Como integrar-se em uma nova empresa

Ingressar numa nova empresa é sempre um desafio. Integrar-se ao ambiente, aos colegas de trabalho e a novos projetos exige jogo de cintura e muita atenção […]

Categorias: Artigos
deBernt deBernt

Ingressar numa nova empresa é sempre um desafio. Integrar-se ao ambiente, aos colegas de trabalho e a novos projetos exige jogo de cintura e muita atenção para causar uma boa primeira impressão.

Claro que a integração tem dois lados: o do funcionário e o da empresa. Esta também deve estar preparada para receber o novo colaborador. Apresentar detalhes sobre a cultura empresarial, os valores, o organograma vigente e onde aquela pessoa estará inserida. Muitas empresas preparam até um roteiro de integração, com visitas a vários setores, almoços com pessoas-chave, claro que de acordo com a função a ser ocupada.

Da parte do funcionário, é interessante observar algumas condutas. Primeiro, uma postura de humildade: ouvir, antes de falar. Claro que todo mundo espera contribuições, ideias, novidades vindas de quem está chegando. Mas antes de expor seus pensamentos, verifique o que aconteceu antes, se o que você pensa ser uma proposta nova já não foi tentada e quem sabe até falhou. E nunca, nunca compare sua empresa atual com a anterior – a não ser que alguém lhe peça explicitamente para dizer como era onde você trabalhava. As comparações normalmente agregam uma carga negativa que vai se refletir no profissional.

Então, participe das reuniões, ouça muito e só depois opine. Por isso você tem dois ouvidos e só uma boca.