Como melhorar os resultados da minha equipe?

  Nos últimos anos, a área de Recursos Humanos tem buscado inovação em forma de ferramentas para ampliar o diagnóstico dos profissionais, bem como medir seu desempenho. […]

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Nos últimos anos, a área de Recursos Humanos tem buscado inovação em forma de ferramentas para ampliar o diagnóstico dos profissionais, bem como medir seu desempenho. É muito importante que o colaborador tenha performance adequada ao que se espera dele naquele cargo ou função para o qual foi contratado, sobretudo no quesito comportamental, para que não haja um distanciamento do DNA da empresa.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que tem por premissa melhorar a performance dos profissionais e também o desempenho organizacional, pois é através das pessoas que se consegue atingir os resultados almejados.

Ao se preocupar apenas com os resultados que a empresa deseja alcançar, pode-se gerar um clima de trabalho hostil e de insatisfação geral dos colaborares, podendo perder seus melhores talentos e, consequentemente, ter seus resultados afetados de forma negativa.

Fazer a avaliação de desempenho proporciona a possibilidade de aproveitar melhor o potencial dos colaboradores, que muitas vezes só precisam de feedback e um apoio para ampliarem seu conhecimento e auto estima, afim de adotarem comportamentos mais alinhados com o esperado para a função que exercem.

Para obter um resultado efetivo, a empresa precisa dar o direcionamento estratégico e trabalhar com uma comunicação fluida, explicando para as lideranças para onde estão caminhando e o que se espera de cada um deles. Da mesma forma, os gestores precisam fazer com que essas informações cheguem para as suas equipes.

Com a implantação de um modelo de gestão de desempenho, o colaborador fica ciente do que a empresa espera dele e qual a importância de sua posição para o resultado final do negócio.

Se a empresa tem clareza de suas metas e diretrizes estratégicas, é capaz de definir como espera que os colaboradores entreguem esse resultado. Por exemplo, não adianta ter um gestor entregador de resultados, mas que não tem tato com as pessoas. O resultado não pode vir a qualquer custo porque dificilmente a equipe se sustenta desta forma e isso pode impactar negativamente no negócio.

A partir da definição de competências comportamentais para as lideranças, é possível desdobrar tais competências para todos os níveis funcionais da empresa e com base nessas diretrizes e comportamentos esperados, pode-se avaliar o desempenho de cada profissional, além de identificar se há algum foco de desmotivação entre os colaboradores.

O papel da liderança é o ponto essencial para o desenvolvimento das equipes para fornecer feedbacks constantes e acompanhar de perto o desempenho de cada um. A gestão do desempenho é um processo 100% humano e, por isso, todos os gestores devem ser sensibilizados quanto a importância dessa ferramenta para fazer a gestão de pessoas no dia a dia.

Quando criamos expectativas nas pessoas, elas esperam que resultados sejam  e planos de desenvolvimento traçados, e mais do que isso, que o feedback sobre seu trabalho seja dado diariamente.

Cada vez mais as empresas estão entendendo como é importante olhar para o capital humano e investindo em ferramentas para ampliar o conhecimento e as competências de cada um, visando sempre melhorar o clima organizacional, a motivação dos colaboradores e, sobretudo, os resultados da organização.

 

 

Greice Ane Cota de Azevedo é Consultora em Soluções Corporativas da De Bernt, atua no desenho de soluções customizadas para ajudar empresas na gestão do seu capital humano afim de melhorar seus resultados.