas organizações?
Obviamente isso que não quer dizer para deixarmos tudo o que foi construído para trás, mas sim ressignificar os valores, aprender e reaprender, questionar os status atual. Adaptar-se ao novo contexto.
Acreditamos que para olhar o novo e buscarmos as inovações necessárias, precisamos urgentemente nos relacionarmos com esse “novo mundo empresarial”, com essa “nova sociedade”, muitas vezes tão diferente daquilo que pensamos.
Só iremos conseguir avançar como profissionais, executivos ou empreendedores quando enxergarmos esse novo mundo que está avançando cada vez mais rápido e transformando mercados de maneira muito mais rápida que imaginávamos.
Há tantas oportunidades para observarmos que muitas vezes nos sentimos perdidos frente a essa avalanche de novidades que chegam. São novas tecnologias, novos concorrentes, novos conceitos.
Podemos começar a se relacionar com o novo buscando informações confiáveis na internet, novas leituras, através de programas de desenvolvimento ou simples conversas.
É preciso ter mais curiosidade. O importante é estar aberto a esse novo contexto de inovação que vivemos.
Quando superarmos esse obstáculo, sem dúvida alguma, ficará mais fácil pensarmos em inovação organizacional.
Fábio Souza
Partner & CEO