Quando a empresa está em crise é que os líderes se tornam mais importantes. É hora de conduzir não só os negócios mas, principalmente, as pessoas. […]
Quando a empresa está em crise é que os líderes se tornam mais importantes. É hora de conduzir não só os negócios mas, principalmente, as pessoas. Saber ponderar cada situação e tomar decisões mesmo que possam ser difíceis.
Se você é um líder, nos momentos turbulentos busque sempre a serenidade. Com calma é possível entender onde estão os principais problemas da organização. Muitas vezes, além da questão comercial e financeira, é preciso cuidar do “clima” organizacional. O estado de espírito dos colaboradores influencia diretamente nos resultados. É preciso motivar e incentivar as pessoas diariamente. Não quero dizer apenas promoções ou ganhos financeiros – embora esses sejam obviamente relevantes – mas compreensão e reconhecimento. Incentivar a vontade de resolver cada problema da melhor maneira e reconhecer quem participa desse processo.
Na crise, fica ainda mais evidente a necessidade de se comunicar com clareza, passando as demandas de forma objetiva, deixando claro o resultado que é esperado do colaborador. Se tiver dúvida quanto à capacidade de execução de alguma pessoa do time, não demore a tomar uma atitude. Olhe à sua volta, pode haver um ótimo profissional que se encaixe naquele serviço e naquele momento.
Acima de tudo, não perca o foco. De nada adianta um líder com carisma se a empresa não apresenta bons resultados.