O processo demissional é difícil tanto para a empresa quanto para o funcionário. Ambos sentem as consequências dessa decisão, por mais que faça parte de uma estratégia […]
O processo demissional é difícil tanto para a empresa quanto para o funcionário. Ambos sentem as consequências dessa decisão, por mais que faça parte de uma estratégia e tenha sido pensada com cuidado. Porém, a organização pode ajudar oferecendo a transição de carreira.
Como essa transição é feita, quais são as vantagens e como a corporação pode incluir esse trabalho em suas demissões? Saiba mais sobre o conceito e como ele pode ser aplicado para funcionários de alta gerência neste post!
O que é transição de carreira?
A transição de carreira, também conhecida como outplacement, é um processo que procura facilitar o desligamento do funcionário, ajudando-o a encontrar uma recolocação no mercado em menor tempo.
Uma demissão pode causar até traumas em algumas pessoas, especialmente as que trabalham para a mesma empresa há anos. O principal objetivo do outplacement é suavizar esse desligamento, dando uma orientação profissional para que o colaborador consiga encontrar outro emprego sem danos emocionais.
O processo não pode ser confundido com uma assessoria de recolocação profissional, que tem foco apenas no reposicionamento do funcionário. O outplacement é realizado de maneira mais ampla, cuidando dos aspectos psicológicos do colaborador e auxiliando para que ele tenha sucesso em entrevistas e processos seletivos.
Especialmente para funcionários de alta gerência, que em muitos casos não têm acesso às vagas condizentes ao seu nível em sites de busca de emprego, esse processo é extremamente útil.
A transição vai ajudar esse profissional a manter-se em contato com headhunters e recrutadores de outras organizações, facilitando o acesso a novas oportunidades, além de deixá-lo preparado às novas práticas aplicadas em processos seletivos.
Como a empresa pode implementá-la?
A empresa pode contar com profissionais que apresentem larga experiência em seleção e recolocação de pessoas que estão no mercado de trabalho, ou optar pela contratação de uma prestadora de serviços para esse fim.
Essa segunda opção muitas vezes é uma alternativa mais barata e com melhores resultados, liberando o RH interno para outras ações voltadas à gestão de pessoas e tarefas estratégicas.
Podemos dividir o processo de transição de carreira em três etapas. Veja!
Planejamento
Na primeira fase, a empresa contrata uma consultoria especializada em outplacement. É realizado um estudo aprofundado para definir como será feito o desligamento e o aconselhamento do profissional, levando em consideração as suas características técnicas e comportamentais.
Desligamento
Durante a segunda etapa, a demissão é formalizada por meio de uma conversa clara e objetiva. Também é apresentado o plano de outplacement e questões são esclarecidas, como o pagamento dos direitos rescisórios.
Orientação
É quando ocorre a transição de fato. A empresa faz a orientação do profissional, indicando cursos e novas possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho.
Dentre as ações executadas durante a orientação, estão:
- reestruturação de currículo;
- análise de networking e realização de indicações;
- prática de testes para identificação de perfil;
- atendimento psicológico;
- busca de empresas coerentes com o estilo do funcionário.
Quais são os benefícios do outplacement para funcionários de alta gerência?
Uma transição para pessoas que ocupam cargos de alta gerência é mais complexa do que para profissionais que atuam em funções mais simples. Porém, tratar dessa mudança é um investimento interessante para a empresa e para o profissional, com diversos benefícios, que mostramos a seguir.
Redirecionamento profissional e aconselhamentos
Profissionais que ocupam altos cargos na hierarquia corporativa têm excelente formação e experiência consistente, mas passar muito tempo na empresa pode provocar estagnação.
Um trabalho bem feito de outplacement vai ajudar no redirecionamento desse colaborador, orientando-o em relação às novas práticas e demandas do mercado de trabalho.
Melhora da qualidade do clima organizacional
O clima organizacional é um dos grandes afetados quando ocorrem demissões. Quando se trata de funcionários de alta gerência, o problema pode ser agravar, por se tratar de uma figura de destaque na empresa.
Seus subordinados ficam temerosos em relação ao futuro na organização, diminuindo o engajamento e os índices de produtividade. Com uma transição de carreira segura e transparente, esses aspectos negativos tendem a diminuir.
Além disso, os colaboradores percebem uma valorização da corporação em relação aos trabalhadores e tendem a trabalhar com mais afinco.
Boa imagem da empresa
A construção de um employer branding consistente passa pela relação da empresa com os profissionais não só durante o contrato de trabalho, mas também no momento da demissão.
Auxiliar na transição de carreira do funcionário é um ponto importante na formação de uma imagem positiva da organização entre os colaboradores e diante da concorrência. Essa imagem é essencial para atrair os melhores talentos do mercado, mantendo um alto nível de contratação e, consequentemente, de qualidade.
Humanização do desligamento
O descontentamento é um sentimento comum entre profissionais que são demitidos inesperadamente. Essa pessoa pode ter uma reação violenta diante da notícia ou falar mal da organização para os colegas.
A transição de carreira ajuda a suavizar o momento. O colaborador se sente acolhido e mantém um bom vínculo, podendo até mesmo prestar serviços ou indicar pessoas competentes para ocupar vagas.
Essa humanização permite que o networking seja ampliado e as relações cordiais preservadas.
Criação de novas oportunidades
A transição de carreira traz benefícios não só para a empresa, mas também para o profissional. Com a orientação e acompanhamento oferecidos, o funcionário pode fazer uma reavaliação de sua trajetória, levando em consideração seus sonhos e projetos para o futuro.
Com isso, há a abertura de novas oportunidades que até então podem não ter sido percebidas. A partir dessas mudanças, o colaborador pode pensar em uma mudança total de atuação ou em investir em sua formação para completar suas competências.
A realização da transição de carreira demonstra responsabilidade social e preocupação da empresa com os funcionários. Esse tipo de atitude impacta positivamente, não só trazendo os benefícios que citamos acima, mas ajudando a organização a se firmar no mercado.
Se você quer implementar a transição de carreira na sua empresa, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços! Temos uma ampla experiência no desligamento responsável, oferecendo toda a consultoria para que essa fase seja mais tranquila e bem-sucedida!