Se normalmente uma entrevista de emprego já é um momento importante, em tempos de crise, ela se torna fundamental. Uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, […]
Se normalmente uma entrevista de emprego já é um momento importante, em tempos de crise, ela se torna fundamental. Uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, pois é um dos fatores para admissão mais importantes.
Minha primeira dica é: planejamento. Se você agendou uma entrevista de emprego, faça um levantamento das informações da empresa. Seus concorrentes, produtos, como é a área em que você poderá trabalhar. Ainda antes da entrevista, verifique o local, tenha certeza do tempo que levará para chegar lá, atrasos são vistos com maus olhos.
Outro detalhe importante: pesquise antes ou ligue para a empresa para saber com que tipo de roupa as pessoas trabalham, se é formal ou informal, com ou sem gravata. Não corra o risco de errar. A vestimenta é a primeira impressão que o candidato vai passar ao entrevistador.
Ainda na fase de planejamento, ensaie uma auto-apresentação breve. Cerca de dois minutos, em que você possa destacar os fatos mais importantes da sua carreira e suas habilidades mais relevantes ao cargo. Depois disso, treine algumas perguntas para fazer a seu entrevistador. Sabia que numa entrevista de emprego em 70% do tempo, o entrevistado fala; os outros 30% são do entrevistador? Afinal, é para ser uma conversa e não um monólogo. Suas perguntas podem demonstrar seu interesse e ajudar a tornar mais claro o que a empresa espera de você.
Durante e após a entrevista
Ao chegar, cumprimente o entrevistador com um aperto de mãos firme. Olhe nos olhos e use um tom de voz amistoso. Ao sentar, mantenha uma posição ereta, nada de se esparramar na cadeira. Uma pergunta a ser esperada: “quem é você”? Esteja preparado para iniciar por assuntos técnicos, mas também para entrar em questões relacionadas a crenças, valores, família, religião, se isso lhe for perguntado. Fale sempre a verdade, as mentiras tanto no currículo quanto na entrevista são facilmente reveladas depois. Esteja pronto para citar referências profissionais – especialmente quem já trabalhou com você e sabe de sua produção e potencial. Ao final da entrevista, vale a pergunta sobre como foi e se restam dúvidas. E também, qual o prazo estimado para uma resposta.
Se você não receber um retorno do entrevistador dentro do prazo, espere dois ou três dias e ligue para a empresa, para saber se há alguma decisão tomada. Demonstre interesse. Em época de poucos empregos, não perca nenhuma chance. Prepare-se bem e seja feliz!