O conjunto de ações que a sua empresa pode colocar em prática para promover a atração e retenção de talentos é chamado de employer branding. Trata-se […]
O conjunto de ações que a sua empresa pode colocar em prática para promover a atração e retenção de talentos é chamado de employer branding. Trata-se de técnicas que reforçam os aspectos positivos de se trabalhar na organização, criando e fortalecendo uma imagem que possibilita alimentar uma rede de defensores internos e externos.
Essa é uma necessidade cada vez mais frequente nas empresas que desejam diminuir os custos com recrutamento de pessoal devido aos altos índices de absenteísmo e turnover. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento profissional e, com isso, obter uma reputação, é algo desejado por todas as organizações.
Continue a leitura e conheça o poder do employer branding para atrair e reter talentos.
Por que o employer branding é importante?
Observe o mercado no qual se encontra a sua empresa. No ambiente atual, são cada vez menores os valores que permitem diferenciar uma companhia da outra. Os produtos e serviços oferecidos ao público, muitas vezes, são tão parecidos que o diferencial competitivo ocorre em campos como o atendimento ou a qualificação dos profissionais.
Para diferenciar a sua empresa das concorrentes, é fundamental preparar uma equipe que ajude a difundir e ressaltar as qualidades da marca. Isso impacta positivamente no modo como a companhia é vista tanto pelos consumidores quanto pelos profissionais que trabalham na mesma área. Cria-se, desse modo, uma rede de defensores da empresa.
Algumas companhias já investem nesse campo, entretanto, apenas com foco nos clientes. O fato é que devemos lembrar que são os profissionais que trabalham com você que estão na linha de frente do atendimento e do trato com as pessoas. Se eles também não forem fãs da marca, dificilmente transmitirão essa imagem para os clientes.
O employer branding também possibilita ganhos nos níveis de produtividade da empresa, afinal, estamos falando de um conjunto de ações que valoriza o bem-estar, o engajamento e a retenção de talentos. Isso valoriza os profissionais, provocando um impacto positivo na motivação deles. E pessoas motivadas são mais produtivas!
A empresa que se esforça para criar um ambiente produtivo e que promove o bem-estar das pessoas é vista sob um olhar diferente pela própria equipe. Motivados, os profissionais passam a se orgulhar da companhia para a qual trabalham e buscam aumentar os esforços para corresponder às expectativas da organização.
Outro aspecto que devemos destacar sobre a importância do employer branding é que ele deixa os profissionais mais conscientes em relação à posição que ocupam na empresa.
A melhora da reputação da organização no mercado atrai, com mais facilidade, pessoas mais qualificadas profissionalmente. Portanto, se ela passa a ser um bom lugar para trabalhar, todas as posições de trabalho serão mais disputadas — o que reforça a necessidade de crescimento e desenvolvimento contínuo.
Quais são os benefícios dele para a empresa?
Aumento no nível de produtividade dos colaboradores
Conforme citamos no tópico anterior, o primeiro benefício do employer branding para a sua empresa é o aumento do nível de produtividade dos colaboradores. Eles passam a trabalhar mais satisfeitos e conscientes da própria importância dentro do contexto organizacional. Isso os motiva a darem constantemente o melhor de si.
Redução nos custos de recrutamento de profissionais
Já que o employer branding consegue mudar a imagem da empresa diante do mercado, tanto para os clientes quanto para os profissionais, ela passa a atrair talentos com mais facilidade. Isso ajuda a reduzir o valor investido no recrutamento de pessoal, pois ocorre justamente o processo inverso: o profissional passa a buscar oportunidades de trabalho na companhia.
Criação de uma rede de defensores da marca
Lembre-se de que são os colaboradores que estão na linha de frente para lidar com o público-alvo da companhia, portanto eles precisam estar preparados para defender a marca. Impactados pelas ações de employer branding da sua empresa, eles adotarão uma postura mais unificada em relação à defesa dos ideais que acreditam — os mesmos apresentados pela organização.
Diminuição do nível de absenteísmo da empresa
O absenteísmo é um dos grandes problemas que afetam uma empresa. Ter colaboradores que frequentemente não cumprem com a jornada de trabalho prejudica o clima organizacional. Assim, investir nas ações de employer branding ajuda na conscientização da equipe, tornando os profissionais mais comprometidos com o trabalho que desenvolvem.
Queda no índice de turnover
Outro índice negativo que também é impactado pelo employer branding é o turnover. A alta rotatividade de pessoal prejudica a empresa em diversos aspectos, pois afeta os custos financeiros e a imagem dela no mercado. Profissionais mais motivados e conscientes do próprio trabalho desejam permanecer no quadro, portanto, saem da companhia com menos frequência.
Melhoria na reputação da empresa
O principal benefício do employer branding é a melhora na reputação da empresa diante dos consumidores, dos profissionais e do mercado de modo geral. Ser reconhecida como uma boa companhia para trabalhar torna a marca mais humana, pois ela passa a ser associada a uma organização que se importa com o bem-estar dos seus colaboradores.
Como construir a sua estratégia de employer branding?
Para fazer com que a sua empresa esteja entre mais desejadas para trabalhar, é fundamental conhecer os aspectos por trás da construção da boa reputação. O employer branding não funciona a partir de somente uma única ação, e sim por meio de um conjunto delas. Defina, inicialmente, quais são os valores que sustentam o negócio.
A estratégia de employer branding da sua marca deve ser sustentada pelos pilares estratégicos que formam a cultura organizacional. Estabeleça, portanto, todos os valores que trabalharão em prol do reconhecimento da empresa no mercado. Elabore um planejamento que documente os passos que serão dados, os objetivos e até os recursos disponíveis para as ações que devem ser tomadas.
Invista nos profissionais que já fazem parte do seu quadro. Aposte em benefícios complementares e aprimore a qualidade de vida na empresa. Crie um ambiente que favoreça o compartilhamento de conhecimento e o bem-estar de todos. Para isso, facilite o modo como ocorre a comunicação interna.
Convoque todos os gestores da companhia para explicar a importância do employer branding e incentive-os para liderar pelo exemplo. Como são eles que encabeçam as equipes, devem demonstrar os passos que precisam ser dados. Eles necessitam saber dar e receber feedbacks, valorizar os membros de seus times, delegar tarefas e participar ativamente dos processos.
Por fim, para conseguir investir em employer branding, a sua empresa deve definir uma proposta de valor ao colaborador, ou seja, algo que diferencie ela das demais e que possa torná-la cobiçada no mercado. Ter esse tipo de recurso ajuda na construção da boa reputação e reduz a chance de sofrer com a escassez de mão de obra.
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