A gestão de talentos é um dos maiores desafios dos profissionais da área de Recursos Humanos. Esse conjunto de processos integrados possibilita o desenvolvimento das potencialidades […]
A gestão de talentos é um dos maiores desafios dos profissionais da área de Recursos Humanos. Esse conjunto de processos integrados possibilita o desenvolvimento das potencialidades das pessoas, contribuindo com a atração e retenção de bons colaboradores. Isso o torna fator essencial para o sucesso da organização.
Não é de hoje que o RH assumiu uma posição estratégica dentro das empresas, pois elas dependem dos trabalhadores para atingir os seus objetivos e cumprir suas missões. Sob outra ótica, os colaboradores enxergam as organizações como meio para alcançar os seus propósitos pessoais e profissionais.
O RH surge como a ponte necessária entre esses dois extremos e, por meio da gestão de talentos, pode desenvolver um trabalho ímpar. Continue a leitura e saiba como!
O papel do RH estratégico
Idalberto Chiavenato, autor brasileiro de publicações nas áreas de Administração e Recursos Humanos, aponta a existência de uma dependência entre as empresas e as pessoas que fazem parte dos seus quadros de colaboradores. É por meio delas que as organizações atingem os seus objetivos.
Para que essa relação traga bons resultados, as estratégias organizacionais devem ser transparentes, diretas e fáceis de compreender. Desse modo, elas fazem sentido para as pessoas. Contudo, essas estratégias não são suficientes para garantir o comprometimento e o desenvolvimento dos profissionais.
É nesse cenário que destacamos o papel do RH estratégico, cuja missão é gerar um elo entre as pessoas e a organização — criando e fortalecendo a relação existente. Trata-se do alinhamento entre as ações do RH e o planejamento estratégico da empresa. Para tal, são desenvolvidas ações que promovem os objetivos da companhia e o bem-estar de todos.
A área de Recursos Humanos tem as ferramentas necessárias para desenvolver e motivar as pessoas, por meio de uma eficiente gestão de talentos.
O desafio da retenção de bons colaboradores
Não é fácil somar competências, formações e habilidades para montar uma boa equipe, principalmente se por trás dessas ações inexiste um planejamento. Atrair e reter bons colaboradores é um desafio que precisa ser vencido diariamente, afinal, os esforços devem ser feitos tanto para a criação quanto para a manutenção dos profissionais na empresa.
Muitas empresas conseguem montar as equipes dos sonhos, alcançam resultados expressivos e, de repente, observam os colaboradores saindo um a um de seus quadros de funcionários. Mas por que isso acontece? Falta aí uma atuação mais estratégica do RH, promovendo a retenção desses talentos.
Criar uma equipe tão produtiva ou mais que a anterior tem um custo alto para a empresa, portanto, a retenção de talentos precisa ser observada com atenção por todos os gestores. Sendo assim, o RH deve promover, entre as diversas diretorias da companhia, a cultura de que os funcionários são o ativo central, afinal, sem eles nada acontece.
Em contrapartida, como ponte entre as duas esferas (organização e trabalhadores), o RH deve colocar em prática a gestão de talentos.
A gestão de talentos como mecanismo essencial
A gestão de talentos não é um conceito que pode ser esvaziado, simplesmente comparado a um pacote de benefícios ou a criação de um programa de incentivos. Estamos falando de uma estratégia integrada com o planejamento estratégico da empresa, que serve para contratar, capacitar e reter colaboradores com bom desempenho.
Ter uma equipe produtiva permite obter os melhores resultados para o negócio. Por isso, faz parte da gestão de talentos a implementação de ações que promovam o desenvolvimento profissional, a avaliação constante, o reconhecimento e os meios para que os trabalhadores consigam crescer em suas carreiras.
Como argumento, para que os demais gestores da sua organização consigam compreender a dimensão desse tema que está sendo abordado, mostre para eles os custos que envolvem as demissões e contratações de funcionários. Faça-os refletirem sobre como essa quantia poderia ser investida, por exemplo, em melhorias no processo produtivo.
É comum se deparar com gestores que não enxergam com bons olhos a gestão de talentos, entretanto, é o desempenho das áreas deles que mais sofrem com as altas taxas de absenteísmo e turnover.
Como melhorar a gestão de talentos
Ofereça um plano de carreira
Como seres humanos, buscamos evoluir constantemente. Para atrair e reter um bom profissional, a sua empresa deve oferecer meios para que ele invista no próprio desenvolvimento e, de preferência, dentro dela.
Estimule a autonomia entre os profissionais
A cultura organizacional precisa ser revista e oferecer mais autonomia para que os profissionais desenvolvam os próprios projetos e possam apresentá-los para os seus respectivos gestores. A comunicação horizontal, nesse sentido, é muito eficaz.
Envolva os funcionários nos processos de decisão
Da mesma maneira que os gestores devem ser orientados para fornecer feedbacks constantemente, eles precisam ficar atentos ao que os colaboradores têm a dizer. Escute suas sugestões e críticas com atenção.
Reconheça os verdadeiros talentos
O colaborador que dá o seu melhor não está simplesmente fazendo uma obrigação. Trata-se de um esforço que precisa ser reconhecido, seja por um e-mail de agradecimento ou o reconhecimento público, diante dos colegas.
Melhore o clima organizacional
Invista na melhoria constante do clima organizacional. Estimule a prática de atividades em conjunto, promova a troca de conhecimentos e disponibilize áreas de lazer. As pessoas devem sentir orgulho e prazer em trabalhar na sua organização.
Crie um plano de incentivos
Estabeleça uma meta alinhada com os objetivos da empresa para premiar aqueles colaboradores que consigam atingi-la. Os planos de incentivo funcionam como estímulo para a alta produtividade.
Diferencie-se por meio dos benefícios
Faça um levantamento dos principais benefícios oferecidos no mercado e observe o posicionamento da sua empresa em relação às demais. Diferencie-se por meio deles, oferecendo aqueles que são desejados pelos profissionais.
O papel da consultoria de RH nesse processo
Todas as ações envolvidas na gestão de talentos devem ser estudadas, planejadas e acompanhadas de modo preciso. Nem sempre o RH tem tempo ou recursos para desenvolver esse trabalho, o que pode levar à frustração de todos. Por isso, uma consultoria de RH com experiência nesse processo pode ajudar a sua empresa.
Faz parte da rotina da consultoria de RH identificar todos os problemas relacionados à gestão de talentos de uma organização. A expertise dessas empresas possibilita o rápido reconhecimento do problema e a agilidade necessária para a correção, apontando o melhor meio para que isso ocorra.
Sendo assim, você pode contar com o apoio de uma consultoria especializada em gestão de talentos, potencializando a produtividade da sua empresa e tornando-a cada vez mais forte e importante entre as concorrentes.
Saiba mais sobre o papel da consultoria de RH nesse processo. Entre em contato conosco e conheça as melhores soluções em capital humano executivo!