É extremamente importante que os Recursos Humanos definam um bom plano de desligamento de funcionários na empresa. Afinal, esses profissionais levarão o nome de todas as companhias em que […]
É extremamente importante que os Recursos Humanos definam um bom plano de desligamento de funcionários na empresa. Afinal, esses profissionais levarão o nome de todas as companhias em que atuaram na trajetória de sua carreira. Dessa forma, eles podem contribuir para a criação de uma imagem boa ou ruim do local onde prestaram seus serviços, de acordo com suas experiências.
Logo, todo cuidado é necessário no momento da dispensa de um integrante do quadro de pessoal da organização, principalmente se esse indivíduo for um profissional de alto escalão. Ou seja, aquele que ocupa os cargos de maior responsabilidade no negócio.
Pensando na relevância desse tema, separamos dicas valiosas para realizar o desligamento de funcionário com planejamento estratégico, minimizando a possibilidade de conflitos e mantendo um relacionamento amistoso com o colaborador. Continue a leitura e confira!
A tomada de decisão
Ao tomar a decisão de demitir um funcionário de alto escalão, é necessário que os gestores conversem e se organizem antes mesmo de dar essa notícia ao profissional. Ou seja, é preciso definir o que vai ser dito ao indivíduo que será desligado, explicar a ele os motivos dessa ação por parte da companhia, sanar dúvidas, explicar os direitos que ele tem nesse momento e dar suporte para que ele expresse suas emoções.
Com isso, a corporação é capaz de prever possíveis questões que podem ser levantadas — de acordo com o perfil da pessoa — e se preocupar em tomar as atitudes brandas e sensatas para não gerar constrangimento e nem expor o indivíduo a uma situação na qual ele se sinta inferior.
A ideia de conduzir o desligamento de funcionários eficazmente é fazer com que o processo deixe claro que a pessoa que está sendo dispensada é importante para a organização e que as relações entre ambos não precisam ser finalizadas no momento do encerramento do contrato de trabalho.
Até porque, esses talentos ainda podem contribuir para o sucesso do negócio ao indicar candidatos de qualidade para ocupar novas vagas, recomendar os produtos ou serviços da companhia para outras pessoas, fazer parcerias ou, até mesmo, retornar ao quadro de funcionários com mais qualificações, em um momento mais oportuno. Lembre-se, as portas não precisam e nem devem ser fechadas entre empregador e empregado na hora da demissão.
O profissionalismo envolvido
Demitir um funcionário é algo que pode ser muito complicado. Toda a história que essa pessoa viveu na empresa vem à tona e é imprescindível que a equipe esteja preparada para lidar com a reação do indivíduo no momento em que a decisão da demissão for informada a ele.
Para isso, é fundamental agir com profissionalismo. O feedback fornecido a esse profissional deve estar direcionado à sua atuação profissional, ou seja, apontar falhas na personalidade do indivíduo que não dizem respeito ao seu trabalho ou envolver questões pessoais que não fazem diferença no ambiente corporativo é extremamente dispensável.
Além disso, é importante destacar os pontos positivos dessa pessoa, as contribuições que ela gerou à companhia e dar suporte e atenção para que o feedback desse colaborador seja ouvido. Isso é muito relevante para que a organização aprimore suas práticas com o público interno.
Por fim, sanar dúvidas e deixar o indivíduo ciente de seus direitos é indispensável. Todas as informações devem ser passadas com clareza, seriedade e consideração pela pessoa que está sendo dispensada. Dessa forma, a empresa se mostra justa e respeitosa com os talentos que nela atuaram.
A documentação necessária
Ao realizar o desligamento do profissional, muitas dúvidas podem surgir em relação aos direitos que a empresa têm com ele a partir daquele momento. Por isso, é preciso deixar claro o valor do acerto, o que exatamente está sendo pago ao funcionário, em qual data esse valor será depositado e como fica a situação dos benefícios que já foram depositados e que os indivíduos não teriam mais direitos.
Além disso, deve ser explicada qual a documentação que o colaborador vai precisar providenciar para passar por esse processo, se ele tem ou não direito ao seguro desemprego, se a corporação oferece algum suporte de carreira para os empregados desligados e todas as questões burocráticas necessárias a esse momento.
Essa prática é muito importante para que a empresa atue em conformidade com a lei e mostre, mais uma vez, seu comprometimento e preocupação em relação a fazer com que a experiência da demissão seja o menos desagradável possível para o funcionário. Dessa forma, a companhia se mostra ética e atua com direcionamento estratégico para manter amistosa a relação com o antigo empregado.
Além disso, ela fica em dia com as determinações legais, o que faz com que ela se mostre mais segura e ganhe mais credibilidade no mercado por cumprir corretamente as suas obrigações.
Os benefícios do desligamento eficaz de funcionários
É muito positivo investir em práticas que tornem o desligamento de funcionários algo eficaz. Dessa forma, as chances de haver mal entendidos e outros transtornos com os profissionais diminuem, principalmente se tratando daqueles colaboradores que pertenciam ao alto escalão da empresa.
Esses indivíduos contém informações de confiança da companhia e, ao serem desligados, o comprometimento com o sigilo desses dados deve permanecer. Logo, ao conduzir o processo de maneira sábia, a organização mantém o respeito e a consideração daqueles que nela atuaram.
Além disso, o público interno da corporação não fica inseguro, pois sabe que os processos de dispensa são justos, e que é dado aos funcionários todo o apoio para que alcem voos em sua carreira. Isso é muito precioso e deve se tornar prática de rotina nos planos de gestão estratégica.
Como vimos, conduzir o desligamento de funcionários eficazmente não é uma tarefa difícil se essa ação for planejada com disciplina, estratégia e respeito. Lembre-se que esse profissional foi importante na história da companhia e pode ser um grande aliado de negócios futuros. Dessa forma, a empresa ganha a admiração e a estima dos indivíduos que passaram por ela e dos que ainda atuam nela.
E então, gostou do nosso artigo? Leia também sobre a ferramenta outplacement e aprimore ainda mais a condução do desligamento de funcionários em sua empresa!