A liderança transformacional revolucionou a forma de se encarar os cargos de chefia nas empresas. O líder, muito além de dar ordens e monitorar o desenvolvimento […]
A liderança transformacional revolucionou a forma de se encarar os cargos de chefia nas empresas.
O líder, muito além de dar ordens e monitorar o desenvolvimento dos trabalhos, precisa se engajar com a equipe.
Não basta a formação acadêmica e a experiência obtida em outras empresas para ser reconhecido como um bom líder, os conhecimentos complementares – como habilidades interpessoais, criatividade e inovação – são fundamentais para enfrentar a dinâmica dos novos tempos.
Nesse post vamos explicar como a liderança transformacional conduz os talentos na revolução tecnológica. Continue lendo e confira!
A revolução tecnológica
O profissional de 2020 tem necessidades, objetivos e desejos completamente diferentes dos trabalhadores da década de 1980, por exemplo.
As transformações no mundo de trabalho impactam na vida pessoal e profissional das pessoas, bem como as facilidades promovidas pelas automações estão tornando tudo mais dinâmico.
Além de buscar uma boa remuneração, o atual profissional possui o desejo firme de ser útil, de ter prazer naquilo que faz e de encarar sempre novos desafios.
A liderança transformacional tem papel fundamental nesse enquadramento dentro do contexto empresarial, fazendo com que as empresas tenham mais força no mercado e os colaboradores se sintam mais felizes e satisfeitos em suas carreiras.
A liderança transformacional
A liderança transformacional é aquela onde o líder efetivamente colabora com o desenvolvimento e aprimoramento de seu time.
Para isso, ele estimula o desempenho da sua equipe, a partir de sua influência, inspiração, motivação e exemplo.
Um líder de alta performance conhece cada membro da sua equipe, reconhecendo e respeitando os valores, preferências, ambições e limitações de cada um deles.
Mudanças no clima organizacional
A liderança transformacional proporciona um melhor ambiente profissional, integrando e otimizando toda a atuação da equipe. Ela soluciona problemas, administra conflitos de forma democrática, estimula o aprendizado e constrói um clima de colaboração.
A gestão no mundo da tecnologia é complexa porque os profissionais do século XXI cada vez mais desejam, e até mesmo exigem, um sentido para sua função profissional.
O líder transformacional precisa ser capaz de apresentar esse significado à sua equipe.
O sentido do trabalho
A nova geração busca por propósitos mais significativos do que simplesmente trabalhar, cumprir seu horário e preocupar-se exclusivamente com o aspecto material da vida. A profissão precisa ter sentido e colaborar para um mundo melhor.
Muitos talentos mudam a sua caminhada quando percebem que os objetivos da empresa não coincidem com a melhora da sociedade em que estão inseridos.
A tecnologia e a facilidade no alcance das informações transformou o ser humano. Os novos tempos deixaram o homem mais desejoso de mudanças sociais, bem como a globalização nos deu uma nova visão de gestão e valorização da vida.
O profissional, além da sua competência técnica, deseja ser apaixonado pelo que faz, defendendo valores que contribuam para o desenvolvimento de um planeta mais justo e igualitário.
O líder precisa se adaptar a esse novo momento, engajando sua equipe para alcançar objetivos que mesclem entre metas de operação e ações que atendam as necessidades e desejos mais profundos dos indivíduos.
Ficou em dúvida sobre como desenvolver a liderança transformacional nos gestores da sua empresa? Contate a De Bernt! Somos uma empresa especializada em soluções para gestão de talentos!