Metas são recursos utilizados por uma empresa para transformar sua missão em sucesso. Contudo, é preciso defini-las, afinal, esse é o primeiro passo para que a […]
Metas são recursos utilizados por uma empresa para transformar sua missão em sucesso. Contudo, é preciso defini-las, afinal, esse é o primeiro passo para que a organização determine o caminho que será percorrido. E, para isso, existem métodos muito eficazes, como o das metas SMART — sobre o qual falaremos neste artigo.
Para que a companhia seja bem-sucedida em suas ações, os colaboradores necessitam perseguir propósitos, pois sem objetivos estruturados torna-se praticamente impossível mensurar o desempenho deles e a produtividade da organização. Dada a importância da definição de metas, você vai saber como defini-las com precisão.
Continue a leitura e entenda como aplicar as metas SMART ao RH da sua empresa!
O que são metas SMART?
A metodologia SMART foi criada em 1981 pelo consultor e ex-diretor de empresas estadunidense George Doran. Trata-se de uma forma eficiente de criar metas, cujo funcionamento se dá por meio de uma lista de verificação.
Ela tem esse nome porque é um acrônimo de cinco palavras da língua inglesa.
Specific (Específico)
Um dos maiores problemas das empresas é a falta de clareza em seus comunicados, suas ações e orientações. Quando algo não é repassado de forma correta, pode causar uma série de problemas secundários — que vão da falta de comprometimento ao aumento de custos por causa de erros na execução dos processos.
Por esse motivo, na implementação da metodologia SMART, o primeiro passo é criar e desenvolver uma meta que seja clara o suficiente para que todos os membros entendam. Nesse aspecto, é fundamental associar com cada meta as tarefas e etapas que são necessárias para alcançá-las.
Measurable (Mensurável)
O gerenciamento de uma companhia requer que todas as suas ações sejam mensuráveis, afinal, o que não se pode medir torna-se impossível de gerenciar. Por isso, as metas precisam de um viés quantitativo, sendo subsidiadas em números concretos para que o processo evolutivo seja acompanhado.
A implementação de métricas e indicadores é fundamental para que o desempenho possa ser mensurado e, diante de resultados aquém do esperado, ter a rota corrigida. Trazendo isso para a área de Recursos Humanos, basta lembrar do índice de rotatividade. Se as ações para reduzi-lo não forem mensuráveis, torna-se difícil controlar e analisar os avanços.
Attainable (Alcançável)
Quando observamos o mundo corporativo, temos a certeza de que nenhum resultado é fruto apenas de ações individuais. Os objetivos de uma organização são alcançados por meio do esforço de uma equipe qualificada, que tenha as competências necessárias e muita motivação. Por isso, é essencial que as metas definidas sejam alcançáveis.
Ora, imagine que a meta definida seja motivar 100% dos funcionários da empresa. Entretanto, não há nenhum tipo de incentivo para que isso aconteça. Como a equipe de RH alcança essa meta sem o suporte necessário? As chances de os profissionais se frustrarem diante do fracasso são imensas, afetando a motivação deles.
Relevant (Relevante)
É importante destacar a diferença entre metas e objetivos. Lembre-se de que os objetivos são maiores, geralmente em médio ou longo prazo. Já as metas têm prazos mais curtos, pois dão suporte aos passos mais largos que a empresa precisa dar. Por isso, para que uma meta seja relevante, ela deve estar alinhada com algo maior.
Se um dos objetivos da sua companhia é reduzir o índice de absenteísmo entre os funcionários, algumas metas precisarão ser estabelecidas para alcançá-lo. Elas devem ser pequenos passos significativos que promovam o resultado esperado. Uma delas pode ser uma pesquisa de satisfação ou a identificação da área que mais sofre com esse problema.
Time-based (Temporal)
A última letra da metodologia SMART se refere ao prazo de alcance da meta que será estabelecida. Ele precisa ser definido com exatidão, porém não existe um período ideal, pois cada tarefa tem o próprio nível de complexidade. Sendo assim, as metas podem ser diárias, semanais, quinzenais, mensais, semestrais ou anuais.
O mais indicado é que as metas sejam trabalhadas com prazos curtos e, ao mesmo tempo, realistas. Isso ajuda a manter a equipe focada em suas ações para obter o resultado esperado. Assim, você consegue manter os profissionais do seu departamento sempre produtivos e motivados a vencer novos desafios.
Como elas se aplicam ao RH de uma companhia?
Para cumprir suas metas e objetivos, o RH enfrenta muitos desafios. Em parte, isso se deve à falta de valorização das empresas em relação a esse departamento. Elas ainda o enxergam como mero executor de tarefas, em vez de uma área que é estratégica para os negócios — afinal, ela cuida das pessoas responsáveis pelos resultados.
Dessa forma, é possível aplicar as metas SMART aos inúmeros desafios que você enfrenta no dia a dia da área de Recursos Humanos. Um deles é o investimento no desenvolvimento de lideranças, identificando os talentos que já fazem parte do quadro da empresa ou recrutando aqueles que estão no mercado.
Para criar uma cultura de colaboração na empresa, o RH também pode usar as metas SMART e elencar cada etapa desse processo para alcançar o objetivo final. O mesmo vale para as ações de atração e retenção de talentos, importantíssimas para o crescimento e a redução de custos da companhia.
O fato é que as metas do RH dependem muito das decisões da empresa e, por esse motivo, o departamento precisa ser mais ativo no planejamento estratégico da organização.
Por que alinhar as metas de RH com a gestão da empresa?
Já que as metas SMART são completamente aplicáveis ao RH da sua companhia, é recomendável que o setor adote uma postura estratégica dentro da organização, participando de decisões importantes. São elas que indicam para você quais são os problemas relacionados aos colaboradores que poderão ser enfrentados.
Nesse contexto, é possível identificar necessidades como:
- contratação ou demissão de pessoas;
- treinamento e capacitação da equipe;
- revisão de benefícios concedidos;
- ações para reduzir índices ruins, como o absenteísmo ou a rotatividade;
- definição de novos cargos e pisos salariais;
- criação de uma estratégia de endomarketing para motivar os funcionários.
Outras ações podem ser identificadas a partir das decisões tomadas pela companhia. Por isso, é de fundamental importância que o RH participe desse processo e esteja totalmente alinhado com as demais áreas. Somente esse trabalho conjunto permite que os resultados desejados sejam alcançados.
As metas SMART são importantes para a área de Recursos Humanos, pois viabilizam os resultados necessários para que os objetivos da companhia sejam atingidos.
Sendo assim, aplique-os no dia a dia do departamento e promova-os entre os membros da sua equipe, nunca esquecendo a importância de ter um RH estratégico.
Muitas vezes, o RH ainda enfrenta o desafio de fazer mais com equipes cada vez menores. Neste texto, você encontra soluções para esse caso, ajudando o seu departamento a superar mais esse obstáculo.