Salvo aqueles que herdam um lugar numa empresa, os outros que querem galgar posições precisam lutar por elas. Com isso, não quero dizer puxar o tapete […]
Salvo aqueles que herdam um lugar numa empresa, os outros que querem galgar posições precisam lutar por elas. Com isso, não quero dizer puxar o tapete de ninguém, mas, sim, saber qual caminho percorrer para atingir seus objetivos.
Você pode planejar sua carreira de duas formas complementares. Uma, tendo em vista um crescimento dentro empresa na qual atua. Outra, pensando em mudar de empresa para subir na carreira. Na primeira opção, você pode ser preparar para a segunda.
Inicialmente, na corporação na qual você trabalha, é preciso aprender o comportamento organizacional. Quem quer subir numa empresa deve ter em mente que muito depende de você mesmo. Primeiro, tenha foco nos resultados. A maioria das empresas se baseia neles para oferecer promoções. Tente evitar erros e ainda entregar sempre mais do que foi pedido. Assiduidade é fundamental, bem como dedicação aos projetos e metas da empresa.
Em segundo lugar, preste atenção no relacionamento interpessoal. Ser querido e reconhecido é sempre útil. Há pessoas que não conseguem evitar envolver-se em picuinhas, intrigas de corredor, falar mal dos colegas ou do chefe, criticar o trabalho dos outros. São comportamentos que não levam a nada positivo. Busque sempre agir de forma ética e correta. Isso só vai se refletir bem na sua imagem.
Tendo os dois primeiros itens em vista, pense então onde quer chegar; qual cargo você almeja. E elabore um planejamento para alcançar esse objetivo. Pense em quais conhecimentos são necessários e vá em busca deles, seja numa universidade, curso, pesquisas, enfim, o que lhe permita desenvolver as habilidades desejadas. Analise quem é o chefe da área em que você quer trabalhar, qual a expectativa dele em relação ao profissional que ocupa o cargo almejado.
Não pule etapas. Para chegar a diretor, você precisa antes ser analista, supervisor, gerente. Então, dê um passo de cada vez, com confiança. Habitualmente, a vida profissional é feita de ciclos, com três a cinco anos em cada cargo ou empresa. Tire o máximo de cada um deles.
Lembre sempre: o desenvolvimento da carreira é uma responsabilidade do profissional, e não da empresa.