A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, uma vez que todos os dias novas funcionalidades surgem no mercado e são incorporadas ao […]

A transformação digital nas empresas já não é mais uma novidade, uma vez que todos os dias novas funcionalidades surgem no mercado e são incorporadas ao cotidiano das companhias. Para conviver com tantas mudanças e se manter competitivo é necessário ter muita criatividade e inovação.
Analisando o mercado, conclui-se que todos os segmentos passaram a depender da tecnologia para poderem operar.
Aqueles que resistem a transformação digital perdem o seus espaços e possuem sérios problemas para alcançarem posições de destaque no mundo corporativo.
Em qualquer área, a produtividade está associada à colaboração da informática, robótica e tecnologias que automatizam os processos e garantem a segurança das informações.
Para atuar nesse novo cenário, os profissionais precisam ter noções, mesmo que básicas, em assuntos diversos, como:
- e-commerce;
- inteligência artificial;
- internet das coisas;
- virtualização;
- big data analytics;
- tecnologias emergentes;
- tendências;
Mais do que nunca é preciso ler, estudar, compreender e se conectar à transformação digital pela qual todas as empresas estão passando.
A criatividade e inovação são fatores decisivos na escolha dos profissionais que estarão à frente dos postos estratégicos nas empresas.
Conceitos de criatividade e inovação nas empresas
A definição de criatividade consiste na habilidade de conhecer e produzir coisas. Refere-se ainda à capacidade de raciocinar e aprender.
O conceito de inovação organizacional diz respeito a introdução de novidades em qualquer área da atividade humana, que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas impactadas.
Portanto, o conceito de criatividade e inovação nas empresas consiste na capacidade dos colaboradores em raciocinar, aprender e produzir novidades que otimizem os processos e a qualidade dos resultados em uma organização.
De uma forma prática, significa saber utilizar e aplicar as ferramentas e tecnologias disponíveis para implantar técnicas que tragam aumento de produtividade e receita.
O profissional que está atento a esses conceitos, será visto de forma diferenciada, pois, mais do que cumprir com suas obrigações, ele irá contribuir com o sucesso da operação.
Como praticar a criatividade e inovação na empresa?
Profissionais talentosos estão sempre de olho nas possibilidades existentes para facilitar, aprimorar e agilizar processos, minimizando erros e alcançando resultados expressivos. Eles utilizam a criatividade e trazem inovações para suas empresas.
Os colaboradores conectados à transformação digital estarão sempre pesquisando soluções que possibilitem a redução de custos, agilidade nos processos e o aumento da lucratividade para a organização.
Certamente, eles serão reconhecidos como colaboradores estratégicos, que podem levar a empresa a crescer e evoluir.
A transformação digital e os talentos
As áreas de recrutamento e seleção estão atentas aos candidatos que dominam tecnologias e que possam colaborar com a transformação digital que as empresas vêm passando.
O domínio e o conhecimento de ferramentas, além de soluções tecnológicas e soft skills, são vistos como diferenciais nos candidatos às oportunidades de emprego.
Esses profissionais sempre terão portas abertas para desenvolverem seus projetos e dividirem os seus conhecimentos com os demais colaboradores.
Criatividade e inovação devem constar nos requisitos a serem avaliados no perfil de candidatos às vagas disponíveis em sua empresa.
Se você quer ter os melhores profissionais do mercado em seu time, conte com a De Bernt! Uma empresa especializada em localizar talentos!