Sete dicas para o melhor uso do celular no trabalho

O celular tornou-se parte do dia a dia das pessoas. No Brasil, a média é de 1,3 celulares por habitante, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações […]

Categorias: Artigos Dicas
deBernt deBernt

O celular tornou-se parte do dia a dia das pessoas. No Brasil, a média é de 1,3 celulares por habitante, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ou seja, mais aparelhos do que pessoas. Telefonar acabou tornando-se até secundário. Utiliza-se o celular para acessar a internet, enviar mensagens, comunicar-se com grupos de trabalho e amigos, e, claro, para as redes sociais, tão populares que muita gente nem lembra como era viver antes delas.

Nas empresas, o celular pode ser visto tanto como uma ferramenta de trabalho excelente quanto fator de distração e redução da produtividade. Tudo depende da forma como é utilizado. Há empresas que até proíbem a utilização do aparelho durante o expediente e quebrar essa regra pode gerar até demissão por justa causa. O bom senso é que pode nortear o uso positivo do celular.

Então aqui vão algumas dicas para que seu celular seja realmente um benefício para você.

1 – No ambiente de trabalho, mantenha o celular no modo silencioso. Ninguém gosta de ficar ouvindo toques o tempo todo, isso interrompe o trabalho e atrapalha a concentração.  Se estiver esperando uma ligação particular específica e relevante, avise sua chefia que precisará atender. Caso contrário, evite atender ligações pessoais.

2 – Não leve o telefone para reuniões ou, se levar, deixe desligado. Há pessoas que não conseguem deixar de conferir se entrou alguma mensagem ou e-mail. Isso desvia as atenções, interrompe os assuntos e compromete o andamento da reunião.

3 – As redes sociais e o WhatsApp bombardeiam seu celular com mensagens. Evite a sensação de urgência em respondê-las. Quase tudo pode esperar. Tenha controle emocional e reserve um horário no almoço e outro no final do dia para responder a tudo o que for necessário.

4 – Jamais filme colegas e nem seu local de trabalho, e menos ainda coloque em alguma rede social. Há várias questões envolvidas, desde o direito de imagem das pessoas e da empresa, invasão de privacidade e questões de segurança.

5 – Ao atender ligações de trabalho na empresa, use um tom de voz moderado. Ninguém precisa ouvir a conversa, mas também não fale tão baixo que pareça algum segredo. Tente não incomodar os colegas.

6 – Se você tem um celular corporativo, saiba que receber ligação fora do horário de expediente não configura hora-extra. Da mesma forma, de seu chefe ligar em seu celular particular depois do horário de trabalho, você tem a opção de não atender, logo também não é hora-extra. Esse é o entendimento jurídico corrente.

7 – Evite qualquer ação particular no celular corporativo. Não misture sua vida pessoal com a profissional. Essa regra vale também para o computador e todos os equipamentos fornecidos pela empresa.