A arte de vender-se

Quando se fala em vender,  a gente logo pensa em um produto ou serviço. Vender, em seu conceito essencial, significa influenciar pessoas e assim fazer com […]

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deBernt deBernt

Quando se fala em vender,  a gente logo pensa em um produto ou serviço. Vender, em seu conceito essencial, significa influenciar pessoas e assim fazer com que elas adquiram uma ideia, uma experiência ou  um objeto. Muitas vezes, esquecemos que todos os dias temos que vender algo muito importante: nós mesmos.

Digo isso pensando que tanto pessoal quanto profissionalmente, temos necessidade de influenciar amigos, família e colegas a “comprarem” nossas idéias, a concordarem conosco.

E como fazer isso de forma efetiva? O primeiro passo é o auto-conhecimento. Tenha muito claro quais são as suas qualidades, seus defeitos, a que tribo você pertence.  Preste atenção – de verdade – às pessoas à sua volta. Tente entender o que pensam e como se sentem.

Use sua aparência como um trunfo. Você pode construir a imagem que deseja transmitir.  Saiba vestir-se de acordo com essa imagem, de forma a conquistar seu público-alvo.  Fique atento ao seu gestual.  Lembre, “o corpo fala”. Cuidado, também, com o vocabulário. Pessoas que só falam gírias e palavrões podem vir a ser percebidas como indivíduos sem bagagem cultural.

Na carreira, pense em suas metas. Saiba onde você quer chegar e analise quem pode ajudar a alcançar esse objetivo. Trabalhe de forma a demonstrar sua capacidade e talento. Faça isso no dia a dia, em encontros pessoais e nas redes sociais. Aja de forma natural e sutil, pois a auto-promoção nem sempre é bem aceita, apesar de ser uma importante ferramenta de crescimento profissional.

No seu dia a dia, especialmente na profissão, fique atento às oportunidades de oferecer uma opinião embasada e demonstrar conhecimentos sobre os temas abordados. Saiba se comunicar de forma clara e direta. Conquiste o respeito e admiração dos seus colegas. É o caminho para uma carreira de sucesso.