Em uma empresa, missão, visão e valores são sempre frases potentes que ficam fixadas em locais estratégicos para que todos vejam. Mas, nem sempre todos os […]
Em uma empresa, missão, visão e valores são sempre frases potentes que ficam fixadas em locais estratégicos para que todos vejam. Mas, nem sempre todos os colaboradores estão alinhados com todas essas características, o que pode prejudicar o sucesso dos negócios e também a carreira do profissional.
Antes de tudo, vale ressaltar o que significa cada um desses termos. A missão consiste no que é a empresa e qual seu objetivo de existir. Ou seja: quem ela é, o que faz, para que e para quem. Já a visão traduz o objetivo futuro da companhia. Como ela se projeta dali a alguns anos ou décadas, onde quer chegar, qual seu propósito. E os valores são os princípios que irão guiar todas as decisões, estratégias, modo de pensar e negócios da organização.
Por isso que missão, visão e valores não devem ser somente parágrafos bem escritos e com frases de impacto inseridos no rodapé dos e-mails dos funcionários ou fixados em quadros na parede. Esse conjunto de palavras traduz toda a essência da empresa e é a partir disso que colaboradores, fornecedores e clientes serão atraídos para ela.
E para que tudo isso seja de verdade e colocado em prática, é preciso primeiro que todos os colaboradores tenham sinergia com essas diretrizes e queiram adotá-las como metas em sua rotina profissional.
Cabe, sobretudo a área de Recursos Humanos traçar planos e ações para que a equipe siga os princípios propostos e que haja um consenso entre a direção que a empresa e os funcionários querem seguir. Mas, os próprios gestores também podem e devem participar ativamente deste processo de transmissão dos valores, missão e visão da organização. Com alinhamento adequado, é possível garantir o comprometimento dos colaboradores e os bons resultados da companhia, de modo que todos caminhem rumo ao sucesso.
É importante que as empresas estabeleçam como prioridade a pratica daquilo que pregam. Muitos profissionais acabam indo trabalhar na organização por acaso, simplesmente porque participaram de um processo seletivo, enquanto outros já tinham como meta estar naquele lugar justamente porque suas expectativas estavam alinhadas com os valores do novo emprego.
Por isso, o que a companhia passa tanto para os funcionários quanto para o mercado deve ser seguido à risca, no dia-a-dia, por meio de suas ações, discursos e metas.
Uma das melhores formas de assegurar que os princípios empresariais serão absorvidos pelos colaboradores e aplicados em todas as áreas,é através dos líderes. É neles que os funcionários se espelham, por isso, se o gestor souber ser firme no seu modo de pensar, colocar em prática em todos seus afazeres e assegurar a execução de tais posturas de seus liderados, a equipe passa a trabalhar em uma única direção e com único propósito.
Quando a liderança coloca em primeiro plano a missão, a visão e os valores da empresa e expressa essas diretrizes em todas suas ações desde uma conversa informal com um subordinado até a assinatura de um importante contrato, está motivando e inspirando seus demais pares e colaboradores para que também pratiquem os princípios que levam a companhia a ter sucesso nos negócios.
Célia Batista é Psicóloga, com mais de 20 anos de experiência profissional em Consultorias de Recursos Humanos em projetos de Outplacement.