Sua empresa está preparada para perpetuar os valores?

Pensar na estrutura de uma organização também quer dizer pensar em sucessão. De nada adiantam os negócios irem bem se não existe bem desenhado um plano […]

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Pensar na estrutura de uma organização também quer dizer pensar em sucessão. De nada adiantam os negócios irem bem se não existe bem desenhado um plano sucessório para quando chegar o momento de o presidente se aposentar. É importante que tudo o que foi conquistado até então não se perca e que os princípios de ética sejam mantidos.

Nem sempre esse passo seguinte, que parece ser tão distante, é pensado de forma concreta e como um projeto a ser seguido. Isso porque não é muito confortável ao empreendedor pensar que um dia irá encerrar sua jornada e deixar o que construiu para outra pessoa assumir.

Para que a transição de cargos de direção seja suave, o ideal é que quem vai se aposentar conviva mais de perto com seu sucessor e lhe passe todas as informações possíveis, como a história da empresa, missão, cultura, e as diretrizes para os planos futuros. Preparar o outro também é uma forma de assegurar que seus planos e valores se perpetuem para as próximas gerações.

Em um momento de sucessão, a empresa não pode ser vista como frágil por seus concorrentes e nem pelo mercado. Manter o ritmo e não perder os espaços já conquistados estão entre os passos a serem seguidos, demonstrando suavidade e transparência nessa fase tão importante de transição.

Pensar em possibilidades para que essa passagem de bastão seja feita de forma tranquila é um dos deveres do conselho consultivo dessa organização, que deve, além de auxiliar o presidente em sua nova escolha de sucessor, lhe dar o apoio necessário para que todos os motivos desta escolha sejam feitos de forma consciente e adequada para ambos.

E para a empresa que passará pela sucessão, é necessário que suas bases de valores, missão e cultura sejam bem consolidadas e não se percam no meio do caminho, mas se moldem em uma nova perspectiva vinda de um olhar diferente.

Luara de Jesus Silva atua com apoio aos processos de Talent Management e Soluções Corporativas da De Bernt.