Negociação tem vários sentidos e definições. Desde a busca de um acordo que seja satisfatório para todas as partes envolvidas até a comunicação eficaz para a […]
Negociação tem vários sentidos e definições. Desde a busca de um acordo que seja satisfatório para todas as partes envolvidas até a comunicação eficaz para a tomada de decisões conjuntas. Gosto de pensar a negociação como a arte de influenciar pessoas. De vender uma ideia ou um serviço de forma que todos fiquem satisfeitos. Isso vale também para a carreira. É preciso apresentar suas habilidades de forma que sejam atraentes e possam oferecer benefícios para quem os contrata ou utiliza.
Para atingir esse objetivo, deve-se pensar em algumas questões. Primeiro é preciso cultivar os relacionamentos. Afinal, boa parte do sucesso profissional vem exatamente disso. Não existe empresa sem pessoas. Saiba ouvir, valorizar as habilidades dos outros e estimule os relacionamentos especialmente com as chefias e outros que sejam responsáveis pela tomada de decisões. Apresente suas ideias nos momentos adequados e seja coerente. Tente sempre contribuir de forma positiva para a solução dos problemas e para o alcance de objetivos.
Pense na sua carreira como um produto e a apresente de forma compatível com suas metas. Lembre que não existe na prática uma separação entre vida profissional e pessoal. Uma é complemento da outra. Levamos nossa profissão para onde vamos. Muitas pessoas não gostam, mas a empresa onde trabalham vira quase um sobrenome. É assim o mercado de trabalho atual. Então esteja ciente disso e cuide da sua imagem o tempo todo.
Quando o momento se apresentar, negocie. Ofereça ao mercado uma habilidade especial, um serviço diferenciado. Destaque de forma objetiva todos os benefícios que seu trabalho vai trazer ao cliente ou à empresa. Valorizando o que oferece, fica mais fácil obter como retorno o pagamento adequado e os benefícios que acredite ser pertinentes. Quem tem mais a oferecer sempre terá mais a receber.